Para 31
de agosto a 7 de setembro de 2013
A Testemunha
Verdadeira dá à Igreja de Laodicéia uma mensagem de reforma que, se recebida e
crida, resulta em reavivamento duradouro.1 É o
"testemunho direto", a verdade da purificação do santuário. O
"testemunho direto" é uma compreensão da justificação pela fé, — que
é "a mensagem do terceiro anjo, em verdade,"2 — a qual
está de concordo com o "apagar do pecado" (*Isa. 43:25; 44:22) do
templo da alma. Por esta razão, muitos "se levantam contra ela" causando
a "sacudidura".3
A
mensagem de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner foi o início desse testemunho à
igreja de Laodicéia.4 A
"mui preciosa mensagem" de Deus tem ainda que ser seriamente
considerada em todos os níveis da Igreja Adventista do Sétimo Dia como a
autêntica reforma que leva a um reavivamento permanente.
Há 125 anos, houve uma relutância em "crescer
e mudar." O povo do advento, na época de 1888, resistiu a seu Sumo Sacerdote.
Ellen White escreveu: "O povo não entrou no lugar santíssimo, para onde
Jesus passou para fazer expiação por seus filhos."5 O
espírito de resistência à mensagem de 1888 tem sido passado de uma geração para
outra. Continuamos a orar pelo derramamento do Espírito Santo, sob a forma da
chuva serôdia, quando, na verdade, o Senhor já no-la deu em nossa história e pode
ser redescoberta.
Por inspiração ela escreveu mais de 100 vezes,
"assim como os judeus" estamos repetindo a resistência deles ao
Messias. A única coisa responsável para os judeus hoje orarem por seu Messias a
vir é voltar na história e redescobrir a verdade de que Ele já veio. A única coisa responsável para a Igreja Adventista
é voltar em sua história e ver onde o Senhor nos deu nossos aguaceiros da
"chuva serôdia". Nossas idéias de reavivamento e reforma devem ser
trocadas por idéias da testemunha verdadeira de reforma e reavivamento. Ele
está dando um arrependimento denominacional completo em andamento, mas até o
momento não foi recebido (Apoc. 3:19, 20 ).
Desde o
início do século 21 uma série de livros que trazem os títulos "Chuva
Serôdia", "Última Mensagem de Deus" e "Cristo Nossa
Justiça" saíram das nossas casas publicadoras. Esses livros, basicamente,
reforçam a ideia de que, embora a mensagem da justificação pela fé tenha sido
inicialmente resistida durante a época de 1888, as coisas mudaram e agora
estamos proclamando essa mensagem. Procura-se em vão encontrar alguma clareza
de pensamento ligando a justificação pela fé com a idéia da purificação do santuário.
Pouco progresso foi feito na recuperação de nossa mensagem do santuário, e
muito menos fazê-la avançar como o mais claro evangelho de todos. Por todo
nosso "desejo" de ter reavivamento duradouro e reforma, nossas idéias
sobre como obtê-los permanecem no velho concerto. Reavivamento é algo que
devemos fazer para produzir reforma.
Em nossa lição desta semana, somos encorajados a
estudar várias ilustrações biográficas elucidando como funciona a reforma. Um
dia Jesus visitou o tanque de Betesda, em Jerusalém. Era onde as pessoas
doentes aguardavam esperando o movimento da água. Um homem que era coxo por 38
anos tinha um plano. Se ele pudesse ser o primeiro a chegar à água, ele seria
curado pelo anjo visitante. Quando Jesus apareceu perguntando: "Queres ficar são?" (João
5:6), o homem disse, “enquanto eu vou,”
em direção à água, “desce outro antes de
mim” (*vs.7). Ele deu a entender que, se Jesus pudesse ajudá-lo a chegar à
água, então ele seria curado. Esse era o seu “plano A” para ficar curado.
Quando Jesus disse: "Levanta-te, toma o teu leito e anda" (v. 8 ), o homem
tinha uma decisão a tomar. Ou ficar com o seu plano A, ou responder à ordem de
Jesus. Ele escolheu a segunda opção e foi curado. A palavra de Jesus produziu
uma reforma no pensamento do homem quanto ao modo como ele poderia ser curado.
Ele nunca tinha pensado sobre essa maneira para a cura. Ele estava disposto a
desistir de seu plano e ser reformado pela idéia do Senhor para a cura. O
preceito aqui é que a reforma da verdade traz renascimento permanente.
A revelação bíblica do caráter de Deus é: Jesus
diz: "O Filho do homem veio buscar e
salvar o que se havia perdido" (Luc. 19:10). A história do filho
pródigo, enfatiza o amor do pai em busca do jovem perdido. Ele nunca teria
dito: "Eu me levantarei e irei ter
com meu pai", a menos que o amor do pai que foi em busca dele o
tivesse atraído. (cf. João 12:32 , 33) .
