quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Lição 13 – Reavivamento prometido: missão cumprida, por Paulo Penno



Para 21 a 28 de setembro de 2013


Nossa liderança da igreja está obviamente nos exortando a "reavivamento e reforma" neste trimestre de lições da Escola Sabatina. Esta é apenas uma extensão de um impulso recente nesse sentido desde a Assembléia da Associação Geral de 2010, em Atlanta. Mas este é apenas o mais recente ciclo de "exortações" desde 1888.
Por que estes repetidos apelos de "reavivamento e reforma"? É a natureza do “Reavivamento e Reforma” temporária, apenas para ser necessariamente reiniciada novamente? Ou tem a Testemunha Verdadeira uma solução permanente para a nossa “mornidão” espiritual?
Nossa lição 13 em "O Prometido Reavivamento" apresenta muitas coisas boas da Bíblia sobre "a chuva serôdia”. Corretamente identifica o evangelho da "mensagem de amor e verdade de Deus" com o anjo de Apoc. 18:1.1 Um número de citações encorajadoras espalhadas por toda a lição, extraídos da Bíblia e do Espírito de Profecia, indicam o resultado vitorioso.
O elo perdido é o da "Chuva Serôdia" dada como chuveiros iniciais em 1888. "O Senhor, em Sua grande misericórdia, enviou uma mensagem mui preciosa a Seu povo através dos pastores Waggoner e Jones. ... Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a mensagem do terceiro anjo, que deve ser proclamada com grande voz, e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida". 2
O que se resistiu em 1888 e anos que se seguiram, e ainda até hoje é à "chuva serôdia". Ellen White confirma que a "chuva serôdia" foi objeto de oposição. Houve "oposição manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor dada através dos irmãos [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones. Por excitar essa oposição Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo [chuva serôdia] que Deus desejava transmitir-lhe. O inimigo os impediu de obter a eficácia que poderiam ter tido em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia de Pentecostes [chuva temporã]". [3]
Essencialmente, o que estamos sendo convidados a fazer é submeter-nos, estudar e orar pelo derramamento do Espírito Santo em proporções de chuva serôdia, quando, na verdade, Cristo já no-la concedeu em nossa história.4 Estamos sendo informados de que os leigos são os grandes obstáculos a tal efusão do Espírito, porque "os nossos líderes estão nos chamando para isso".5 O fato é que "a luz que deve iluminar toda a Terra com a sua glória [Apoc. 18:1 ] foi resistida, e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo".6
A posição que os nossos irmãos tomam sobre, se a Igreja aceitou a mensagem de 1888, é de que, inicialmente, houve resistência. No entanto, a justificação pela fé ganhou força entre a liderança. Foi totalmente acolhida. É a nossa mensagem evangelística para o mundo.
O que precisamos entender claramente é que a igreja está ensinando a justificação pela fé, mas é a compreensão evangélica da justificação. Será que Jesus conserta pessoas tortas com um perdão legal? Será que crer em Jesus corrige um problema de auditoria com respeito as contas celestiais do pecador? Os evangélicos ensinam que, crendo, a pessoa é legalmente justificada, e a santificação nunca será concluída senão por ocasião da segunda vinda de Cristo. Devem os adventistas do sétimo dia ensinar o que as outras igrejas ensinam sobre a justificação pela fé?
"A verdade do evangelho" é uma compreensão da justificação pela fé que é coerente com, e paralela à ideia da purificação do santuário celestial. A palavra "justificação" ou "justiça" significa endireitar o que está torto. Qual são as boas novas de mudança de coração que podem mudar a alienação e resistência que o povo de Deus tem para com Ele?
Cristo não morreu como aquele que toma uma pausa de férias de todas as tensões de perseguição e rejeição para ficar longe de tudo isso. Ele fez a escolha de desistir de todas as reivindicações futuras à Divindade e a um relacionamento com Seu Pai. A cruz foi a demonstração mais completa e absoluta de Ágape como jamais havia sido revelada à humanidade.
Precisamos ver o “sangue” de Cristo. "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões" (2ª Cor. 5:19). Deus fez o sacrifício e assim o fez Cristo, a fim de eliminar nossa "inimizade" contra Ele. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito" (João 3:16). Deus fez o sacrifício a fim de ganhar os nossos corações.
Quando você "contempla" a expiação dEles e aprecia o que Lhes custou sacrificar tudo, então pode dizer que tem fé autêntica. Experimenta o perdão dos pecados. O perdão envolve algo mais do que um ajuste legal para as suas contas registradas nos livros celestes. Você aprecia o sacrifício. Você se identifica plenamente com Aquele ”que me amou e Se entregou a Si mesmo por mim" (Gal. 2:20).
Considerar a Jesus como um sacerdote que perdoa o pecado, para que possa ser repetido vez após vez, simplesmente para ser perdoado de novo, é manter-se no ministério do primeiro compartimento do santuário celestial. Seria Jesus cúmplice de tal reincidência? Um mero entendimento legal da justificação pela fé é não compreender completamente a Sua segunda fase do ministério.
