quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lição 5 - Obediência: fruto do reavivamento, por Daniel Peters



Para 27 de julho a 3 de agosto de 2013


"Não existem pessoas obedientes. Mas há, no entanto, a esperança para todos, porque a justiça da lei é colocada dentro e sobre todos os que creem em Cristo, de modo que o homem se torna um observador da lei pela fé. Deus é Um que justifica todos de modo similar por meio da fé. A fé não é um substituto para a obediência à lei, mas a assegura."1
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas, ... levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2ª Coríntios. 10:4 e, 5).
A obediência não é o ato de um individuo, pois neste caso ele iria levar o crédito por isso. É a "obediência de Cristo" — Sua própria obediência, recebida pelo indivíduo através da fé, que opera pelo amor, e é creditado ao penitente, como se fosse sua própria.
Ensinar que a obediência é o resultado de reavivamento é sugerir que devemos continuar a fazer promessas do velho concerto para fazer tudo o que Deus diz. Essa mentalidade do velho concerto é sugerida com o objetivo de tentar nos levar a trabalhar e nos colocar em um lugar onde o Senhor pode nos abençoar. É dessa descrença do velho concerto carnal que o anjo da Igreja de Laodicéia está sendo convidado a se arrepender.
A obediência não é o fruto do renascimento2, mas o resultado da fé que opera pelo amor, que espera em Cristo e tendo a Sua justiça comunicada a nós. Este é o resultado do eu sendo crucificado com Cristo e um profundo arrependimento pelos nossos pecados. Este renascimento é o próprio Deus que reaviva: "Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos" (Isa. 57:15).
Esse pensamento de que, de alguma forma, nós podemos fazer algo para recomendar-nos a Deus, não é nada mais do que tentar fazer com que Deus seja obrigado a fazer algo para nós por causa de algo que fizemos. Cristo não nos pede para tentar nos reavivarmos a nós mesmos, mas Ele nos pede para sermos humildes e contritos, duas condições que estão fora da nossa capacidade de alcançar. É um profundo e falso orgulho carnal dentro de nós que é a base para as nossas continuas tentativas de desempenho.
A obediência é a conformidade com a lei de Deus e desde a queda do homem só Jesus conseguiu isso. A obediência é a justiça de Cristo. Não há outra justiça. "Àquele que não conheceu pecado, O fez pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus" (2ª Coríntios 5:21).
O apóstolo Paulo diz: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, mas não eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou a Si mesmo por mim" (Gál. 2:20). "Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Rom. 6:7, 2).
Pecado é o oposto da obediência, é a desobediência ou incredulidade. "Mas com quem Se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no Seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade" (Hebreus 3:17-19).
Judas diz que Deus é "poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis com alegria perante a Sua glória" (Judas 24). O Pai enviou Jesus "para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades" (Atos 3:26). E Mateus escreveu: "e chamarás o Seu nome Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados" (Mat. 1:21). Ele nos salva da desobediência à lei, salvando-nos para a obediência à lei.
"A fonte do coração deve ser purificada para que a corrente se possa tornar pura. Aquele que se esforça para alcançar o céu por suas próprias obras em observar a lei, está tentando o impossível. Não há segurança para uma pessoa que tenha uma religião meramente legal, uma forma de piedade. A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida nova. Esta mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo"3
"Portanto pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Heb. 7:25). Por Sua vida imaculada, obediência e morte na cruz do Calvário, intercedeu Cristo pela raça perdida ."4
As pessoas às vezes dizem que eles podem crer que Deus perdoa os seus pecados, mas eles acham que seja difícil acreditar que Ele possa guardá-los do pecado. O perdão do pecado é a entrada de justiça, ou obediência. A justiça substitui a desobediência.
