quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Lição 1 - Os Discípulos e as Escrituras, por Paul E. Penno



28 de dezembro a 4 de janeiro de 2014



Estas novas lições sobre "Discipulado" são ricas em textos das Escrituras e do Espírito de Profecia, digno de oração e estudo ao longo deste novo trimestre.
Faça uma escolha logo de início, ao você abrir o guia de estudos das lições deste trimestre, que você irá responder à persuasão do Espírito Santo quando Ele lhe apelar a ler a Palavra, que é o coração das próprias lições.
A Bíblia é o livro que o Senhor pretende que devemos não apenas ler fielmente, mas marcá-la de forma que o Espírito Santo acompanhante possa nos indicar, de modo que sua Bíblia se torne um livro pessoal para você, lembrando de momentos preciosos que tenha desfrutado a sós com Jesus.
Assim, a sua Bíblia pessoal será especial, como ninguém mais — será uma parte de você. A Palavra vai se tornar "carne" em você — um milagre relacionado com o que João 1:14 descreve, "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós e vimos a Sua glória, como a glória do unigênito [Filho] do Pai"!
Trabalhamos dia e noite apenas para pagar todas as contas e para providenciar o necessário para as férias e recreação. Queremos ter certeza que nossas crianças tenham melhores oportunidades do que nós tivemos, e simplesmente não parece termos tempo de "examinar as Escrituras cada dia" para ver se as coisas são realmente verdade. Estamos simplesmente ocupados em fazer o nosso dever!
Não lemos que Jesus condene as pessoas ocupadas, mas, com certeza, Ele sente por elas. Ele está preocupado, pois elas estão em perigo. Tão gentilmente quanto Ele possa encontrar palavras para expressar sua preocupação Ele diz: "Tenha cuidado, para que não aconteça que vocês se sobrecarreguem... dos cuidados desta vida, ou que aquele Dia venha sobre vós de improviso como um laço... Esteja alerta e ore sempre para que você tenha força para passar com segurança através de todas essas coisas..." (Lucas 21:34-36, Bíblia Boas Novas).
Ellen G. White escreveu algumas sérias palavras: "O verdadeiro amor por Jesus levará à análise acurada e sincera quanto ao que é a verdade... Aquele que é demasiado indolente para fazer ansiosa busca da verdade com oração, será deixado a receber erros que devem provocar a ruína de sua alma."1 Não há necessidade de ser pego nessa "armadilha." Jesus era mais ocupado do que você ou eu jamais estivemos, mas o Pai, O despertava cedo todas as manhãs para estudar e orar (Isaías 50:4, 5). A diferença importante entre Ele e nós é que Ele não Se "rebelou." Lembre-se, Ele toma a iniciativa de manter um "relacionamento" com você, assim como o Pai fez com Jesus. Você também pode responder a Sua iniciativa. Estude e aprenda, "todos os dias." Não se "rebele".
"Nova Luz" ou "Velha Luz"? É a luz da mensagem de Apocalipse 18 "nova luz" ou "velha luz"? Em certo sentido, é, de fato, "velha luz", porque Salomão diz: "nada há de novo debaixo do sol" (*Ecl. 1:9). Mesmo Jesus não ensinou "nova luz". Mas por qualquer padrão humano de avaliação Sua mensagem era "nova preciosa luz" para este mundo escuro! "Como um ensino estranho e novo, estas palavras [de Cristo] caem nos ouvidos da multidão admirada."2 Ellen White muitas vezes diz praticamente a mesma coisa em relação à mensagem de Jones e Waggoner.
Por quase um longo tempo, tem havido uma obsessão com a ideia de que a mensagem de 1888 não era "nova luz," mas era apenas uma nova ênfase do que as igrejas protestantes ensinaram no século 19. No entanto, nunca Ellen White a identificou como uma "nova ênfase," e tal posição requer, logicamente, (*a conclusão de) que as igrejas protestantes ensinaram “a mensagem do terceiro anjo, em verdade."
