quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Lição 6 - Vitória Sobre as Forças do Mal, por Paul Penno

Para 3 a 10 de novembro de 2012

Existem apenas duas religiões no mundo. (1ª) A religião do amor-próprio é inventada por Lúcifer. É uma tentativa de derrubar o governo de Deus. (2ª) A religião do amor abnegado é o fundamento da lei de Deus. No grande conflito Lúcifer procurou mobilizar outras pessoas em um motim contra o amor de Deus e enfatizar o egoísmo individual. A religião de si mesmo é o espiritismo. Seu fundamento é o ensinamento da "imortalidade da alma". Se a alma é imortal, então é "deus".
A questão que se nos coloca na lição desta semana é: Como é que a mensagem de 1888 nos ajuda a discernir a forma mais sofisticada do espiritismo pelo qual Satanás procura minar a fé da igreja?
Cristo venceu as forças do mal. A última igreja, Laodicéia, foi diagnosticada por Jesus como tendo a "gripe Baal." Ela não conhece sua verdadeira condição. É "um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu", porque não tem esse verdadeiro "ouro provado no fogo" e "vestes brancas" (Apoc. 3:17, 18). Satanás tem roubado a sua "fé", e, consequentemente, a sua "justiça" é apenas uma mera "cobertura" legal para seu egocentrismo. Esta sutil forma de espiritismo que invadiu a igreja é culto a Baal. É o culto da disfarçada auto adoração de Cristo.1
Laodicéia está envolvida na fase mais intensa do grande conflito. O propósito de Cristo para ela é vencer e "sentar-se comigo no Meu trono, assim como Eu [Ele] venci" (Apoc. 3:21). A Laodicéia é para ser dada autoridade executiva para manifestar plenamente os princípios envolvidos entre as forças do mal e "a fé de Jesus." Cristo já Se assenta nos lugares celestiais, “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia" (Efé 1:20, 21). Cristo venceu as forças do mal e Ele está agora dando esta vitória para as tropas da linha de frente na batalha nesta Terra.
Lutamos “contra os principados,”  e “contra as potestades, ... espirituais da maldade em lugares celestiais" (Efé 6:12). Esta "maldade espiritual" é o princípio do pecado e da dependência que está dentro de nossa natureza humana. Eles são forças do mal que puxam nossas almas a águas profundas sobre nossas cabeças, como a subida da maré.
A questão é: será que o sacrifício de Cristo efetivamente conquistou esse poder despedaçante da maré? Se dissermos "Não", então nos unimos a Satanás em suas acusações no grande conflito! Se dissermos "Sim" e permitirmos o Espírito Santo demonstrar que realmente Deus é o que opera em nós tanto o quer como o efetuar segundo a Sua boa vontade (*Fil. 2:13) então estamos em comunhão com o Sumo Sacerdote em Sua obra final de expiação (*no Santíssimo do Santuário celestial)..
"Principados e potestades" antigamente se enraizados em nossa natureza pecaminosa, maus hábitos, e as trevas da alma que nos tornaram incapazes de obedecer, têm sido "estragados", dele "livremos," derrotados. Escravos de maus apetites, drogas e escuridão da alma são libertadosdesses poderes demoníacos que os mantinham em cativeiro. Paulo diz: Vocês estão livres de todos esses "principados", que os arrastaram para baixo! Como cativos conquistados em uma guerra romana, eles são exibidos "publicamente" como em uma procissão triunfal de vitória (Veja Colossenses 2:15).
Tudo isso é possível através da "intercessão por nós" de Cristo (Rom. 8:34). Qual é o significado do fato de que Jesus, como nosso Sumo Sacerdote, tem de "fazer intercessão" por nós diante do Pai (Hebreus 7:25)? "Intercessão" implica que alguém pensa mal de nós e precisa ser persuadido a mudar sua mente para pensar bem de nós.
Será que o Pai precisam ser persuadidos a pensar bem de nós? Não foi o Pai, que tomou a iniciativa de amar “o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito" por nós (João 3:16)? "Se Deus é por nós, quem será contra nós" necessitando de intercessão (Rom. 8:31)?