Assim, com Cristo em nós, a esperança da glória, estamos "mortos" para o mundo através de sermos crucificados com Ele. Para os nossos pecados passados ​​recebemos o sangue de Cristo, isto é chamado de justiça imputada. Isso nos cobre e somos contados como nunca tendo pecado desde o nascimento até o presente. Agora, a justiça de Cristo é concedida a nós para nos impedir de pecar no presente. Isso também é conhecido como "sendo salvos pela  Sua vida."
A obediência não se mantém sozinha como algo que fazemos, mas é o cerne da mensagem de justificação pela fé do terceiro anjo. Justiça pela fé é o mesmo que a justificação pela fé, e esses termos significam obediência pela fé.
"A justificação tem a ver com a lei. O termo significa tornar justo. Em Rom. 2:13 nos diz quem são os justos: "Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados." Ser justo significa ser reto e íntegro. Portanto, uma vez que o homem justo é aquele que cumpre a lei, segue-se que justificar um homem é fazê-lo um cumpridor da lei. Ser justificado pela fé é simplesmente ser feito um cumpridor da lei pela fé.
"É impossível para qualquer homem, por natureza, ser sujeito à lei de Deus. Ele não pode realizar o que a lei exige.
"Como o homem é justificado ou feito justo?  ‘sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus’ (Rom. 3:24). Lembre-se que justificar significa tornar alguém um cumpridor da lei, e, em seguida, leia a passagem novamente: ‘Sendo feito um cumpridor da lei livremente, por meio da redenção que há em Cristo Jesus’. A redenção que há em Cristo Jesus é o merecimento ou o poder de compra de Cristo. Ele se dá ao pecador; sua justiça é dada para aquele que pecou, ​​e que crê. Isso não significa que a justiça de Cristo, que ele tinha 1800 anos atrás, é reservada para o pecador, para simplesmente ser creditado na sua conta, mas isso significa que o seu presente, justiça ativa, é dada para aquele homem. Cristo vem habitar naquele homem que crê, porque ele habita no coração pela fé. Então, o homem que era um pecador é transformado em um novo homem, tendo a própria justiça de Deus.
"Vê-se, portanto, que não pode haver um estado mais privilegiado do que o de justificação."5
"A lei é a declaração da justiça de Deus e é universal em sua jurisdição, e ao ela condenar a todos, entretanto ninguém pode obter justiça por ela. Mas Deus prometeu justiça aos homens, portanto, eles devem fazê-lo a par da tentativa de obedecer à lei, isto é, em Cristo. Um homem é feito um cumpridor da lei pela fé, sem as obras da lei. Este é o mistério do Evangelho. É Cristo entre os homens, a esperança da glória, e Deus em Cristo obrando sua própria justiça.
"Na morte de Cristo, pois, se somos crucificados com Ele, recebemos Sua vida como um substituto para a nossa vida pecadora [desobediente] que Ele toma sobre Si mesmo. Nossos pecados são perdoados através da fé em Seu sangue, e não como um ato arbitrário, mas porque pela fé trocamos a vida com ele, e a que recebemos em troca não tem pecado."6
Que a nossa oração seja para que possamos ser "Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo" (Fil. 1:11). Esta é a justiça ou a obediência da fé (Rom. 1: 5; 16:26). Esta não é uma mera teoria, é uma verdade prática.
Pai, obrigado pela obediência de Cristo que Tu nos dá através da fé. Que possamos começar a aprender a magnitude do custo do Calvário através do qual esta justiça vem a nós, e que possamos ser perdoados por pensar que a obediência pode ser um resultado de tudo o que fazemos.


-Daniel H. Peters



Notas do autor:
[1] Ellet J. Waggoner, "Estudos em Romanos. A Persuasão Glorioso, "Os Sinais dos Tempos, 18 de junho de 1896.
 [2] Definição de Reavivamento: um exemplo de algo se tornando popular de novo; uma nova produção de uma peça antiga; um despertar do fervor religioso, especialmente por meio de uma série de reuniões evangelísticas.
 [3] Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 172.
 [4] Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 156.
 [5] Waggoner, "Sendo Justificados," Signs of the Times, 1º de maio de 1893.
 [6] Waggoner, The Signs of the Times, 5 de março de 1896.


O irmão Daniel Peters e sua esposa Linda, vivem na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA. Ele trabalha como Conselheiro Oficial ante drogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.

 ________________________________