Para 21 a 28 de setembro de 2013
Nossa liderança da igreja está obviamente nos exortando
a "reavivamento e reforma" neste trimestre de lições da Escola
Sabatina. Esta é apenas uma extensão de um impulso recente nesse sentido desde
a Assembléia da Associação Geral de 2010, em Atlanta. Mas este é apenas o mais
recente ciclo de "exortações" desde 1888.
Por que estes repetidos apelos de "reavivamento e
reforma"? É a natureza do “Reavivamento e Reforma” temporária, apenas para
ser necessariamente reiniciada novamente? Ou tem a Testemunha Verdadeira uma
solução permanente para a nossa “mornidão” espiritual?
Nossa lição 13 em "O Prometido Reavivamento"
apresenta muitas coisas boas da Bíblia sobre "a chuva serôdia”. Corretamente
identifica o evangelho da "mensagem de amor e verdade de Deus"
com o anjo de Apoc. 18:1.1 Um
número de citações encorajadoras espalhadas por toda a lição, extraídos da
Bíblia e do Espírito de Profecia, indicam o resultado vitorioso.
O elo perdido é o da "Chuva Serôdia" dada
como chuveiros iniciais em 1888. "O Senhor, em Sua grande misericórdia,
enviou uma mensagem mui preciosa a Seu povo através dos pastores Waggoner e
Jones. ... Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a mensagem do
terceiro anjo, que deve ser proclamada com grande voz, e regada com o derramamento
de Seu Espírito Santo em grande medida". 2
O que se resistiu em 1888 e anos que se seguiram, e
ainda até hoje é à "chuva serôdia". Ellen White confirma que a
"chuva serôdia" foi objeto de oposição. Houve "oposição
manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor dada através dos irmãos
[E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones. Por excitar essa oposição Satanás teve êxito
em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo
[chuva serôdia] que Deus desejava transmitir-lhe. O inimigo os impediu de obter
a eficácia que poderiam ter tido em levar a verdade ao mundo, como os
apóstolos a proclamaram depois do dia de Pentecostes [chuva temporã]". [3]
Essencialmente, o que estamos sendo convidados a fazer
é submeter-nos, estudar e orar pelo derramamento do Espírito Santo em
proporções de chuva serôdia, quando, na verdade, Cristo já no-la concedeu em
nossa história.4 Estamos
sendo informados de que os leigos são os grandes obstáculos a tal efusão do
Espírito, porque "os nossos líderes estão nos chamando para isso".5 O fato é que "a luz que deve iluminar toda a
Terra com a sua glória [Apoc. 18:1 ] foi resistida, e pela ação de nossos
próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo".6
A posição que os nossos irmãos tomam sobre, se a
Igreja aceitou a mensagem de 1888, é de que, inicialmente, houve resistência.
No entanto, a justificação pela fé ganhou força entre a liderança. Foi
totalmente acolhida. É a nossa mensagem evangelística para o mundo.
O que precisamos entender claramente é que a igreja
está ensinando a justificação pela fé, mas é a compreensão evangélica da
justificação. Será que Jesus conserta pessoas tortas com um perdão legal? Será que
crer em Jesus corrige um problema de auditoria com respeito as contas celestiais
do pecador? Os evangélicos ensinam que, crendo, a pessoa é legalmente
justificada, e a santificação nunca será concluída senão por ocasião da segunda
vinda de Cristo. Devem os adventistas do sétimo dia ensinar o que as outras
igrejas ensinam sobre a justificação pela fé?
"A verdade do evangelho" é uma compreensão
da justificação pela fé que é coerente com, e paralela à ideia da purificação
do santuário celestial. A palavra "justificação" ou
"justiça" significa endireitar o que está torto. Qual são as boas
novas de mudança de coração que podem mudar a alienação e resistência que o
povo de Deus tem para com Ele?
Cristo não morreu como aquele que toma uma pausa de férias
de todas as tensões de perseguição e rejeição para ficar longe de tudo isso.
Ele fez a escolha de desistir de todas as reivindicações futuras à Divindade e a
um relacionamento com Seu Pai. A cruz foi a demonstração mais completa e
absoluta de Ágape como jamais havia
sido revelada à humanidade.
Precisamos ver o “sangue” de Cristo. "Deus estava em Cristo reconciliando
consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões" (2ª
Cor. 5:19). Deus fez o sacrifício e assim o fez Cristo, a fim de eliminar nossa
"inimizade" contra Ele. "Porque
Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito" (João
3:16). Deus fez o sacrifício a fim de ganhar os nossos corações.
Quando você "contempla" a expiação dEles e
aprecia o que Lhes custou sacrificar tudo, então pode dizer que tem fé
autêntica. Experimenta o perdão dos pecados. O perdão envolve algo mais do que
um ajuste legal para as suas contas registradas nos livros celestes. Você
aprecia o sacrifício. Você se identifica plenamente com Aquele ”que me amou e Se entregou a Si mesmo por
mim" (Gal. 2:20).
Considerar a Jesus como um sacerdote que perdoa o
pecado, para que possa ser repetido vez após vez, simplesmente para ser
perdoado de novo, é manter-se no ministério do primeiro compartimento do
santuário celestial. Seria Jesus cúmplice de tal reincidência? Um mero
entendimento legal da justificação pela fé é não compreender completamente a
Sua segunda fase do ministério.
