quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Lição 6 - Vitória Sobre as Forças do Mal, por Todd Guthrie

Para 3 a 10 de novembro de 2012

“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com Ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas Suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e sobre eles triunfou em si mesmo” (Col. 2:13-15).
A razão pela qual os seguidores de Cristo têm a vitória sobre as forças opressivas nesta batalha cósmica, é porque eles compreendem e apreciam algo do que foi realizado por eles na cruz.
A vitória descrita em Colossenses 2:13-15 surge da vontade de Deus e capacidade de perdoar, dos recursos infinitos de Sua graça, a condenação que era contra nós. Este perdão antecipado (charizomai em grego) enfraquece as acusações de Satanás de que Deus não quer ou não é apto a perdoar. Quando Cristo foi pregado na cruz, Ele levou a nossa condenação, como representante de toda a raça e, assim, colocou um grande poder nas mãos de cada pessoa para lidar com os poderes opressivos espirituais com que batalhamos todos os dias.
É importante lembrar que a nossa redenção e nossa vitória foram planejadas antes do tempo, muito embora a manifestação desse plano esteja no aqui e agora:
 “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” (1ª Pedro 1:18-20).
Deus é a fonte de todo o poder. A medida em que Ele pode manifestar este poder para nós, dando-nos a vitória sobre as forças do mal, é determinada por nossa crença em quão amplo este poder é. Quão abrangente foi a vitória na cruz?
Embora seja adequado ler Romanos 8:26-39, no contexto de nossa resposta ao que Deus fez para os santos que amam a Deus, é também correto lê-lo com atenção às implicações para todos os homens:
1) Quantos Deus tem chamado segundo o Seu propósito? Tito 2:11. (*Resposta: “Todos os homens”).
2) Em Cristo, quantos estão predestinados a ser salvos? 2ª Pedro 3:9. (*Resposta: “Não querendo que alguns se percam, mas que todos venham a arrepender-se”).
3) Quantos foram justificados para a vida nEle? Romanos 5:18. (*Resposta: “Por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida”. Outra versão diz: “...para justificação que dá vida.”).
Agora, justificação pela graça; isto é da parte de Deus. Justificação pelo Seu sangue, isto é da parte de Deus e Ele fez isso para cada ser humano da Sua parte. Ele fez tudo pela a justificação de cada ser humano, Sua graça é sem custo para todos os seres humanos, e Seu sangue é o canal através do qual flui a cada ser humano, e “julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram” (*2ª Cor. 5:14) de modo que isso é da graça de Deus. Mas, conquanto Ele tenha feito tudo isso para cada ser humano, entretanto aproveita apenas àqueles que, pessoalmente, o captam por sua própria fé, que tomam posse da justificação apresentada. É de graça provido a cada um, mas, pela fé nEle, o indivíduo lança mão desta justificação para si mesmo. Em seguida, a provisão que foi feita livremente para todos, aproveita para ele como indivíduo, e quando, pela fé, ele fez uma aplicação pessoal ao seu próprio caso de justificação que vem de Deus através do sangue de Cristo, então, como consequência, como resultado inevitável, as obras de Cristo aparecem nele. Portanto, para a pessoa em Jesus Cristo, não faz qualquer diferença qual método da justificação é mencionado. Se ele é justificado pela graça, como é claro que ele deve ser, todas essas outras consequências se seguem. Se ele é justificado pela graça, então ele é justificado pelo sangue, pela sua própria fé individual, e as obras vão aparecer, e você pode tocar isto em qualquer ponto. Se ele é realmente justificado pelas obras da fé, quando você diz que ele é justificado pelas obras, você implica todo o resto antes dele. Isso deve acabar com a nossa discussão sobre se somos justificados pela fé ou pelas obras, ou se é pela graça, ou como é. Aquele que é verdadeiramente justificado pessoalmente, deve ser justificada por cada um deles. E quando alguém que é verdadeiramente justificado, manifesta um dos quatro, os outros três estão todos implícitos” (William W. Prescott, 6 de fevereiro de 1895, Boletim da Conferência Geral de 1895, pág. 44, §5. *Sobre William W. Prescott veja Enciclopédia Adventista, pág. 1148)
4) Foi a nossa humanidade corporativa glorificada em Cristo? Mateus 3:17. (*A resposta está grifada no texto inspirado que se segue:)
 “E as palavras [de Deus] dirigidas a Jesus no Jordão: ‘Este é o meu Filho amado, em quem Me comprazo’, abrangem a humanidade. Deus falou a Jesus como nosso representante. Com todos os nossos pecados e fraquezas, não somos rejeitados como indignos. Deus "nos fez agradáveis no Amado" (Efésios 1:6). A glória que repousou sobre Cristo é um penhor do amor de Deus para conosco”  (O Desejado de Todas as Nações, pág. 113).
5) Por quem o Filho entregou-Se? Isaías 53:5,6 e 11. (*A resposta está sublinhada por nós no verso 6: “O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos”)
6) A quem são livremente dadas todas as coisas? Efé. 4:8, Heb. 5:1, Rom. 8:32. (*Resposta: “Deu dons aos homens,” Efé. 4:8; “Todo o sumo sacerdote ... é constituído a favor dos homens,” Heb. 5:1; Deus a Seu Filho “O entregou por todos nósRom. 8:32).
7) Quem no mundo tem o amor de Deus inseparavelmente ligado a eles? (*A resposta está grifada por nós no texto abaixo:)
 “Quando do batismo de Cristo, Satanás achava-se entre os espectadores. Viu a glória do Pai cobrir o Filho. Ouviu a voz de Jeová testificando da divindade de Jesus. Desde o pecado de Adão, estivera a raça humana cortada da direta comunhão com Deus; a comunicação entre o Céu e a Terra fizera-se por meio de Cristo; mas agora, que Jesus viera "em semelhança da carne do pecado" (Romanos 8:3), o próprio Pai falou. Dantes, comunicara-Se com a humanidade por intermédio de Cristo; fazia-o agora, em Cristo. Satanás esperava que, devido ao aborrecimento de Deus pelo pecado, se daria uma eterna separação entre o Céu e a terra. Era, no entanto, agora manifesto que a ligação entre Deus e o homem fora restaurada” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 116).
Que certeza isto deve dar àqueles que reivindicam as bênçãos que Deus tem dado! (*A resposta está, igualmente, sublinhada por nós no texto inspiradoJ
 “A onipotente força do Espírito Santo é a defesa de toda alma contrita. A ninguém que, em arrependimento e fé, haja invocado a Sua proteção, permitirá Cristo que caia sob o poder do inimigo. O Salvador Se acha ao lado de Suas criaturas tentadas e provadas. Com Ele não pode haver coisa como fracasso, perda, impossibilidade ou derrota; podemos fazer todas as coisas por meio dAquele que nos fortalece. ... Ao sobrevirem as tentações e provas, não espereis até haverdes ajustado todas as dificuldades, mas olhai para Jesus, vosso Ajudador” (O Desejado de Todas as Nações, págs. 490, 492 e 493).

Todd Guthrie



O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele e sua família sempre aparecem no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental.

________________________