Jesus está intercedendo com o diabo? Será que ele ou seus anjos jamais serão persuadidos a serem bons para nós? Dificilmente! Então, quem tem de ser convencido a nos "aceitar," para parar de condenar-nos? Os anjos bons? Não, eles são "todos espíritos ministradores, enviados para servir a favor" de nós, não contra nós (Heb. 1:14).
Então, quem resta que precise ser "persuadido", (*ser objeto de intercessão) para nos "aceitar", exceto nós mesmos? Podemos crer que Deus perdoa os nossos pecados, mas por causa da nossa reincidência em delitos, não podemos perdoar a nós mesmos. Achamos que o Pai deve ter um clube por trás das Suas costas, prestes a deixar-nos tê-lo, e então Jesus se aproxima e diz: "Olha, Pai, as feridas em minhas mãos. Por favor seja bom para essas pessoas!" Mas isto não é o caso. Então nós é que somos os únicos que precisamos da intercessão de Cristo. Precisamos manter nossa cabeça erguida, para se juntar a Paulo em estarmos "certos" (persoadidos) de que nada vai "nos poder separar do amor de Deus" (Rom. 8:38, 39).
Pedro diz que "o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1ª Pedro 5:8). A maioria de nós acredita em derrotismo — se você entrar em uma luta com o diabo você só tem a perder, pois ele é muito mais forte do que você. Mas não! você tem ajuda! Você não pode perder esta batalha com o diabo, a menos que você queira.
Tiago diz: "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7). Mas você diz: "Isso é problema meu — Eu não tenho a força para resistir!" Então leia a primeira parte do mesmo verso: "Sujeitai-vos, pois, a Deus." Venha para o Salvador, cantando (*o hino):
"Tal Qual Estou,2 sem uma desculpa (plea) senão que Teu sangue foi derramado por mim", e você vai descobrir que "Deus é o que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Fil. 2:13). Isso é liberdade. É um milagre, mas é verdade. Você tem um Salvador. Deixe que Ele o possa livrar da boca do leão. Se você tem cicatrizes, não se preocupe com elas; ser libertado é motivo suficiente para canções de louvor. As cicatrizes podem ajudá-lo a não se esquecer (*disto).
Não tem como acalentarmos um pecado se o nosso coração agradece e largura, e o comprimento, e a altura, e a  profundidade do amor, Efésios 3:18, que levou o Filho de Deus a ir ao inferno para nos encontrar lá. Isso é como "crer" é definido em João 3:16. Diga "Não!" à tentação (*“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação” Tiago 1:12, mil vezes por dia, se necessário. Deixe a boa nova libertar você em gloriosa liberdade. Cristo "como nós [você] em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Heb. 4:15), e mesmo você quando é tentado, também pode vencer "assim como Eu [Ele] venci" (Apocalipse 3: 21). E isso hoje, você não precisa esperar até o seu leito de morte. Como Cristo, você vai aprender instantaneamente a dizer ao diabo, "Para trás de Mim Satanás!" (*Mat. 16:23).
A graça de Deus te ensina a bater o pé e gritar "Não!" para cada tentação sedutora. Satanás não pode forçá-lo a transgredir, mesmo se ele tente assustá-lo batendo o pé, você não precisa tolerá-lo. Você não precisa experimentar nem aliciamento nem terror de Satanás!

- Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Notas:
1)
A igreja de Laodicéia nunca pode ser caracterizada como "Babilônia," por uma série de razões, a principal das quais é que ela mantém a verdade da purificação do santuário e faz objeção ao ensino pagão-cristão da imortalidade da alma. São os ensinamentos do evangelho ante lei, e da imortalidade da alma de "Babilônia" que causaram seu colapso moral.
2) Hino 314 do Seventh-day Adventist Hymnal (Hinário adventista americano), cujas duas primeiras linhas dizem: "Tal Qual Estou, sem uma desculpa, senão que Teu sangue foi derramado por mim". No Hinário Adventista do Sétimo Dia, em português, é o de nº. 278, mas na tradução só o título que grifamos foi preservado.
_________________________