quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Lição 2 - Deus e a Revelação, por Thomas R. Cusack

Para 6 a 13 de outubro de 2012



Minha primeira e mais cara memória da minha experiência inicial na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em meados da década dos anos de 1980, foi o grau de estudo bíblico intensivo que encontrei entre os membros que eram meus amigos, me integraram e me deram apoio na igreja. Nós não podemos nos dar ao luxo de perder esse zelo, foco, prioridade e valorização da Palavra de Deus. Devemos estar estudando nossas Bíblias como nunca antes, e estar à procura, acima de tudo, não da verdade doutrinaria, mas pelos "incomparáveis encantos ​​de Jesus Cristo"1, revelados através das Escrituras.
A palavra "Escrituras" refere-se à palavra escrita, e são as Escrituras que Jesus citou e utilizou em Seu ensino e pregação. Alguns citam o texto em Tessalonicenses que diz que devemos prestar atenção às "tradições", sejam escrita ou falada, para se referir aos dois canais da Palavra de Deus escrita, e as das "tradições sagradas" da igreja. No entanto, tal como a entendemos em nossa herança protestante deve haver um teste ou padrão para medir toda a verdade, e esse padrão é a Palavra de Deus. Se tudo o que foi dito ou pregado também foi considerado igual à Bíblia, então não haveria nenhum padrão para testar os ensinamentos e pregações. O Espírito de Profecia também deve ser medido pelas Escrituras, como a "luz menor" levando-nos à luz maior. Como Ellen G. White disse perto do fim da sua vida, “eu recomendo a você este livro." Nós nunca precisamos perder a herança da Reforma Protestante, mas o mais importante, já que temos esse acesso à Bíblia e outros materiais cristãos, devemos ser diligentes para sermos encontrados aprovados em nosso conhecimento da Palavra de Deus para nós.
Deus se comunica com os seres humanos de várias maneiras, tais como, a sua "voz mansa e delicada", natureza, experiências pessoais divinamente inspirados, etc, mas Sua maior revelação (além da óbvia de Jesus Cristo), é a Sua Palavra, que é o nosso guia e padrão ao longo de nossas vidas.
A Bíblia proclama que ela não foi dada por meros homens, mas eles eram homens movidos pelo Espírito Santo. Deus inspirou suas mentes para comunicar a Sua mensagem, e é infalível em sua mensagem, intento, e plano da Salvação.
Como 2ª Timóteo 3:16 afirma: Toda a Escritura é inspirada por Deus, ou, "Deus soprou", e é proveitosa para todos os aspectos da vida cristã, completamente aperfeiçoando-nos para toda boa obra. Um apologista católico romano argumenta que o texto afirma que a Bíblia é "proveitosa", mas não suficiente, e, portanto, precisamos, além disso das "tradições sagradas" da igreja para preencher tudo o que é necessário. No entanto, o próprio texto argumenta contra tal conclusão. O texto está dizendo que "todas" as Escrituras são inspiradas por Deus, assim cada versículo da Bíblia é inspirado, e é proveitosa para correção, instrução, etc. O efeito total do benefício de cada passagem em particular, é que podemos ser bem aperfeiçoados para toda boa obra, e, portanto, a Bíblia total é suficiente, pelos benefícios de todos esses versículos proveitosos. Se podemos ser aperfeiçoados a partir da Bíblia, então não há outros escritos que sejam necessárias.
Isso, claro, levanta a questão dos escritos de Ellen White. Ela mesma afirmou que não precisariamos de seus escritos se realmente conhecessemos as Escrituras. No entanto, por causa de nossa condição caída, e a tendência humana de se enraizar nos padrões tradicionais de pensamento, o dom profético é de grande valor para nós ao mostrar a profundidade de significado nas Escrituras. Eles são realmente uma "luz menor", levando-nos à luz maior. Minha experiência com o Espírito de Profecia levou-me a querer estudar a Bíblia cada vez mais. Escritos da Sra. White são "plenamente confiaveis", ao estabelecermos as crenças fundamentais, mas isso não significa que nós consideramos seus escritos iguais às Escrituras, mas que o dom profético empresta uma autoridade e poder de seus escritos, ao ela falar com convicção de sua compreensão da revelação total do caráter e vontade de Deus, revelado nas Escrituras.
Há aqueles que argumentam que Jesus Cristo, corretamente visto como o centro e foco principal de todas as Escrituras, pois elas "testemunham" dEle, e Seu incomparável amor, santidade, justiça, misericórdia e verdade, elimina a necessidade de estudo de outras questões, tais como profecia, doutrina, etc. No entanto, Mat.4:4 nos conclama a viver por "toda a palavra de Deus". Isso protege contra a tendência ecumênica de "unir as doutrinas mantidas em comum", e, essencialmente desconsiderar ou descartar o resto. Nós nunca poderíamos sancionar tal unidade ecumênica, pois fazer isso seria trair a Bíblia e a Palavra, que a deu a nós.
