quarta-feira, 24 de julho de 2013

Lição 4 - Testemunho e Serviço, o Fruto do Reavivamento, por Paulo Penno



Para 20 a 27 de julho de 2013

De acordo com o nosso guia de estudos deste trimestre: Quando o povo de Deus estudar, orar e testemunhar, então eles terão o avivamento.1 Em outras palavras, (*supõe-se que) o avivamento vem como resultado de algo que devemos empreender. A idéia é que o nosso desempenho produz o reavivamento do Espírito Santo. As promessas do velho concerto do antigo Israel nunca resultaram em duradouro avivamento e reforma.
Depois de mais de 2000 anos, quanto progresso temos "nós" feito como povo de Deus? Pense neles então: Israel esperou o Messias deles vir "a qualquer momento,” assim como nós estamos esperando o mesmo Messias voltar "praticamente agora" — pelo menos, "em breve". Eles sabiam há 2000 anos atrás, como sabemos agora, que deve vir "um grande movimento de reforma entre o povo de Deus", a fim de estar pronto para o Messias. Havia um clima de expectativa entre o povo de Deus àquela época, como há agora. E, principalmente em suas mentes, estava uma dúvida que, falando francamente, está em nossas mentes hoje: "Que faremos para executarmos as obras de Deus?" (João 6:28).
Hoje, existem seminários e sermões apresentados que são variações dessa questão. "Que programa, que dever, que plano, devemos fazer para que possamos ter esse ‘grande movimento reformatório’ de reavivamento, em preparação para o retorno de nosso Messias?" Há cuidadoso estudo nos escritos bíblicos e inspirados que produzem uma grande quantidade de citações sobre deveres do que "fazer" — sobre reforma da saúde, alimentação, boas obras, dízimos, ofertas, testemunho, e devocionais. E algumas pessoas sinceras são brilhantes e têm re-enfatizado esta questão, assim: "O que não devemos fazer, para realizar as obras de Deus?" "Que hábitos mundanos devemos abandonar, a fim de realizarmos esta grande reforma?" E cada professor tem um novo programa, ele diz: “desta vez se você fizer isto ou aquilo vai funcionar, ou se você parar de fazer isto ou aquilo que é mundano. Deve haver algo que possamos fazer (ou não fazer) para curar a doença de indiferença em todo o mundo que todos concordamos aflige a igreja. Nós ansiamos por algum programa, alguma idéia nova, algum plano de uma comissão de algumas mentes férteis.
Será que Jesus tinha a solução há 2000 anos atrás? "A obra de Deus é esta: que creiais nAquele que Ele [Deus] enviou" (v. 29). A solução não está em fazer alguma coisa, mas em ver alguma coisa. Vamos "ver."
Jesus não está esperando por você para iniciar ou mesmo manter uma relação salvífica com Ele. Ele mesmo tomou a iniciativa de construí-la: "Não me escolhestes a Mim “mas,” Eu vos escolhi a vós" (João 15:16). O que Ele está querendo saber é como Ele pode construir um companheirismo unilateral com você! (*isto é, sem a sua ação, ou abstinência sua, de algum problema seu. É Ele que vai realizar isto em você). Ele satisfez todos os requisitos (*necessários para sua salvação), a sua obra agora é responder — que é, o que significa "crer". Ele demonstrou todo o amor e dádiva primeiro, João 3:16.
Ele procura manter a comunhão através do sopro do Espírito Santo diariamente, mesmo a todo instante: "Os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" (Isaías 30:21)2.  "...O Pai vos dará outro Consolador, que vai ficar com vocês para sempre. Ele é o Espírito, que revela a verdade sobre Deus" (João 14:16, 17, Versão Boas Novas). Sim, isso é verdade, acredite. Ele vai ficar com você a menos que você tome a iniciativa de afastá-Lo.
Nós trabalhamos duro, vigorosamente, para proclamar o evangelho. Mas será que existe um método ainda não experimentado de ganhar almas? Não meramente por apertar botões eletrônicos, mas que tenha um pacote de poder embutido que as pessoas simples, que acreditam na mensagem, possam assistir conversões acontecerem?
Se você vai regularmente à igreja, você já ouviu os apelos: "—Faça mais, trabalhe mais (*dê mais estudos bíblicos) ganhe mais almas! Veja como as Testemunhas de Jeová e os Mórmons vão de porta em porta, por que não nos esforçarmos mais?—" Mas será isso o que Jesus tinha em mente quando disse: "IDE..." Será que existe uma maneira mais eficaz para terminar a grande comissão evangélica?
Quem não anseia ver uma muito maior eficiência em ganhar almas? Os apóstolos faziam pouca pressão sobre os primeiros cristãos. Paulo elogia os tessalonicenses ao invés de estimulá-los: "Não só por vós soou a palavra do Senhor por toda a Macedônia e Acaia, mas as notícias sobre sua fé em Deus tem ido a todos os lugares. Não há nada, então, que precisemos dizer" (1ª Tes. 1:8, Versão Boas Novas). Um sonho de um evangelista ou pastor (ou administrator) de igreja! Não há necessidade de promoção de alta pressão.
Era o evangelho dos tessalonicenses autopropagável? Parece que ele tinha o seu próprio pacote de poder embutido nele. Ele motivou as pessoas até ao ponto de se pensar que eram extravagantemente zelosos: "Se enlouquecemos... [ou] em nossa mente sã, ... o amor [Ágape] de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que Um morreu por todos, logo todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos" (2ª Coríntios. 5:13-15, NVI).
Em outras palavras, eles sentiram uma motivação impulsionada por algo especial que eles viram no sacrifício de Cristo. Uma vez que você compreenda o que aconteceu, você simplesmente não pode ficar parado. A língua presa tinha que falar, e os tímidos tornarem-se ousados (*“E será aquele homem ... como ribeiros de águas em lugares secos, ... e o coração dos imprudentes entenderá o conhecimento; e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente,” Isa. 32:4; “Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles,” Zac. 12:8). Você viu o Messias tornar-Se o segundo Adão, Ele morreu "por todos". Isso significava que — se Ele não tivesse morrido você estaria morto. Desde que Ele Se tornou corporativamente um com a raça humana, "todos morreram" nEle; a partir de então, ninguém pode continuar "vivendo para si mesmo" (*2ª Cor. 5:15). Você já não podia mais pensar que pertencia a si mesmo, ou que qualquer coisa que possuía era sua. Com um só golpe divino, laços humanos de preocupação egocêntrica foram rompidos. A cruz fez isso.
Um novo propósito para viver assumiu o comando: se você acreditava neste evangelho de auto-propagação, você só tinha que viver "para Aquele que morreu" por você, e não era medo (*do inferno) ou esperança de recompensa (*da vida eterna) que te movia. Materialismo, sensualidade, todas as motivações egoístas foram transcendidas por esta nova razão fenomenal para viver. Você se viu eternamente em dívida para com o Filho de Deus. E a ideia pegou, porque havia corações sinceros em todos os lugares. Judeus e gentios surgiram dos lugares mais inesperados, prontos para responder (*positivamente).
Esse entendimento do que a cruz significava, primeiro irrompeu na mente das pessoas no dia de Pentecostes. "Vós negastes o Santo e o Justo", exclamou Pedro "Vocês" mataram o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. ... Arrependei-vos, pois, e convertei-vos" (Atos 3:14, 15 e 19) E eles se arrependeram, e se converteram. A verdade em Ágape compeliu multidões obrigadas a responder — 3.000 em um dia.
Esta foi "a chuva temporã." Hoje aguardamos "a chuva serôdia." Em 1888 o Senhor "enviou" a nós "o começo" da mensagem. Ellen White a chamou de "a luz que irá iluminar a terra com a sua glória" (*ref. a Apoc. 19:7). Se tivesse sido aceita, “então a forte, clara luz do outro anjo que desce do céu com grande poder, teria enchido a terra com sua glória ... mensageiros celestiais têm lamentado, impacientes com a demora .... Anjos do céu tentavam comunicar a justificação pela fé, a justiça de Cristo, através de agentes humanos." "O alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo."3
Esse evangelho de auto-propagação no Pentecostes acompanhou o inicio da obra de Cristo no céu como Sumo Sacerdote. Agora Sua obra final no dia cósmico da Expiação será acompanhada por um plenamente desenvolvido "evangelho eterno", que vai "iluminar a terra com glória". A mesma motivação de exaltação da cruz vai alimentar aquela explosão final de ganhar almas.
- Paul E. Penno


