quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lição 5, Crescendo em Cristo, por Patti Guthrie,

Para 27 de outubro a 3 de novembro de 2012

A lição desta semana retrata o nosso mundo como ele é - "sob o domínio das forças do mal que procuram controlar e destruir", (terça-feira).
Na última frase da lição de quinta-feira (*lemos, da pena inspirada) que a cruz quebrou "os derradeiros laços de simpatia entre Satanás e o mundo celestial" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 761)1, e, no § seguinte EGW diz que “Satanás não foi então destruído,” sua existência devia continuar. (*“Os anjos não perceberam, nem mesmo aí, tudo quanto se achava envolvido no grande conflito. Os princípios em jogo deviam ser mais plenamente revelados. E por amor do homem, devia continuar a existência de Satanás.) O homem, bem como os anjos, devia ver o contraste entre o Príncipe da Luz e o das trevas. Cumpria-lhes escolher a quem servir” (ibidem, § seguinte).
Na sexta-feira, recebemos o sóbrio lembrete de que "Se os nossos olhos se pudessem abrir para ver em operação os instrumentos bons e maus, não haveria frivolidade e vaidade, nem gracejos e brincadeiras" (Testemunhos para a Igreja, vol. 6, pág. 41, sic), e nós somos advertidos de que "principados, potestades e exércitos espirituais da maldade nos lugares celestiais, estão voltados contra todos os que se submetem obedientemente à lei celestial" (O Maior Discurso de Cristo, pág. 30).
Estamos encorajados que por causa do que Cristo fez por nós, temos sido "libertados, não apenas dos nossos pecados, mas também da escravidão a esses ‘poderes.’ Precisamos entender a natureza dessa vitória e reivindicá-la como sendo nossa" (últimas três linhas do comentário de quarta-feira).
A introdução da lição diz que, "a vitória [de Cristo] pode ser a nossa vitória, se a reivindicarmos para nós, porque, não importa o que Jesus fez por nós, devemos escolher aceitar isso. A vitória não é dada automaticamente para ninguém" (Últimas três linhas de sábado à tarde, 27 de outubro, grifamos).
A lição de domingo nos diz que "[Cristo] tomou o nosso lugar, sacrificando-Se em nosso favor, sofrendo a nossa morte para que não tenhamos que enfrentá-la. Embora alguns rejeitem essa idéia, porque não gostam da noção do sofrimento de alguém no lugar de outro (especialmente no lugar do culpado), esse é o coração e a alma da mensagem evangélica" (Penúltimo § de domingo, 28 de outubro).
As belas verdades do evangelho, como proclamado em 1888 e posteriormente, levanta o véu que nos impede de ver claramente "o que Jesus fez por nós", bem como discerne o fato consumado da vitória que é nossa em Cristo. Esta mensagem é, de fato, "o coração e a alma do evangelho", mas a evidência persiste de que essa mensagem ainda não está claramente compreendida.
Nesta introspecção vamos explorar verdades básicas do evangelho especialmente no que respeita a esta luta crescente entre os poderes das trevas e da luz, e ver como a "boa nova" é necessária em nosso mundo agora mais do que nunca.
Em uma caminhada pelo nosso bairro há algumas semanas atrás, eu conheci uma mulher que me disse que ela é uma “Penetra.” Ela explicou que Penetra é um espírito que habita corpos diferentes. Ela disse que estava nesse corpo há dois anos e meio, e que ela se lembra por onde ela viajou (incluindo vários planetas e outros locais no espaço exterior) no passado.
Outros conhecidos em nossa comunidade têm guias invisíveis que direcionam suas vidas. Uma senhora que veio à nossa igreja por cerca de um ano, finalmente admitiu que "Jesus" vinha aparecendo para ela desde que era uma menina e dizendo a ela o que fazer. Ela parou de vir à igreja quando "Jesus" apareceu a ela e lhe disse para não se envolver com os adventistas do sétimo dia. Esta instrução ocorreu no decorrer de um estudo bíblico sobre o estado dos mortos.
Perturbador como tais manifestações óbvias do espiritismo podem ser, a inspiração pinta o âmbito do espiritismo em muito mais amplas, pinceladas insidiosas.
