sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Lição 13 - O Novo e Vivo Caminho



Para 21 a 28 de dezembro de 2013



"Na Sua vinda na carne—tendo sido feito em todas coisas como nós, e tendo sido tentado em todos pontos como somos — Ele identificou-Se com cada alma humana, exatamente onde essa alma está. E do lugar onde cada alma humana está, Ele consagrou para essa alma um novo e vivo caminho através de todas as vicissitudes e experiências de uma vida inteira, e mesmo através da morte e da sepultura, no Santíssimo na mão direita de Deus para sempre.
"Oh! aquele caminho consagrado! Consagrado pela Suas tentações e sofrimentos, pela Suas orações e lágrimas, pela Sua vida santa e morte sacrifical, pela Sua triunfante ressurreição e ascensão gloriosa, e pela Sua entrada triunfal no Santíssimo, à mão direita do trono da Majestade nos céus!
"E este "caminho" Ele consagrou para nós. Como Ele Se tornou um de nós, fez deste caminho nosso caminho; ele pertence a nós. Ele dotou cada alma com o divino direito de trilhar neste consagrado caminho; e por Ele ter feito isto, tendo-o feito na carne — na nossa carne — tornou possível, sim, Ele deu garantia real, que cada alma humana pode andar nesse caminho, em tudo que esse caminho significa; e através dele entrar plena e livremente no lugar Santíssimo.
“Ele, como um de nós, na nossa natureza humana, fraco como nós, carregado com os pecados do mundo, na nossa carne pecaminosa, neste mundo, viveu uma vida inteira, “santa”, inocente, pura, separado dos pecadores, e foi “feito mais sublime do que os céus”. E foi assim que Ele fez e consagrou um caminho, pelo qual nEle cada crente pode, neste mundo, e durante uma vida inteira viver uma vida santa, inocente, pura, separada dos pecadores. A conseqüência desta vida é que ele será feito, com Ele, mais sublime do que os céus.
“A perfeição, perfeição de caráter, é o alvo do cristão.—perfeição obtida na carne humana neste mundo. Cristo atingiu-a em carne humana neste mundo e assim fez e consagrou um caminho pelo qual, nEle, cada crente pode obter a mesma. Ele, a tendo alcançado, tornou-Se nosso grande Sumo Sacerdote, pelo Seu ministério sacerdotal, no verdadeiro santuário, para habilitar-nos a obtê-la.
"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é O que prometeu (Hebreus 10: 19-23). (Alonzo T. Jones, em O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã, págs. 82-84).
Permitiremos nós que Ele faça isso em nós? Ele está desejoso de o fazer, e só não o fará se O obstarmos. Por lutar com Deus, como Jacó, até recebermos a bênção, nós permitimos que o "óleo" do Espírito Santo nos traga à experiência da perfeição que Ele nos deu pela Sua consagração — Seu caráter justo — como Ele a entende, não como nós entendemos perfeição.
A ideia é que se negamos que Cristo não pode vir à nossa carne e nos dar Sua vitória sobre o pecado, nós partilhamos do espírito do anticristo. Nós não podemos ver como é possível Deus mudar nossas mentes para dar-nos vitória, mas insistir que queremos ver exatamente como Ele o fará, é andar por visão, não por fé.
Uma das abençoadas coisas que a mensagem de 1888 nos diz é que quando estamos "em Cristo", Sua vitória é nossa vitória. Não é que nos é dada força suficiente para superar a tentação, nós somos instados: "deixe esta mente estar em você, que também esteve em Cristo Jesus” (Fil. 2:5, KJV). Sua vitória na semelhança da nossa carne torna-se nossa vitória pela fé.
O Dia da Expiação envolvia o limpar do pecado o templo individual da alma, algo espontâneo visto que Deus nunca forçará.
O Salmista declara, "O Teu caminho, ó Deus, está no santuário" (Salmo 77:13 ARC). O Dia da Expiação demonstra o novo e vivo caminho, que Cristo, pela Sua carne, consagrou para nós. “Ele, vindo na carne, identificando-Se com a humanidade na carne, consagrou-nos, a nós que estamos nesta carne, um caminho daqui onde estamos para lá onde Ele está atualmente, ou seja, à mão direita do trono da Majestade nos céus no lugar santíssimo” (ibidem, pág. 82).
Os sacrifícios e o serviço do santuário terreno não podiam tirar os pecados dos homens, e, portanto, não os podia trazer a esta perfeição. Mas o sacrifício e o ministério do verdadeiro Sumo Sacerdote no santuário e no verdadeiro santuário realizam isto. Isto tira totalmente cada pecado. E o adorador é tão verdadeiramente perdoado que “não tem mais consciência dos pecados” (Heb. 10:2).