Nenhuma geração do povo de Deus já foi trasladada sem ver a morte; nunca antes "a seara da terra" esteve "madura" para a foice do Salvador. Era intenção do Senhor que a mensagem de 1888 preparasse um povo para a trasladação e para a colheita. Não requereria isto que a mensagem fosse mais madura e desenvolvida do que qualquer geração anterior já tinha professado?
A verdadeira questão permanece: será que a luz da mensagem do alto clamor contêm verdades não enunciados por Lutero, Calvino, Wesley, Moody, Spurgeon, Billy Graham, etc. – mesmo pelo apóstolo Paulo ?
Enquanto Ellen White diz que Lutero ensinou "claramente a justificação pela fé," ela também afirma que ele não proclamar o evangelho completo como ele deve ainda ser proclamado, pois "esta mensagem é uma parte do evangelho que só poderia ser pregada nos últimos dias. ... Os reformadores não a proclamaram."3 Se os reformadores não proclamaram o evangelho completo, tinham eles toda a luz?
É apropriado, portanto, reconhecer que a mensagem que deverá preparar o grão para a colheita deve incluir "uma parte do evangelho", que os Reformadores não proclamaram. "O evangelho" é a justificação pela fé, que é a "terceira mensagem angélica, em verdade.” A luz que os Reformadores não viram e proclamaram seria, obviamente, "nova luz," tanto quanto as pessoas de 1888 estavam preocupadas.
Ellen White acrescenta a declaração chocante: "Paulo, como vimos, não a pregou."4 Não pregou o quê? "Uma parte do evangelho que poderia ser proclamada somente nos últimos dias." Essa "parte do evangelho" não é um frio cálculo matemático de 2.300 dias. A novidade da mensagem de 1888 foi a sua relação da justificação pela fé com a verdade singular da hora do juízo da purificação do santuário.5
Ela diz que Jones e Waggoner "descobriram o metal precioso nos ricos veios da verdade. ... que esteve escondido por muito tempo."6 Nenhum "minério precioso" é sempre "novo", porque é sempre o velho minério, que foi enterrado na terra desde a criação. Mas por todos os padrões de comunicação humana, algo "descoberto" que o mundo nunca viu antes é (*chamado de) "novo".
Ellen White ficou impressionada com esta realidade a respeito de Paulo. Ela diz que "grandes verdades que têm permanecido ignoradas e invisíveis, desde o dia de Pentecostes, estarão a brilhar" no futuro.7 Desde quando? Desde o dia de Lutero? de Paulo? Não. "Desde o dia de Pentecostes." Portanto é lógico que há algumas "grandes verdades" "do evangelho" que Paulo não ensinou, porque o dia de Pentecostes precedeu o ministério de Paulo.
Existe uma "grande verdade" que brilhava claramente no Dia de Pentecostes, que até mesmo o apóstolo Paulo não pregou? Falando àquela grande multidão de milhares de pessoas de muitas nações e línguas, Pedro corajosamente declarou que eles tinham crucificado o Filho de Deus: "Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel, que a esse Jesus a quem vós crucificastes, Deus o fez, Senhor e Cristo" (Atos 2:36). Poucos dias depois, disse-lhes: "Vós negastes o Santo e o Justo,... e matastes o Príncipe da vida" (3:14,15). Nada nas epístolas de Paulo é tão forte, tão diretamente argumentativo!
O que aconteceu no dia de Pentecostes? Um arrependimento mais profundo do que jamais foi conhecido. O assassinato do Filho de Deus é o maior pecado (*jamais) cometido; arrependimento por aquele pecado é o maior que um coração humano pode imaginar. Você acha que pode ser possível que o sermão de Pedro se aplique a nós hoje?


- Paul E. Penno



Notas (de Ellen G. White):

[1] Review and Herald, 8 de fevereiro de 1881 .
[2] O Maior Discurso de Cristo, p. 6 (itálicos acrescentados) .
[3] O Grande Conflito, p. 356.
[4] Ibidem;
[5] cf . Primeiros Escritos, pág. 254 .
[6] Review and Herald, "As trevas não a compreenderam", 3 junho de 1890;
[7] Fundamentos da Educação Cristã , pág. 473 .          


Nota: Esta introspecção e o vídeo da lição 1, do Pastor Paulo E. Penno estão na Internet em:
http://1888mpm.org

__________________________________