quinta-feira, 11 de julho de 2013

3º Trim. 2013 — Os Dois Concertos



Neste 3º trimestre de 2013 é necessário entendermos corretamente os dois concertos. Porque ao longo das eras a maioria dos reavivamentos e reformas do povo de Deus, ou a sua quase totalidade, foram baseados no velho concerto de Êxodo 19:8 e 24:7. Muita confusão tem existido entre nós a respeito dos dois concertos, felizmente Ellen G. White nos deixou uma explicação detalhada e correta em Patriarcas e Porfetas, que você pode ver neste blog realizando nele uma busca a respeito.
O livro O Concerto Eterno, de Ellet J. Waggoner é citado por Jean R. Zurcher, em Tocados por Nossos Sentimentos à pág. 73. (Na tradução de Cesar L. Pagani, IEST Publicações, está no meio da pág. 68).
“Estou profundamente convencido de que algo deve ser feito para colocar um dilúvio de luz nos lares de nosso povo. Não conheço um livro melhor para fazer isso, além da Bíblia, do que O Concerto Eterno do irmão Waggoner” (citado em Albert V. Olson, Through Crisis to Victory, Da Crise à Vitória, pág. 231).
Este livro você o tem, gratuitamente, em nosso Blog agape-edicoes.blogspot.com clicando no ano de 2010, meses de julho, agosto e setembro, quando então estudamos o tema “A Redenção em Romanos”.
Naquele mesmo trimestre disponibilizamos, também de Waggoner, o livro “Carta aos Romanos,” no mês de julho de 2010. 
Em “Pão Espiritual Diário,” em 4 de janeiro de 20021, falando do novo concerto, o falecido Pastor Roberto Wieland disse:
Como pode você aprender a compreender e crer no Novo Concerto? Sua felicidade agora, e para sempre, depende dele. Sim! Não disse Jesus: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu ... para que todo aquele que nEle crê não pereça ..."? Crer nEle significa crer que Ele mesmo é boa nova — a essência do Novo Concerto.
A confusão sobre os dois concertos é esclarecida como o sol dissipa a neblina, observando-se uma pergunta: quem faz a promessa?
 (1) Se você ou eu fazemos a promessa a Deus, imediatamente é o Velho Concerto. É Pedro prometendo que ele nunca vai negar a Cristo, e, em seguida, negando-O antes que o galo cantasse na manhã seguinte. É "todo o povo", prometendo no Monte Sinai: "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos!" (Êxo. 19:8) e, em seguida, curvando-se ante um bezerro de ouro poucos dias depois. O problema é simples: nós, humanos, não cumprimos as nossas promessas, na verdade, não podemos cumpri-las, porque não temos justiça própria.
Alguém pode dizer: "O que há de errado em fazer boas promessas a Deus, mesmo se você quebrá-las?" Há várias coisas erradas nisso: o próprio Deus nunca lhe pediu para fazê-lo, e, ainda, Paulo diz que fazer promessas a Deus e quebrá-las traz para você a "servidão" espiritual, Gálatas 4:24. Foi o início de séculos de triste história israelita que finalmente levou-os à "escravidão" de cativeiros estrangeiros e, em seguida, no final, a crucificar o seu Messias. Aqueles que pensam que o Antigo e o Novo Concertos são a mesma coisa estão confundindo liberdade com escravidão!
 (2) Quando Deus faz a promessa, você tem o Novo Concerto. E crer em Sua promessa é liberdade, não escravidão. Ele sempre mantém Sua promessa. "Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração" (Salmo 37:4). Você pode dizer: "Isso é uma boa nova — mal posso acreditar que Ele vai fazer isso por mim!" Sarah não conseguia acreditar, até que ela se arrependeu de sua incredulidade (Heb. 11:11). Você pode se arrepender, também. Essa é a boa nova!

Nota:
1)     Copyright © 2013 by "Dial Daily Bread".
_____________________