Este é o lugar onde os evangélicos estão incluindo muitos adventistas. É um maravilhoso ministério do perdão legal de pecados que Jesus realizou por 1800 anos na primeira fase (*de Seu ministério no santuário celestial). Se você está planejando morrer, certifique -se de que seus pecados estão perdoados. Você vai chegar à ressurreição na segunda vinda.
Mas Jesus não está mais lá (*no primeiro compartimento do santuário celestial). Ele está na segunda fase desde 1844 (*e assim, atua agora no santíssimo do santuário celestial). E devemos estar interessados no que Ele quer. Perdoar pecados vez após vez poderia continuar para sempre sem qualquer solução para o problema do pecado. Seria deixar para sempre o nosso Sumo Sacerdote em constrangimento por Satanás ter inventado algo, o pecado, para o qual o evangelho não tem a solução para salvar. Satanás iria ganhar a vitória contra Cristo, na hora do juízo de Deus. Satanás venceria o conflito dos séculos.
O que Jesus quer? Deve ser o que queremos. Nós finalmente paramos de pensar sobre o que queremos egoisticamente. Finalmente paramos de pensar sobre o caminho mais fácil para o céu — a rota de fuga subterrânea. Jesus vai preparar um povo disposto, um povo purificado, para a trasladação sem ver a morte na Sua segunda vinda. Serão uma messe totalmente amadurecida—os 144.000—selados com o amor altruísta de Deus, do qual o Sábado do sétimo dia é o sinal visível.
Isso é o que levou Ellen White a regozijar-se na mensagem de 1888. Ela viu, na mensagem daqueles dois pastores, um entendimento da justificação pela fé compatível com a ideia de purificação do santuário. Justificação "se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus".7 Em outras palavras, aqui está o mais claro evangelho de todos, porque está em harmonia com a lei de Deus.
Se pudermos começar a entender a nossa própria oposição e resistência a Cristo como uma denominação, então a nossa história estará apenas a um batimento de coração de distância do Calvário. Uma vez vejamos o nosso verdadeiro envolvimento com a crucificação de Cristo, estaremos preparados para reconhecer a nossa participação no pecado de rejeitar a chuva serôdia e a mensagem do alto clamor de 1888. Já não podemos presunçosamente esquivar-nos, dizendo: "não é problema meu, eu não era nem nascido, então”, mais do que podemos descartar o nosso envolvimento com a cruz. Tão certo quanto a sombra do Calvário paira sobre os judeus como uma nação, certamente assim paira a sombra de 1888 sobre nós como igreja. "Tal como os judeus”.
A chuva serôdia será, portanto, um dom do Espírito Santo que trará a convicção verdadeira e final do pecado que só Ele pode trazer aos corações humanos: a culpa da crucificação de Cristo é o nosso pecado. Mas isso é uma verdade que ainda não compreendemos claramente. Quando o povo de Deus captar plenamente essa realidade, haverá o maior arrependimento de todos os tempos:
*“Mas sobre a casa de Davi (a liderança da igreja), e sobre os habitantes de Jerusalém (os membros da igreja), derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para Mim, a quem traspassaram; e pranteá-Lo-ão sobre Ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por Ele, como se chora amargamente pelo primogênito” (Zac. 12:10).
*“Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi (a liderança da igreja), e para os habitantes de Jerusalém (os membros da igreja), para purificação do pecado e da imundícia (13:1). Tornar-se-á a experiência "final" de reconciliação com Cristo, algo conhecido como "expiação final”.
Isso vai possibilitar um movimento, uma reforma e um reavivamento auto- propagável e permanente, um segundo "Pentecostes", uma mensagem a ser proclamada em todo o mundo que vai "iluminar a terra com glória" e preparar um povo para a volta de Cristo.

-- Paul E. Penno
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Notas:

[1] Lição de domingo, 22 de setembro.
[2 ] Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91-92 (grifo nosso ).
[3] Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 234-235 (grifo nosso ).
[4] “Essa é a razão do chamado feito pelos nossos líderes nesta direção [estão nos chamando para um "reavivamento e reforma"]. Porém, isso não ocorrerá, senão pela obra do Espírito Santo em nosso coração, e isso não acontecerá até que escolhamos nos entregar de todo o coração e mente ao Senhor" (lição de sexta-feira, dia 27 de setembro, pergunta para reflexão de nº 4).
[5] Como incluímos entre colchetes, na citação da nota 4, acima, nossos líderes estão nos chamando para um "reavivamento e reforma". Lição de sexta-feira, dia 27 de setembro.
[6] Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 235 (grifo nosso).
[7] Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 92.

Nota: Esta lição, e o vídeo dela, do Pastor Paulo Penno estão na Internet em: http://1888mpm.org
_________________________