Este é o lugar onde os evangélicos estão incluindo
muitos adventistas. É um maravilhoso ministério do perdão legal de pecados que
Jesus realizou por 1800 anos na primeira fase (*de Seu ministério no santuário
celestial). Se você está planejando morrer, certifique -se de que seus pecados
estão perdoados. Você
vai chegar à ressurreição na segunda vinda.
Mas Jesus não está mais lá (*no primeiro compartimento
do santuário celestial). Ele está na segunda fase desde 1844 (*e assim, atua
agora no santíssimo do santuário celestial). E devemos estar interessados no
que Ele quer. Perdoar pecados vez após vez poderia continuar para sempre sem
qualquer solução para o problema do pecado. Seria deixar para sempre o nosso
Sumo Sacerdote em constrangimento por Satanás ter inventado algo, o pecado,
para o qual o evangelho não tem a solução para salvar. Satanás iria ganhar a
vitória contra Cristo, na hora do juízo de Deus. Satanás venceria o conflito
dos séculos.
O
que Jesus quer? Deve ser o que queremos. Nós finalmente paramos de
pensar sobre o que queremos egoisticamente. Finalmente paramos de pensar sobre
o caminho mais fácil para o céu — a rota de fuga subterrânea. Jesus vai
preparar um povo disposto, um povo purificado, para a trasladação sem ver a
morte na Sua segunda vinda. Serão uma messe totalmente amadurecida—os 144.000—selados
com o amor altruísta de Deus, do qual o Sábado do sétimo dia é o sinal visível.
Isso é o que levou Ellen White a regozijar-se na
mensagem de 1888. Ela viu, na mensagem daqueles dois pastores, um entendimento da
justificação pela fé compatível com a ideia de purificação do santuário.
Justificação "se manifesta na obediência a todos os mandamentos de
Deus".7 Em outras palavras,
aqui está o mais claro evangelho de todos, porque está em harmonia com a lei de
Deus.
Se pudermos começar a entender a nossa própria
oposição e resistência a Cristo como uma denominação, então a nossa história estará
apenas a um batimento de coração de distância do Calvário. Uma vez vejamos o nosso
verdadeiro envolvimento com a crucificação de Cristo, estaremos preparados para
reconhecer a nossa participação no pecado de rejeitar a chuva serôdia e a
mensagem do alto clamor de 1888. Já não podemos presunçosamente esquivar-nos, dizendo: "não é problema meu, eu não era nem nascido,
então”, mais do que podemos descartar o nosso envolvimento com a cruz. Tão
certo quanto a sombra do Calvário paira sobre os judeus como uma nação,
certamente assim paira a sombra de 1888 sobre nós como igreja. "Tal como os judeus”.
A chuva serôdia será, portanto, um dom do Espírito
Santo que trará a convicção verdadeira e final do pecado que só Ele pode trazer
aos corações humanos: a culpa da crucificação de Cristo é o nosso
pecado. Mas isso é uma verdade que ainda não compreendemos claramente. Quando o
povo de Deus captar plenamente essa realidade, haverá o maior arrependimento de
todos os tempos:
*“Mas sobre a
casa de Davi (a liderança da igreja), e
sobre os habitantes de Jerusalém (os membros da igreja), derramarei o Espírito de graça e de
súplicas; e olharão para Mim, a quem traspassaram; e pranteá-Lo-ão sobre Ele,
como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por Ele, como
se chora amargamente pelo primogênito” (Zac. 12:10).
*“Naquele dia
haverá uma fonte aberta para a casa de Davi (a liderança da igreja), e para os habitantes de Jerusalém (os
membros da igreja), para purificação do
pecado e da imundícia (13:1). Tornar-se-á
a experiência "final" de reconciliação com Cristo, algo conhecido
como "expiação final”.
Isso vai possibilitar um movimento, uma reforma e um reavivamento
auto- propagável e permanente, um segundo "Pentecostes", uma mensagem
a ser proclamada em todo o mundo que vai "iluminar
a terra com glória" e preparar um povo para a volta de Cristo.
-- Paul E.
Penno
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na
cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da
IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX
(510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de
teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou
uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a
qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen
G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os
Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos
anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai
dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente
escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando
a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Notas:
[1] Lição de domingo, 22 de
setembro.
[2 ] Testemunhos Para
Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91-92 (grifo nosso ).
[3] Mensagens Escolhidas,
vol. 1, págs. 234-235 (grifo nosso ).
[4] “Essa é a razão do chamado
feito pelos nossos líderes nesta direção [estão nos chamando para um
"reavivamento e reforma"]. Porém, isso não ocorrerá, senão pela obra
do Espírito Santo em nosso coração, e isso não acontecerá até que escolhamos
nos entregar de todo o coração e mente ao Senhor" (lição de sexta-feira,
dia 27 de setembro, pergunta para reflexão de nº 4).
[5] Como
incluímos entre colchetes, na citação da nota 4, acima, nossos líderes estão
nos chamando para um "reavivamento e reforma". Lição de sexta-feira, dia
27 de setembro.
[6] Mensagens Escolhidas,
vol. 1, p. 235 (grifo nosso).
[7] Testemunhos Para Ministros
e Obreiros Evangélicos, pág. 92.
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