quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Lição 11 - "Reforma: nova maneira de pensar, por Arlene Hill,

Para 7 a 14 de setembro de 2013
A maioria das religiões e filosofias ensina que é possível redirecionar padrões de pensamento da mente com um esforço suficientemente consciente. Concentração ou meditação geralmente é o método recomendado, por isso os devotos passam o maior tempo possível, esvaziando a mente de pensamentos terrenos na expectativa de alguma manifestação dos deuses. Se você não tiver atingido o nirvana, deve se esforçar mais, os deuses vão ficar indiferentes a você até que alcance esse impalpável nível mais elevado.
Esta é uma falsificação do velho concerto de Satanás, mas, como em todas as falsificações, contém elementos que são verdadeiros. É verdade que Deus quer que nossos padrões de pensamento mudem, não para trazê-Lo para mais perto de nós, mas para que possamos aceitar mais de Suas bênçãos. É verdade que a meditação ajuda a focar a mente, mas não como um fim em si mesma, e sim como um meio de colocar nossas mentes à disposição de Deus. A “manifestação” pode ocorrer ou não, mas como o fenômeno do recebimento do Espírito Santo no Pentecostes, não é para nos dar uma experiência mística, conhecida apenas pelo indivíduo. Qualquer manifestação procede de ver novas facetas de Deus ao meditarmos sobre a Sua palavra, e não no “nada”, na esperança de conseguir uma revelação privada.
É verdade que, pela contemplação somos transformados. Mas o que significa “contemplar”? Não pode significar que olhamos para um objeto 24 horas por dia, 7 dias por semana. A única coisa que um cristão deve querer é tornar-se mais semelhante a Cristo, então, logicamente, ele ou ela deve passar um tempo estudando e meditando sobre Ele. Isso parece simples, mas temos um inimigo que está tentando lotar as nossas vidas com tudo o mais. Há tantas distrações neste mundo, e tendemos a pensar nelas como irresistíveis, mas isso é uma mentira de Satanás. É verdade, as distrações, como a TV, existem, mas é apenas uma caixa e tela que você possui. A menos que tenha programado, ela não se ligará sozinha ou a canais específicos. A escolha de quando, quanto e o que ver depende de você. Tendemos a pensar na sedução da TV como irresistível, mas, como todas as outras distrações do mundo, é sempre uma escolha.
O problema é como fazer as escolhas certas. A resposta não pode ser um esforço voltado para as obras de reprogramar nossa mente para não fazer escolhas erradas. Ellet J. Waggoner o descreveu assim:
 “Vamos agora aplicar esta ilustração num caso de conflito contra o pecado. Lá vem uma forte tentação de fazer uma coisa conhecida como errada. Temos muitas vezes provado para nossa tristeza a força da tentação, porque ela tem nos vencido, de modo que sabemos que não temos força para resisti-la. Mas agora os nossos olhos estão no Senhor, que disse para irmos com ousadia ao trono da graça, a fim de receber misericórdia e achar graça para socorro em ocasião oportuna. Então começamos a orar a Deus pedindo ajuda. E oramos a Deus, que nos é revelado na Bíblia como o Criador do céu e da Terra. Começamos, não com uma declaração queixosa da nossa fraqueza, mas com um alegre reconhecimento da poderosa ação de Deus. Estando isso resolvido, podemos nos aventurar a expor a nossa dificuldade e a nossa fraqueza. Se afirmamos a nossa fraqueza em primeiro lugar, e nossa situação desanimadora, estamos nos colocando adiante de Deus. Nesse caso, Satanás vai ampliar a dificuldade e lançar a sua escuridão à nossa volta para que nada mais possamos ver, a não ser a nossa fraqueza, e assim, embora o nosso clamor e súplicas possam ser fervorosos e agonizantes, serão em vão porque não terão o elemento essencial de acreditar que Deus existe e que Ele é tudo o que Se revelou” (Cristo e Sua Justiça, pág. 92).
Somos exortados a que haja em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus” (Fil. 2:5, KJV), mas como vamos fazer isso? Paulo descreve as etapas a que Cristo estava disposto a submeter-Se ao vir a esta Terra: Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus” (v. 6). Como isso ajuda a pessoa a lutar contra o pecado? Não somos Deus, mas muitas vezes tentamos ser. A idolatria é, em última análise, o culto de si mesmo e das suas próprias ideias. Não estamos em pé de igualdade diante de Deus e qualquer tentativa de inserir a nossa própria filosofia de como adorá-Lo é uma homenagem a nós mesmos. Quando Adão decidiu comer do fruto proibido, ele estava afirmando suas ideias sobre o que era melhor para ele acima do que Deus havia instruído. Nunca devemos esquecer que Ele é o nosso Deus criador.
Cristo (*esvaziou-Se dos Seus atributos) pôs de lado Seus privilégios divinos e tomou a forma de um servo (vs. 7, 8). Os seres humanos nunca querem descer e diminuir sua posição na vida, o seu desejo é sempre melhorar e avançar. Cristo esteve disposto a humilhar-Se em obediência às exigências do plano de salvação acordado pela Divindade (vs. 8).

No Seu derradeiro ato de humildade, Cristo Se submeteu ao método mais temido de morte, a de cruz. Os judeus foram instruídos (Deut. 21:22, 23) de que se você fosse condenado à morte num “madeiro”, era amaldiçoado por Deus e não tinha nenhuma esperança de ressurreição. Uma coisa é Cristo ter morrido pela raça humana ignorante e ingrata, mas foi pela fé que Cristo Se dispôs a tornar-Se maldição por nós com a possibilidade muito real de nunca mais ver a vida novamente. Cristo estava disposto a crer na promessa de Seu Pai celestial de não deixá-Lo no Sheol (a sepultura, Salmo 49:15).
Nossa humildade é o de que Deus precisa para permitir a obra do Espírito Santo em nossa mente de modo a modificá-la. “E se consentirmos, Ele vai identificar-Se com os nossos pensamentos e objetivos, para combinar nossos corações e mentes em conformidade com a Sua vontade, que, obedecendo-Lhe, não estaremos senão seguindo nossos próprios impulsos. A vontade, refinada, santificada, encontrará o seu mais elevado deleite em fazer o Seu serviço. Quando conhecermos a Deus como é nosso privilégio conhecê-Lo, nossa vida será uma vida de contínua obediência . Mediante o apreço do caráter de Cristo, através da comunhão com Deus, o pecado se nos tornará odioso” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 668)
Satanás sempre apela a nossa natureza do velho concerto, que se empenha em contribuir com tudo concernente a nossa experiência com Deus. Com o antigo Israel prometemos a Deus que “tudo quanto o Senhor tem falado faremos!” (Êx. 19:8 ), (*”e OBEDECEREMOS, 24:7). Não percebemos que nascemos com inimizade à Sua lei e precisamos de Seu poder criativo para mudar isso.
A boa nova é que Deus prometeu fazer isso por nós. “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo”. (Jer. 31:33 ). “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus”. (Eze. 11:19 , 20).
Observe a pessoa que está fazendo toda a ação é Deus, não nós. Nenhuma quantidade de concentração vai mudar os nossos pensamentos que estavam “gravados” em nosso coração de pedra, mas um Deus Criador pode dar um novo coração de carne. Que maravilhosa esperança!.

--Arlene Hill

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642.