quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Lição 10, Reforma - vontade de crescer e mudar, por Paulo E. Penno




Para 31 de agosto a 7 de setembro de 2013

A Testemunha Verdadeira dá à Igreja de Laodicéia uma mensagem de reforma que, se recebida e crida, resulta em reavivamento duradouro.1 É o "testemunho direto", a verdade da purificação do santuário. O "testemunho direto" é uma compreensão da justificação pela fé, — que é "a mensagem do terceiro anjo, em verdade,"2 — a qual está de concordo com o "apagar do pecado" (*Isa. 43:25; 44:22) do templo da alma. Por esta razão, muitos "se levantam contra ela" causando a "sacudidura".3
A mensagem de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner foi o início desse testemunho à igreja de Laodicéia.4 A "mui preciosa mensagem" de Deus tem ainda que ser seriamente considerada em todos os níveis da Igreja Adventista do Sétimo Dia como a autêntica reforma que leva a um reavivamento permanente.
Há 125 anos, houve uma relutância em "crescer e mudar." O povo do advento, na época de 1888, resistiu a seu Sumo Sacerdote. Ellen White escreveu: "O povo não entrou no lugar santíssimo, para onde Jesus passou para fazer expiação por seus filhos."5 O espírito de resistência à mensagem de 1888 tem sido passado de uma geração para outra. Continuamos a orar pelo derramamento do Espírito Santo, sob a forma da chuva serôdia, quando, na verdade, o Senhor já no-la deu em nossa história e pode ser redescoberta.
Por inspiração ela escreveu mais de 100 vezes, "assim como os judeus" estamos repetindo a resistência deles ao Messias. A única coisa responsável para os judeus hoje orarem por seu Messias a vir é voltar na história e redescobrir a verdade de que Ele já veio. A única coisa responsável para a Igreja Adventista é voltar em sua história e ver onde o Senhor nos deu nossos aguaceiros da "chuva serôdia". Nossas idéias de reavivamento e reforma devem ser trocadas por idéias da testemunha verdadeira de reforma e reavivamento. Ele está dando um arrependimento denominacional completo em andamento, mas até o momento não foi recebido (Apoc. 3:19, 20 ).
Desde o início do século 21 uma série de livros que trazem os títulos "Chuva Serôdia", "Última Mensagem de Deus" e "Cristo Nossa Justiça" saíram das nossas casas publicadoras. Esses livros, basicamente, reforçam a ideia de que, embora a mensagem da justificação pela fé tenha sido inicialmente resistida durante a época de 1888, as coisas mudaram e agora estamos proclamando essa mensagem. Procura-se em vão encontrar alguma clareza de pensamento ligando a justificação pela fé com a idéia da purificação do santuário. Pouco progresso foi feito na recuperação de nossa mensagem do santuário, e muito menos fazê-la avançar como o mais claro evangelho de todos. Por todo nosso "desejo" de ter reavivamento duradouro e reforma, nossas idéias sobre como obtê-los permanecem no velho concerto. Reavivamento é algo que devemos fazer para produzir reforma.
Em nossa lição desta semana, somos encorajados a estudar várias ilustrações biográficas elucidando como funciona a reforma. Um dia Jesus visitou o tanque de Betesda, em Jerusalém. Era onde as pessoas doentes aguardavam esperando o movimento da água. Um homem que era coxo por 38 anos tinha um plano. Se ele pudesse ser o primeiro a chegar à água, ele seria curado pelo anjo visitante. Quando Jesus apareceu perguntando: "Queres ficar são?" (João 5:6), o homem disse, “enquanto eu vou,” em direção à água, “desce outro antes de mim” (*vs.7). Ele deu a entender que, se Jesus pudesse ajudá-lo a chegar à água, então ele seria curado. Esse era o seu “plano A” para ficar curado.
Quando Jesus disse: "Levanta-te, toma o teu leito e anda" (v. 8 ), o homem tinha uma decisão a tomar. Ou ficar com o seu plano A, ou responder à ordem de Jesus. Ele escolheu a segunda opção e foi curado. A palavra de Jesus produziu uma reforma no pensamento do homem quanto ao modo como ele poderia ser curado. Ele nunca tinha pensado sobre essa maneira para a cura. Ele estava disposto a desistir de seu plano e ser reformado pela idéia do Senhor para a cura. O preceito aqui é que a reforma da verdade traz renascimento permanente.
A revelação bíblica do caráter de Deus é: Jesus diz: "O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Luc. 19:10). A história do filho pródigo, enfatiza o amor do pai em busca do jovem perdido. Ele nunca teria dito: "Eu me levantarei e irei ter com meu pai", a menos que o amor do pai que foi em busca dele o tivesse atraído. (cf. João 12:32 , 33) .
Às nossas crianças e jovens não deve ser dada a idéia de que Deus é como um médico no fundo de seu escritório interior, difícil de ser encontrado! O amor do Pai em busca (*do jovem) e o amor desinteressado de Cristo, que esvaziou-Se” (*Fil. 2:7), devem ser esclarecidos no início e através de seus anos de adolescência. Uma profissão externa baseada no medo é vazia, é o coração que deve ser conquistado pela verdade do Seu amor.
Nossa atual visão de "oferta" do perdão de Deus nos obriga a ver o filho pródigo de forma diferente. Se ele está "sob condenação" até que ele tome a iniciativa de vir para casa, ele não pode ser um membro da família, um filho, ele é um estranho. Mas a visão bíblica vê o filho pródigo como ainda sendo um filho, mesmo quando ele estava em pródiga orgia, em seguida, no chiqueiro — um filho, na verdade, apesar de ser um perdido. Será que o pai o "fez" um filho só quando ele chegou em casa?
A visão bíblica diz ao filho pródigo, você é um filho de Deus "em Cristo," em virtude de Seu sacrifício como o segundo Adão, e Ele te elegeu uma vez que Ele Se entregou por você na cruz. Mas você se desviou e vendeu seu direito de primogenitura. Agora, torne-se consciente e aprecie o seu verdadeiro estado nEle. Deixe Seu amor atraí-lo para casa a que você pertence, em virtude dEle já ter adotado você "em Cristo".
Deus não considera as pessoas descrentes como lobos a serem abatidos o mais rápido possível, não, mas Ele as considera como ovelhas, e não no aprisco, com certeza, mas ainda assim ovelhas — ovelhas perdidas. Elas precisam ser convertidas, para nascer de novo, sim, mas ao mesmo tempo Deus as considera herdeiras de Sua propriedade, porque Ele enviou Seu Filho para ser "nascido de mulher", como todos nós somos, "feito de uma mulher." Ele adotou a raça humana "em Cristo".
Você não deve pensar de si mesmo como um estranho, Paulo diz. Por causa do sacrifício de Cristo, você agora está predestinado para filho, na família, adotado por Jesus Cristo, Efé. 1:5, amado o tempo todo como o filho pródigo era amado. Mas você não sabia disso, você se sentiu exilado, estrangeiro, perdido, distante, rejeitado, mas Deus não o considera distante ou alienado. Ele o reconciliou consigo mesmo "em Cristo". Agora, diz Paulo, "que vos reconcilieis com Deus" (*2ª Cor. 5:20). Qual é a prova de que Ele vos reconciliou?, "Deus enviou aos vossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: Aba, Pai" (Gál. 4:6). Que bela, sim e poderosa, ilustração de boas novas "em Cristo," e agora você pode ver por si mesmo, porque o seu coração humano está clamando "...Pai!"
Seu coração endurecido pelo pecado recebe a expiação. Agora não há limite para a quantidade de boas obras que a fé pode produzir motivada pelo amor perdoador de Deus. Aqui está a justificação pela fé, que se manifesta por meio da obediência a todos os mandamentos de Deus.6 É a mais clara compreensão da justificação, porque é consistente com a ideia da purificação do santuário.

- Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Notas (de Ellen G. White):

[1 ] "Em meio aos gritos confusos , 'Eis o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito, será prestado um testemunho especial, uma mensagem especial de verdade apropriada para este tempo, e tal mensagem deve ser recebida, crida, e posta em prática" (Review and Herald, 13 de outubro, 1904, e Comentário Bíblico Adventista, vol. 7 pág. 984).
 [2] Evangelismo, pág. 190; Review and Herald, 1 de abril de 1890 .
[3] "Perguntei a significação da sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha verdadeira à igreja de Laodicéia. Isto produzirá efeito no coração daquele que o receber, e o levará a empunhar o estandarte e a propagar a verdade direta. Alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a sacudidura entre o povo de Deus" (Primeiros Escritos, pág. 270 ) .
 [4] "A mensagem que nos foi dada por Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner é a mensagem de Deus para a igreja de Laodicéia, e ai de quem professa crer na verdade e ainda não reflete a outros os raios dados por Deus" (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 3, pág. 1.052).
 [5] "Há necessidade de seriedade na Causa de Deus", (Revista do Advento e Arauto do Sábado (25 de fevereiro de 1890).
 [6] Isto é o que fez o coração de Ellen White se alegrar quando ouviu "a mui preciosa mensagem [que o Senhor enviou] ao Seu povo através dos pastores Waggoner e Jones. Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus" (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, edição de 1895, págs. 91 e 92) .

Nota: Esta introspecção e o vídeo dessa lição do Pastor Paul Penno estão na Internet em: http://1888mpm.org

_____________________________