“O presente século é tão verdadeiramente um século de idolatria como aquele em que Elias viveu. Pode não haver nenhum altar externamente visível; pode não haver nenhuma imagem sobre que os olhos repousem, contudo, milhares estão seguindo após os deuses deste mundo — riquezas, fama, prazeres e as agradáveis fábulas que permitem ao homem seguir as inclinações do coração não regenerado. Multidões têm uma errônea concepção de Deus e Seus atributos, e estão servindo a um falso deus tão verdadeiramente como o estavam os adoradores de Baal” (Patriarcas e Profetas, pág. 177).
A marca registrada do demonismo e do espiritualismo em todas as suas formas é a exaltação do humano sobre o divino. Hoje é visto “um visível espírito de oposição à clara Palavra de Deus, de idolátrica exaltação da sabedoria humana sobre a revelação divina. Os homens têm permitido que suas mentes se tornem tão entenebrecidas e confusas pela conformidade aos costumes e influências mundanos, que parecem haver perdido todo o poder de discriminação entre a luz e as trevas, a verdade e o erro” (Patriarcas e Profetas, pág. 178).
O diabo sempre se agrada ao seguirmos sua liderança em exaltar a palavra do homem (ou do diabo) sobre a Palavra de Deus. O homem inventou um evangelho que é bem agradável para a mente carnal. Ela permite-nos ser cristãos de boa e regular reputação, sem evidência de mudança de coração ou de conversão. Foi a liderança da igreja nos dias de Cristo que veio sob o poder espiritualista de demônios que os levaram para crucificar o seu Criador, sob o pretexto de "salvar a nação".
Em um discurso aos delegados na sessão da Conferência Geral de 1893, Alonzo T. Jones falou: "Quanto mais nos aproximarmos da segunda vinda do Salvador, o espiritismo de forma mais completa estará professando a Cristo .... o próprio Satanás ... vem como Cristo, ele é recebido como Cristo; então o povo de Deus deve estar tão bem familiarizado com o Salvador que nenhuma profissão do nome de Cristo será recebida ou aceita onde não seja a coisa real, verdadeira" (citado por Roberto Wieland e Donald Short em 1888 Re-Examinado, pág. 100).
Se alguma vez houve um tempo na história em que não deveríamos ser enganados por um falso evangelho, agora seria o momento.
Incredulidade manteve os filhos de Israel vagando no deserto por 40 longos anos. Eles falharam em crer nas "boas novas" dos relatórios dos dois espiões fiéis.
A irmã White escreveu: "Se Satanás pode impressionar a mente e despertar as paixões dos que afirmam crer na verdade, ... a comprometerem-se com o lado errado, ele direcionou seus planos para levá-los em uma longa viagem" (Carta O 19, 1892, citado, em 1888 Re-Examinado, pág. 112). Desde que isto foi escrito, temos agora percorrido 120 anos nessa longa viagem estrada abaixo.
A vitória que é necessária para vencer os poderes de escuridão espiritual é fruto de crer na verdade como ela é em Jesus, a Boa Nova do Evangelho: "Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não lhes imputando os seus pecados" (2ª Coríntios. 5:19).
Quando Adão e Eva pecaram, o poder desapareceu. Eles separaram-se (e o resto de nós, por extensão) da única fonte de poder do universo. Deus disse que no dia em que eles pecassem, eles morreriam.
"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, por Seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente. ... Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie" (Efé. 2:4-9).
Graça é o plano de Deus de apoio — Seu gerador de emergência divina, — que tem vindo ampliando a vida a toda a raça humana —  ímpios e justos igualmente —  desde a Criação. Cada pessoa que já viveu, não importa quão mau ou fraco, o faz pela graça de Deus!
Adão perdeu o direito à vida de nossa raça no jardim do Éden. Ele entregou o domínio do nosso mundo a Satanás, que tem governado este mundo por 6.000 anos. Com o salmista todos nós podemos dizer que nascemos em pecado, e pecado é tudo o que jamais seriamos capazes de fazer se não fosse a graça de Deus!
