sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Lição 7 - Armas para a Vitória, por Daniel H. Peters

Para 10 a 17 de novembro de 2012

A dinâmica da mensagem de 1888 que fundamenta esta lição é o ensinamento bíblico de que a justiça é pela fé. "Portanto, o único elemento de que o povo de Deus precisa, a fim de se preparar para a segunda vinda, é a fé genuína. A mensagem que o mundo precisa ouvir é a verdade da justificação pela fé, à luz da purificação do santuário — "a Mensagem do terceiro anjo em verdade." A fé é entendida no seu verdadeiro sentido bíblico — “uma apreciação de coração do Ágape de Cristo"1
Quando somos crucificados com Cristo já não vivemos, mas Cristo vive em nós. É a Sua vida (*não a nossa). Por isso, é Sua fé, experimentada e verdadeira, Seu poder, Sua justiça (armadura) e Sua vitória que vem com Sua habitação (*em nós) por meio do Espírito Santo.
As expressões "armadura de Deus", "armas da luz", "revesti-vos do Senhor Jesus," são todos sinônimos de justiça pela fé. Entendemos que essa fé de Jesus é o que opera em nós e por meio do poder do Ágape. Quando alguém é feito justo ele é purificado do pecado, daí, a afirmação acima ligando a purificação do santuário, com a justificação pela fé."Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou" (Rom. 8:37). Graças a Deus que nos deu a vitória por meio de Cristo.
"Vistamo-nos das armas da luz" (Rom. 13:12). O apóstolo ainda diz: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as ciladas do diabo" (Efé. 6:11). Ao revestir-se de toda a armadura, torna-se impossível para o cristão fazer mal, e guarnecido com as armas do arsenal Divino, ele é por demais poderoso para seus inimigos.
E o apóstolo continua, "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais" (Efé. 6: 12, *“nos lugares altos,” KJV). É um erro pensar que a nossa guerra é contra carne e sangue. A controvérsia não é entre homens, mas entre "os príncipes das trevas deste mundo" e Ele (*Cristo) que é a luz deste mundo.
E diz mais, "Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Efé. 6:14-17). O primeiro requisito mencionado é a verdade. Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (*João 14:6). Portanto, aquele que não tem a verdade não tem Cristo, e não O conhece.
Mas a verdade não é boa a menos que justifique o indivíduo; daí a necessidade da "couraça da justiça." O sábio disse: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Prov. 4:23). A única salvaguarda certa para o coração é “a couraça da justiça” de Deus. (*”Vestiu-se de justiça, como de uma couraça” (Isa. 59: 17). O salmista diz: "Eis que amas a verdade no íntimo" (Salmo 51:6). Esta verdade é o que purifica e santifica e guarda da entrada do mal.
Para os pés Deus dá "a preparação do evangelho da paz." Aqui a palavra "preparação" traz o significado de já ter sido preparado. Veja como Josué foi tornado justo de ante mão com toda a armadura de Deus, Zac. 3:1-5) (*”tenho feito que passe de ti a tua iniquidade”).
Com o "escudo da fé", o cristão está protegido contra "todos os dardos inflamados do maligno." A fé é a apreciação do coração do amor Ágape de Cristo demonstrado na cruz. É a confiança de que Deus já nos livrou de todo o poder das trevas.
O "capacete da salvação" é "a esperança da salvação", sobre a qual a mente do cristão deve ser firmada. O apóstolo Pedro escreve: "Portanto, cingidos os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo" (1ª Pedro 1:13). "Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens" Tito 2:11 (note o tempo verbal, particípio passado, deste verso). Para aqueles que esperam ansiosamente por Ele, Ele “aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para a salvação" (Heb. 9:28).
Agora devemos tomar "a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." Devemos lembrar que a espada é do Espírito, e não nossa espada, e assim o espírito deve empunhá-la. É somente o Espírito, habitando em nós, que entende como usar essa espada; nós não podemos fazê-lo.
Armadura de Deus foi ajustada para cada homem. "O Homem Jesus Cristo," foi Deus feito carne, e Ele, "por cada homem", lutou a batalha contra o inimigo e a ganhou. É esta armadura, a Sua justiça, posta à prova e invulnerável que os cristãos devem usar e manter-se firmes nela.
Ele nos deu a Sua paz, e a paz segue-se à vitória, assim a vitória foi adquirida já. Tendo Cristo, temos Sua vitória, pois Cristo vem com Sua fé, vitórias, poder, força e Sua justiça (armadura). Este é o mistério de Deus, “que é Cristo em vós, a esperança da glória" (Col. 1:27).
Esta garantia é dada aos filhos de Deus: "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido, porque maior é O que está em vós do que o que está no mundo" (1ª João 4:4). “E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1ª João 5:4, 5).
Cremos que Cristo conquistou tudo, e que, quando O temos, temos tudo, e não há poder das trevas que possa nos fazer mal algum.
Quando estamos crucificados com Cristo nossas próprias vidas foram entregues a Ele. Então tem que ser alguma outra vida que vivemos, e esta vida é a vida de Cristo. Essa é a vida em que nos gloriamos. Cristo é a nossa vida, e Ele vem com a Sua justiça e Sua vitória e, portanto, nós a temos. "Revesti-vos de toda a armadura de Deus para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" (Efé. 6:11).
O que é revestir-se de toda a armadura? É estar completo em Cristo, é o que queremos dizer. Tendo tido nossas velhas vestes removidas, estamos vestidos com o manto da justiça de Cristo. Isto é o que a expressão, "revestir-se de toda a armadura de Deus," significa.
"Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo" (Rom. 13:14). "Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura, nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rom. 8:38).

- Daniel H. Peters
A partir dos escritos de Ellet J. Waggoner

O irmão Daniel Peters e sua esposa Linda, vivem na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA. Ele trabalha como Conselheiro Oficial ante drogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.
Ellet J. Waggoner é um dos dois pastores que nos apresentaram a mensagem da Justiça de Cristo em 1888 em Mineápolis. Devido à resistência da liderança em abraçar esta mensagem, Ellen G. White e os dois saíram pelas igrejas pregando-a diretamente aos membros, e, diz ela, obtivemos grande aceitação e muitas consagrações. Depois disto, por voto da Conferência Geral, os três foram separados: Ellen G. White foi enviada para a Austrália, Waggoner para a Europa. E Jones permaneceu nos Estados Unidos. Ele tinha formação acadêmica como médico, mas foi tocado pelo chamado para o ministério, e preferiu exercê-lo ao invés de desfrutar dos grandes rendimentos da sua profissão. Os dois mensageiros, até o ano de 1896, em centenas de sermões, campais, igrejas, publicações e nas Assembléias da Associação Geral eram oradores e escritores constantes. Ellen G. White endossou a pessoa e a mensagem dos dois mensageiros da Justiça de Cristo centenas de vezes. Temos a relação, em inglês, destes endossos para enviar a você, gratuitamente, se no-la solicitar, bastando nos remeter um envelope subscritado para você mesmo, com selo para o peso de 2 folhas A4.

Nota:
[1] Robert J. Wieland, “Dez Grandes Verdades Evangelho que Fazem a Mensagem de 1888 Singular” (Única), pág. 30.
[1] Robert J. Wieland, Ten Great Gospel Truths That Make the 1888 Message Unique, p. 30.