Às nossas crianças e jovens não deve ser dada a
idéia de que Deus é como um médico no fundo de seu escritório interior, difícil
de ser encontrado! O amor do Pai em busca (*do jovem) e o amor desinteressado
de Cristo, que esvaziou-Se” (*Fil. 2:7), devem ser esclarecidos no início e
através de seus anos de adolescência. Uma profissão externa baseada no medo é
vazia, é o coração que deve ser conquistado pela verdade do Seu amor.
Nossa atual visão de "oferta" do perdão
de Deus nos obriga a ver o filho pródigo de forma diferente. Se ele está
"sob condenação" até que ele tome a iniciativa de vir para casa, ele
não pode ser um membro da família, um filho, ele é um estranho. Mas a visão
bíblica vê o filho pródigo como ainda sendo um filho, mesmo quando ele estava
em pródiga orgia, em seguida, no chiqueiro — um filho, na verdade, apesar de
ser um perdido. Será que o pai o "fez" um filho só quando ele chegou
em casa?
A visão bíblica diz ao filho pródigo, você é um
filho de Deus "em Cristo," em virtude de Seu sacrifício como o
segundo Adão, e Ele te elegeu uma vez que Ele Se entregou por você na cruz. Mas
você se desviou e vendeu seu direito de primogenitura. Agora, torne-se consciente e aprecie o seu verdadeiro estado
nEle. Deixe Seu amor atraí-lo para casa a que você pertence, em virtude dEle já
ter adotado você "em Cristo".
Deus não considera as pessoas descrentes como lobos
a serem abatidos o mais rápido possível, não, mas Ele as considera como
ovelhas, e não no aprisco, com certeza, mas ainda assim ovelhas — ovelhas
perdidas. Elas precisam ser convertidas, para nascer de novo, sim, mas ao mesmo
tempo Deus as considera herdeiras de Sua propriedade, porque Ele enviou Seu
Filho para ser "nascido de mulher", como todos nós somos, "feito
de uma mulher." Ele adotou a raça humana "em
Cristo".
Você não deve pensar de si mesmo como um estranho, Paulo diz. Por causa do sacrifício de Cristo, você
agora está predestinado para filho, na família, adotado por Jesus Cristo, Efé.
1:5, amado o tempo todo como o filho pródigo era amado. Mas você não sabia
disso, você se sentiu exilado, estrangeiro, perdido, distante, rejeitado, mas
Deus não o considera distante ou alienado. Ele o reconciliou consigo mesmo
"em Cristo". Agora, diz Paulo, "que
vos reconcilieis com Deus" (*2ª Cor. 5:20). Qual é a prova de que Ele
vos reconciliou?, "Deus enviou aos
vossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: Aba, Pai" (Gál.
4:6). Que bela, sim e poderosa, ilustração de boas novas "em Cristo,"
e agora você pode ver por si mesmo, porque o seu coração humano está clamando
"...Pai!"
Seu coração endurecido pelo pecado recebe a
expiação. Agora não há limite para a quantidade de boas obras que a fé pode
produzir motivada pelo amor perdoador de Deus. Aqui está a justificação pela
fé, que se manifesta por meio da obediência a todos os mandamentos de Deus.6 É a mais clara compreensão da justificação, porque é
consistente com a ideia da purificação do santuário.
- Paul E.
Penno
Paulo Penno é pastor
evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da
Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading
Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério
há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de
Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de
Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva
Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele
escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja
Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos
sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também
pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E.
Penno Junior. Você pode
vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na
igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Notas (de
Ellen G. White):
[1 ] "Em meio aos gritos confusos , 'Eis o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito, será prestado um testemunho especial, uma mensagem especial de verdade apropriada para este tempo, e tal mensagem deve ser recebida, crida, e posta em prática" (Review and Herald, 13 de outubro, 1904, e Comentário Bíblico Adventista, vol. 7 pág. 984).
[2] Evangelismo,
pág. 190; Review and Herald, 1 de
abril de 1890 .
[3] "Perguntei a
significação da sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada
pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha verdadeira à igreja de
Laodicéia. Isto produzirá efeito no coração daquele que o receber, e o levará a
empunhar o estandarte e a propagar a verdade direta. Alguns não suportarão esse
testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a
sacudidura entre o povo de Deus" (Primeiros
Escritos, pág. 270 ) .
[4] "A
mensagem que nos foi dada por Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner é a mensagem
de Deus para a igreja de Laodicéia, e ai de quem professa crer na verdade e
ainda não reflete a outros os raios dados por Deus" (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 3, pág. 1.052).
[5] "Há necessidade de seriedade na Causa
de Deus", (Revista do Advento e
Arauto do Sábado (25 de fevereiro de 1890).
[6] Isto é o que fez o coração de Ellen White se
alegrar quando ouviu "a mui preciosa mensagem [que o Senhor enviou] ao Seu
povo através dos pastores Waggoner e Jones. Esta mensagem devia pôr de maneira
mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos
pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador;
convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na
obediência a todos os mandamentos de Deus" (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, edição de 1895,
págs. 91 e 92) .
Nota: Esta introspecção e o vídeo dessa lição do Pastor Paul Penno estão na Internet em: http://1888mpm.org
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