sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Lição 7 - Armas para a Vitória, por Raul Diaz

Para 10 a 17 de novembro de 2012

Todo mundo gosta de sapatos de uma forma ou outra — sapatos são úteis, protegem e às vezes são até bonitos. Eles protegem os pés de superfícies cortantes ou pontiagudas e podem nos impedir de arrancar nossos dedos dos pés. Sapatos podem ser caros ou baratos — ou seja, sapatos baratos não são apenas baratos, mas podem ser mal feitos. Não obstante, os sapatos são uma parte importante do vestuário defensivo.
Você já usou um par de sapatos impróprios para um evento, digamos, para um casamento, e sentiu-se inconfortável? Ou talvez você comprou um par muito grande ou então muito pequeno e seus pés (e corpo) sofreram as consequências doloridas Talvez você até se vestiu no escuro e colocou um par incompatível (*com a ocasião), e não o notou até que você estivesse em público — infelizmente, já era tarde demais para evitar a sensação e talvez até parecer tolo. Talvez você e os outros até deram uma boa risada por causa de sua desventura.
Calçar os sapatos certos para a ocasião certa é importante, pois os sapatos podem servir de suporte, decoração ou causar mutilação. Quantos se arrastaram, mancaram, ou coxearam porque usavam os sapatos errados? Pés devidamente calçados permitem ficarmos firmes, avançando para a frente com confiança ou recuando para trás com cautela. Quando a ocasião pede por isso, eles ainda permitem sair para o lado em um movimento lateral.
Não é de admirar que Cristo, através do Apóstolo Paulo, adverte-nos não só a revestir-nos de toda armadura de Deus, mas a garantir que os nossos pés estejam calçados com os sapatos do Evangelho da paz para que possamos ficar protegidos no campo de batalha (cf. Efésios 6:13, 14 , 15).  Nossa fé cheia de obras de pregar a mensagem de Deus de reconciliação para a humanidade necessita de robustos sapatos de apoio.
Sapatos de batalha são muito parecidos com louvor. O louvor é útil, protege e às vezes é até bonito. Ele nos protege dos ataques de Satanás que são frequentemente afiados e pontiagudos. Você pode dizer que é para isto que o escudo da fé é feito, e você estaria certo, exceto que escudos não são tão bonitos como sapatos e alternativamente louváveis,.
O rei Davi, um guerreiro consumado, era conhecido não só por sua habilidade no campo de batalha, mas por seu louvor magnífico ao Senhor.  Vamos ouvi-lo –
"Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos ante a sua presença com louvores, e celebremo-Lo com salmos. Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses" (Salmo 95:1-3).
"Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele fez maravilhas; Sua destra e o Seu braço santo, lhe alcançaram a salvação" (Salmo 98:1).
"Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque a Sua benignidade dura para sempre. Digam isto os remidos do Senhor, os que Ele remiu da mão do inimigo" (Salmo 107:2).
 “O Senhor reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra. O Senhor é grande em Sião, e mais alto do que todos os povos” (Salmo 99:1, 2).
Davi ungido rei era diariamente caçado por seus inimigos assassinos. Tão implacáveis eram seus inimigos, dos quais, o então estabelecido Rei Saul estava acima de todos, que Davi temia por sua vida. Isto é, quando muitos dos seus Salmos foram escritos, retratando suas lutas, e agonia física e mental. No entanto, Davi saiu vencedor, vitorioso sobre seus inimigos espirituais e físicos. Música de louvor bíblico desempenhou um papel importante em suas vitórias.
O rei Davi entendeu e creu na bondade de Deus. E se ele entendeu o princípio do sacrifício de louvor, ele o utilizou efetivamente como uma arma pelo poder do Espírito Santo.
Em contraste, o rei Saul não entendia o poder de dar louvor a Deus, porque ele amava a aprovação de seus súditos. De acordo com a irmã White em Patriarcas e Profetas (pág. 650), o amor de Saul pela aprovação dos outros "tivera uma influência preponderante em suas ações e pensamentos; tudo se assinalava pelo seu desejo de louvor e exaltação própria. Sua norma para o que era reto e aquilo que o não era, consistia no baixo padrão do aplauso popular. A pessoa que vive para agradar aos homens, e não procura primeiramente a aprovação de Deus, não está livre de perigo"
Por algum tempo, ao Davi tocar sua harpa para o rei Saul, os espíritos malignos saiam. Mas, após a batalha com os filisteus, quando as mulheres de Israel cantaram que Saul matou suas centenas, e Davi os seus milhares, o rei Saul "abriu seu coração ao espírito de inveja" (ibidem). Saul “Gostava de ouvir Davi tocar harpa, e o espírito mau parecia afastar-se como por encanto durante aquele tempo; um dia, porém, quando o jovem estava a servir perante ele, e de seu instrumento arrancava música suave, acompanhando sua voz a cantar os louvores de Deus, subitamente arremessou Saul a lança contra o músico com o intuito de dar fim à sua vida. Davi foi preservado pela intervenção de Deus, e ileso fugiu da ira do enfurecido rei” (idem, págs. 650 e 651). 
Compreender e acreditar na bondade amorosa de Deus, está em primeiro lugar na guerra espiritual. É o que inflama a fé. Pela fé, cheio de louvar ao Senhor Jeová, Davi e Cristo foram vitoriosos em combates com os principados e potestades do mal, nas regiões celestes. As experiências do Rei Davi são narradas nos Salmos para nos dar coragem e força. Sua descrição profética dos sofrimentos de Cristo em Salmos 22 espelha os seus próprios sofrimentos, muito embora os de Cristo fossem para o pecado do mundo. Como o Rei Davi, evidências de que Cristo seria conquistador na maior batalha contra o mal são demonstradas por seu louvor do caráter do Senhor nos versículos 22-31 do Salmo 22. Que grande nova! Cristo foi vitorioso! Na verdade, "...Quão formosos são, sobre os montes, os pés dos que anunciam o evangelho de paz, e trazem alegres novas de coisas boas!" (Isa. 52:7).
-Raul Diaz


O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton Dr., Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org

_________________________