Entendemos que a natureza da inspiração na Bíblia é a de inspiração do pensamento, como Deus se movia sobre a mente do escritor para se comunicar como Deus desejava. Não defendemos um modelo de inspiração verbal, porque sabemos que Deus trabalhou com os homens de diferentes experiência, educação e entendimento da verdade. Deus trabalha através de seres humanos falíveis para realizar a Sua vontade infalível.
O dom profético opera da mesma forma como os escritores do Canon sagrado. Deus trabalhou para revelar pensamentos e idéias, por vezes através de visões e sonhos, e, em seguida, levou o profeta para escrever ou ter transcrito a intenção que Deus tinha através da revelação.
É importante expressar a verdade central de que o objectivo principal de toda a exposição de Deus é revelar Cristo, o Evangelho, a "justiça de Deus", e o plano que Deus tem para nos restaurar à Sua glória, ou carater. Jesus Cristo é o centro de toda a Bíblia, e devemos estar sempre "olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé". Pela contemplação somos transformados. A Bíblia não é, como alguns dizem, uma "letra morta", mas um organismo vivo, obrada pelo Espírito a mover-se sobre o coração humano, se aberto para receber a Cristo e Seu amor.
 Nós mantemos a verdade da Divindade, a unidade de três pessoas co-eternas, que estão todas profundamente investidas em nossa salvação e redenção. Alguns dos primeiros pioneiros adventistas do sétimo dia tinham uma visão diferente, evitando os erros que eles viram foram compreendidas na idéia da "Trindade". (Peço-lhe para ler um livro intitulado, Defesa da Divindade, por Vance Ferrell. Ele tem feito um bom trabalho na discussão). Você o encontra em http://www.worldincrisis.org/Harvestime-Books/Defending-the-Godhead.pdf.
Uma das verdades centrais da Bíblia é a verdade de que Deus é o Criador. Ela não tenta provar a existência de Deus, deixa para Deus a responsabilidade pela revelação dEle ao homem caído nas belezas restantes de Sua criação, nas relações que ele tem com cada ser humano, no trabalho sobre o coração pelo Espírito Santo. Como a lição declara na quarta-feira, "A convicção sobre a existência de Deus não pode surgir somente de argumentos racionais. A Bíblia ensina que uma pessoa é convencida da existência de Deus por meio da experiência pessoal com Ele, à medida que o Espírito Santo impressiona o coração e a mente com o fato de Sua existência. Em muitos casos, as pessoas podem vir a acreditar em Deus primeiramente, e depois começam a construir um fundamento lógico e intelectual para a fé em um Deus que não podem ver." Sem dúvida, a Bíblia revela um Deus que é muito envolvido com a humanidade. O grande cenário polêmico é, realmente, sobre como o Senhor está trabalhando para salvar a humanidade das garras do pecado e de Satanás. Desde o primeiro ato de criação da Terra (Gên. 1:1) passando pela cruz (João 19:18) e pela recriação da terra (2ª Ped. 3:12, 13), a Bíblia nos mostra de forma inequívoca a atividade íntima do Senhor com a humanidade."
"Em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Sagradas Escrituras devem ser aceitas como autorizadas, infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa. ‘Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruido para toda a boa obra’ (2ª Timóteo 3:16, 17)” (Ellen G. White, O Grande Conflito, págs. 8 e 9). Estas palavras do Grande Conflito é um estudo profundo para nós, para estarmos intimamente envolvidos com a Palavra de Deus, e permitir o Espírito, ou a vida de Cristo, a viver a Palavra de Vida em nós. A Palavra de Deus é para tornar-se "enxertada" em nossas mentes, carateres, vidas, para sempre.

Thomas R. Cusack

O irmão Tomás R. Cusack é um dinâmico pastor da Associação Adventista da Pennsylvania, nos Estados Unidos da América, Ele viajou por diversos paises tais como Mongolia, Kenya, Belize, e alguns das América Central e do Sul, bem como da Europa, partilhando a mensagem de Justificação pela Fé que foi outorgada à igreja Adventista em 1888. Ao todo foram 13 séries de conferência fora dos Estados Unidos. Hoje ele é pastor da igreja adventista da cidade de Erie, no estado da Pennsylvania, localizada no endereço 190, Hunter Road, Erie, PA Cep.: 16509. O telefone dele, na igreja é (814) 864-8124, e o do primeiro ancião, irmão Lowell Freeman é (814) 739-2360.
     
Nota:
1) veja o artigo “Os Incomparáveis Encantos ​​de Jesus Cristo”, postado também hoje neste blog.
_______________________________