quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Lição 1 - O Grande Conflito, por Paul E. Penno

Para 29 de setembro a 6 de outubro de 2012


Qual foi o "pecado original" que Lúcifer cometeu no céu? Com milhões ao redor do mundo nós embarcamos em uma série de estudos das crenças adventistas fundamentais sob o tema "Crescer em Cristo". Ela nos leva a fazer a pergunta, o que é "a mãe da invenção", o poder motivador para todas as nossas crenças?1
A mensagem de 1888 focou a dinâmica da verdade sobre o amor divino de Deus (*Ágape, 1ª João 4:8). "O amor de Cristo nos constrange", porque "Um morreu por todos, logo todos morreram" (2ª Coríntios. 5:14). Em outras palavras, se Ele não tivesse morrido por todos, logo todos estariam mortos. Portanto, “os que vivem [simplesmente] não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu" (v.15).
Se o grande conflito é "fundamental" para as nossas crenças, qual é a questão do conflito entre Cristo e Satanás? É Ágape versus amor próprio.
No céu Lúcifer afirmou "Eu exaltarei o meu trono", "Eu subirei", "Eu serei semelhante ao Altíssimo" (Isaías 14:13, 14). Ele estava com ciúmes de Miguel que era “igual” a Deus. O ciúme egoísta de Lúcifer transformou-se em ódio e assassinato (1ª João 3:15, João 8:44).
Ellen G. White, uma escritora muito sábia, diz que a nova idéia de Lúcifer de (*serviço e) “exaltação em prol do eu, contrários ao plano do Criador, despertavam prenúncios de males nas mentes para os quais a glória de Deus era suprema.”2 Esta calma, inteligente, secreta "exaltação de si mesmo" teria ido indefinidamente se não tivesse havido algumas "mentes" leais a Deus "despertadas" para se oporem. Eles foram os que começaram a "guerra no céu"! Eles não estavam satisfeitos em deixar este trabalho dissimulado proceder sem oposição.
Nós podemos entender guerras, motins e rebeliões na terra, mas a guerra no céu? A Bíblia é clara. "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão [isto é, tomou a iniciativa], e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus" (Apoc. 12:7, 8). Michael "protestou" contra Lúcifer e, assim, começou a guerra.
Não há nenhuma sugestão de que espadas e armas literais tenham sido usadas. Duas terças "partes" dos anjos pensaram nas inteligentes mentiras de Lúcifer e seus anjos que o apoiaram, e as rejeitaram, assim, não mais o "seu lugar se achou nos céus..." (v. 8). Cristo já havia vencido Satanás em uma natureza sem pecado no momento em que "houve batalha no céu."
Sem dúvida, Lúcifer começou a ver onde sua rebelião o levaria. Ele viu que o crime que ele alimentou em sua alma era tenebroso e hediondo — o de assassinar o Filho eterno de Deus. Assim terrível é a devoção de alguém ao amor de si mesmo!
Lúcifer deve ter ponderado longa e sinceramente o caminho que ele estava escolhendo. Deveria ele se arrepender enquanto ainda havia oportunidade? Se assim fosse, só poderia haver uma maneira pela qual ele poderia vencer o pecado de sua alma angelical — este estarrecedor "eu" que procurou ser "semelhante ao Altíssimo" e para derrubá-Lo do Seu santo trono, teria que morrer. O eu de Lúcifer teria de ser crucificado.
Uma cruz espiritual na qual Lúcifer deveria morrer para o eu era a única maneira de sair de seu dilema em sua guerra incipiente com Deus. Todo o seu orgulho, seu ego, seu precioso, querido "eu" que ele tinha acariciado, deveria perecer de boa vontade por sua livre escolha, de modo que somente a verdade, e justiça, e a santidade pudessem viver. Lúcifer veio tão perto de ceder que ele foi capaz de compreender o significado do caminho de libertação para ele.