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2:11). Esta graça abrange "todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Efé 1:3), incluindo a liberdade da tirania de Satanás. Pela graça fomos salvos mediante a fé (*veja Efé. 2:8).
O segredo da vitória sobre os poderes das trevas nesta presente era má é crer na boa nova: "Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" (Colossenses 3:3).
"Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (1ª João 5:4). E a fé que as Escrituras prescrevem a nós é a preciosa "fé de Jesus" (Apoc. 14:12).
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1ª João 5:11, 12).
Para quantos tem o dom de Deus em Cristo sido dado? Para todos!
E o que está incluído no presente? "Toda bênção espiritual", incluindo a vitória sobre os poderes das trevas.
E como foi isto feito? "Assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (1ª Coríntios 15:22).
Cristo não morreu em vez de nós. Ele morreu sendo nós. (*Ele é o 2º Adão. A própria Humanidade.2)
Adão afundou o navio com todos nós a bordo. Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, passou a ser "Emanuel, Deus conosco." Ele Se afundou nas profundezas para chegar até onde nós estávamos — irremediavelmente perdidos no pecado sem esperança neste mundo.
O pecado que por direito deveria ter nós sufocado, afogou-O. Para recuperar-nos da morte do domínio de Satanás e do pecado, Jesus passou os braços em torno de toda a raça humana, e nos colocou em suporte de emergência de vida. Esta é a graça de Deus, a história do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Nossa lição nos diz que "a vitória não é dada automaticamente a ninguém",3 mas as Escrituras nos ensinam que o dom de Cristo foi dado automaticamente para o mundo inteiro antes de qualquer um de nós nascer ou dar a sua opinião a respeito.
No dom de Cristo a este mundo, o Pai não se conteve. Incluído naquele presente estava toda sorte de bênção espiritual — incluindo a vitória sobre o pecado — e isto para o mundo inteiro. O que Adão fez afetou toda a raça humana, e nós não tivemos qualquer palavra a dizer a respeito disso, também.
Louvado seja Deus por Sua graça muito mais abundante. Ele restaurou a vida que Adão perdeu, e a menos que deliberadamente desprezemos ou negligenciemos este presente, a emergência do sistema de suporte de vida do gerador (*divino) será re-conectada à fonte eterna da vida quando Jesus vier, e o que é mortal será revestido de imortalidade, 1ª cor. 15:53).
A boa nova é realmente boa notícia: "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor .... Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei [que diz que todos merecem ser mortos], mas debaixo da graça [o sistema de apoio de emergência de Deus]" (Romanos 6:11,14).
"E, quando vós estáveis mortos nos pecados ... vos vivificou juntamente com Ele, perdoando-vos todas as ofensas" (Col. 2: 13).

-Patti Guthrie


Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista.  Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.


Notas do tradutor:
1)                  O último § da lição de quinta feira, no guia de estudos em português, não é o mesmo que está na lição em inglês, mas isto não importa, ambos são excelentes.  O texto que é citado em sequência  na lição original (em inglês) é do § seguinte de O Desejado de Todas as Nações, na página 761. ATENÇÃO: Como sempre informamos, acréscimos nossos são acompanhados de asteriscos (*). Neste caso achamos por bem acrescer 3 frases que não aparecem também na lição em inglês.
2)                   “Nas línguas hebraica, caldeu, siríaco, etíope e árabe, Adão significa humanidade, o progenitor da raça humana, o nome da espécie humana, especialmente na Bíblia,” Dicionário Webster., segunda edição, Nova Yorque, 1957.
3)                  Esta é a ultima frase da parte de sábado à tarde (27 de outubro de 2012).
____________________________