quinta-feira, 25 de julho de 2013

Lição 4 - Você não tem que construir essa ponte!, por Roberto Wieland



Para 20 a 27 de julho de 2013

Há em algum lugar um coração humano que, por natureza, não tenha uma tempestade dentro dele? Se você está em perfeita união1 com Deus, você está relacionado ao céu. Bem, pelo menos, é seu trabalho ajudar aos milhares de milhões que por natureza partilham do problema universal humano de alienação de Deus. (*Nisto consiste o liame desta introspecção com a lição desta semana). "Por que Ele me permitiu sofrer? Por que eu ... tenho que suportar a injustiça? Deus é justo?" Pode-se piamente manifestar todas as frases hipócritas, enquanto por dentro perguntas não respondidas destroem nossa "paz com Deus" (Rom. 5:1). E não são apenas os adolescentes que têm dentro de si este caldeirão fervente; cabelos grisalhos também o têm.
Aqui está uma história comovente: quanto mais perto você se chegar a Jesus Cristo, mais você vai perceber qual é o seu problema. Aproxime-se bem perto dEle, e você vai "experimentar" a profundidade do escuro abismo sem fim. Ele o experimentou na cruz quando Ele clamou: "Deus Meu, Deus Meu,   por que Me desamparaste?" (*Sal. 22:1; Mat. 27:46). Se a pessoa nunca cresceu desde a infância inocente, ela nunca pode pensar ou sentir-se nesse nível, mas Jesus o experimentou. "Por que Deus não faz alguma coisa?" é o grito do coração de quem se atreve a pensar, não apenas com os seus próprios insignificantes pequenos problemas, mas dos milhões que sofrem de desastres e guerras. E por que os pobres têm de sofrer? E por que o inocente sofre tanto? " Deus Meu, Deus Meu, por que abandonastes o nosso mundo?"
De volta para a cruz do Calvário: naquela escuridão total, enquanto Ele estava pendurado ali naquela profunda perplexidade e desespero, Ele fez uma escolha — acreditar que Seu Pai era bom, ainda que tudo estava gritando em Seus ouvidos que Seu Pai era injusto. Em total escuridão, na imensidão do espaço vazio do coração partido, Ele construiu uma grande ponte entre a humanidade alienada e Deus. É chamada de Expiação, at-one-ment.1 Se seu Pai O abandonou, Ele não abandonará Seu Pai.
Na Sua cruz Cristo construiu algo a partir do nada, como Ele criou o universo a partir do nada. A qualquer custo, Ele vai crer na Boa Nova. Ele criará Boa Nova. Você não tem que construir essa ponte, tudo que você tem a fazer é crer que Ele a construiu.

- Robert J. Wieland


Extraído do site "Dial Daily Bread". (Pão Espiritual Diário). Arquivo de 15 de novembro de 1998.
Copyright © 2013


Nota:
1)     Em inglês a palavra para expiação é “atonement,” literalmente “at-one-ment,” que significa, em perfeita união com, “at-one-with,” literalmente = “em-um-com” Deus, ou, em perfeita comunhão com Deus.
_______________________