Em seguida, enfaticamente, indignado, em caráter irrevogável, ele rejeitou a idéia. Não queria uma cruz para ele! Uma vez por todas, de forma inteligente e responsável, Lúcifer repudiou a idéia de abnegação e sacrifício próprio. Ele tinha ido além do ponto de nenhum retorno. Ele tinha cometido o "pecado original". Ele iria instituir uma nova forma de vida para o vasto universo de Deus — o amor ao "eu", o caminho do egoísmo, a auto-afirmação, amor próprio. Assim Lúcifer rejeitou a cruz.
Foi então que ele se tornou o Diabo e Satanás, "a antiga serpente, ... que engana todo o mundo" (Apoc. 12:9). Um brilhante anjo que odeia a cruz torna-se inimigo de Deus (e nosso).
Quando Satanás tentou Adão e Eva no Jardim do Éden, sua isca foi a garantia de que na transgressão alcançariam uma vida mais elevada do que tinham sido criados para desfrutar. "E sereis como Deus", ele prometeu (Gên. 3:5). Este desejo de ser como Deus era o mesmo que levou ao pecado original de Satanás no céu.
Satanás não era ignorante do princípio da cruz, mas o que ele não podia compreender era o amor divino revelado no Cristo encarnado que O levaria a percorrer todo o caminho até o sacrifício supremo, e a fazê-lo voluntariamente. O último insulto malicioso atirado contra Cristo foi inspirado por Satanás — "Sava-te a ti mesmo, e desce da cruz!" (Marcos 15:30).
O Concerto Eterno foi feito originalmente para Adão e Eva, Gên. 3:15. Deus prometeu “por inimizade", onde não haveria desejo pelo bom e justo, se Deus não o tivesse colocado no coração de todos em algum grau. Quando Deus fez a promessa a Adão e Eva foi Cristo “que foi morto desde a fundação do mundo" (Apoc. 13:8). Cristo tornou-Se fiador de toda a raça humana. Ele Se colocou na linha para trazer tudo o que Ele prometeu a Adão e Eva. Deus não exigiu de Adão e Eva a promessa de obedecer-Lhe, não há registro de qualquer transação desse tipo. Todo o poder deles tinha se ido.
Adão, com os olhos bem abertos, com pleno conhecimento, sabia que comer o fruto proibido seria pecado. "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17, Almeida Fiel).  A Versão King James diz: “para ele, é pecado." Na incredulidade ele entrou em terreno proibido. Sua própria natureza foi alterada por sua deliberada escolha. Naquele momento, ele já não era capaz de fazer o bem. Ele foi condenado à morte eterna. Adão tinha (*se) vendido a Satanás.
Satanás estava plenamente consciente de que Adão tinha dado sobre o seu direito de domínio a ele. Nas tentações de Cristo, Satanás lembrou Jesus que todo o "poder e glória" do mundo era seu por escolha de Adão, “porque a mim me foi entregue...." (Lucas 4:6, Almeida Fiel). A tradução Moffat diz: todo o "poder e grandeza" do mundo era seu por escolha de Adão, “pois foi feito para mim ....". Era impossível a Adão tornar-se justo de novo, porque o pecado entrou no mundo. "Por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens", resultando na condenação a uma morte eterna (Rom. 5: 12, 18). Sem esperança de vida, não há esperança de nem mesmo um bocado de comida, ou ar para respirar ou um copo de água fria. Nem uma única coisa era nossa por uma escolha de Adão.
Deus prometeu no início que iria implantar na natureza humana uma "inimizade entre a semente [de Satanás] e o seu descendente" [descendentes de Eva], Gên. 3:15. Ellen White disse: "Até onde se estenda o mal, é ouvida a voz do nosso Pai, ordenando a Seus filhos ... esquecer o mal, e convidando-os a receber o bem."3
—Paul E. Penno
Notas:
1) Esta questão é colocada nos pensamentos introdutórios da lição (29 de setembro de 2012), "Crescer em Cristo," Guia de Estudo da lição da Escola Sabatina.
2) O Grande Conflito, p. 494.
3) Educação, p. 27.
 
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 39 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

_________________________