O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local. Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral: 1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e 2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White. 38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido.


Notas:

[1]
Na lição de quinta-feira, último parágrafo, lemos “Há três elementos essenciais no reavivamento: oração, estudo da Palavra de Deus e testemunho. Quando os filhos de Deus O buscam em intercessão fervorosa e sincera, quando enchem a mente com as verdades da Sua Palavra, e testemunham apaixonadamente sobre Seu amor e verdade, Deus intervém e abre portas incomuns para a proclamação da verdade” (pág. 47 do guia de estudos dos professores; e pág. 29 do guia de estudos do aluno).
2) A versão KJV para Isaías 30:21 usada pelo Pr. Paulo Penno diz: “quando você se desviar para a direita, e quando você se desviar para a esquerda. ..." Na Almeida esta é a maneira de traduzir também da Versão Boas Novas. O Comentário Bíblico Adventista diz: “Deus lhes garantiria a guia do Espírito Santo para dirigi-los corretamente de extraviarem-se. Todos que quiserem podem ouvir esta “voz mansa e delicada” (1ª Reis19:12). (Vol.4, pág. 220).
[3] Materiais de Ellen  G. White Sobre 1888, vol. 2, pág., 673, e vol. 3, págs. 1070-1071, 1073.
Nota: No site Sabbath School Today, Escola Sabatina Hoje, e o vídeo dessa lição do Pastor Paulo Penno estão na Internet em: http://1888mpm.org
_____________________________