No dia da Expiação “cada homem deveria afligir a sua alma, enquanto prosseguia a obra da expiação. Toda ocupação era posta de lado, e toda a congregação de Israel passava o dia em humilhação solene perante Deus, com jejum e profundo exame de coração” (Patriarcas e Profetas pág. 355).
Você pode hoje chegar na presença de Deus. Paulo nos diz que isto é possível: “... pelo sangue de Jesus” (Hebreus 10:19). Mas leia o verso todo, e você verá que podemos ser mesmo audaciosos e destemidos: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus.”
E Paulo continua, “Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne (vs. 20).
O bem respeitado e conhecido teólogo austríaco, o Dr. Karl Bart, declarou, em Church Dogmatic, Vol. I, parte 2, pág. 151, que carne, “sarks”, no grego, “é a forma concreta da natureza humana, marcada pela queda de Adão”.
O dicionário Revised Bauer-Arndt-Gingrich Greek Lexicon, diz que a palavra “sarx” (Gr.), “carne”, é a tendência dentro do homem caído para desobedecer a Deus em todas as áreas da vida; o instrumento desejoso do pecado (particularmente nos escritos de Paulo).
O Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, pág. 462, diz que “Carne,’ aqui, designa a humanidade de Jesus (veja hebreus 5:7 e João 1:14). O termo compreende tudo que estava envolvido no primeiro advento de Cristo a esta terra, inclusive Sua morte sacrifical. ... Sua experiência da encarnação tornou possível nossa entrada no ‘Santíssimo’’.
Então Paulo, no vs. 22 nos desafia: "Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.”
O caminho para o santuário envolverá a perfeição do povo de Deus, tendo nossa consciência má aspergida, lavada. Entrar no Lugar Santíssimo é uma experiência espiritual ao sermos lavados com o sangue e a água de Jesus.
Esta gloriosa promessa levou o salmista a exclamar radiantemente “O teu caminho, ó Deus, está no santuário,” Sal. 77:13.
Este caminho para o Santíssimo foi consagrado por Jesus por viver Sua vida perfeita na Sua carne, isso é, na carne humana caída, pecaminosa, que Ele assumiu na encarnação. Hebreus 2:14 diz, "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas,”
Você vê, o ministério Sumo sacerdotal no Santíssimo do Santuário celestial, é através de um Sumo Sacerdote divino-humano, que assumiu a natureza pecaminosa que tenho, e, mesmo revestido deste equipamento desfavorável, defeituoso, pelo poder de Deus venceu o inimigo, e não pecou, em momento algum.
Assim Ele sempre foi, continuará sendo, e é “Santo, Santo, Santo”, Isaias 6:3 e Apoc. 4:8 (confira também: Marcos 1:24; Lucas 1:35; 4:34; João 14:30, etc...), pois nunca pecou. Esta verdade é parte essencial da “mui preciosa mensagem” que “o Senhor, em Sua grande misericórdia”, nos enviou há mais de 120 anos atrás através de dois mensageiros. (*Veja Testemunhos para Ministros, págs. 91 em diante).
O trio de 1888 — E.G.W., Waggoner e Jones — que como o trio — Moises, Arão e Mirian — defrontaram a liderança de então. Alonzo T. Jones, assim se expressa:
"Na Sua vinda na carne—tendo sido feito em todas coisas como nós, e tendo sido tentado em todos pontos como somos — Ele identificou-Se com cada alma humana exatamente onde essa alma está. E do lugar onde cada alma humana está, Ele consagrou para essa alma um novo e vivo caminho para lá, aonde Ele está, à mão direita de Deus, através de todas as vicissitudes e experiências de uma vida inteira, e mesmo através da morte, da sepultura.
"Oh! aquele caminho consagrado! Consagrado pela Suas tentações e sofrimentos, pela Suas orações e lágrimas, pela Sua vida santa e morte sacrifical, pela Sua triunfante ressurreição e ascensão gloriosa, e pela Sua entrada triunfal no Santíssimo, à mão direita do trono da Majestade nos céus!
"E este "caminho" Ele consagrou para nós. Ele, tendo se tornado um de nós, fez deste caminho nosso caminho; ele pertence a nós. Ele dotou cada alma com o divino direito de trilhar neste caminho consagrado, e por Ele ter feito isto, tendo-o feito na carne — na nossa carne caída — tornou possível, sim, Ele deu garantia real, que cada alma humana pode andar nesse caminho, em tudo que esse caminho é, e por ele entrar plena e livremente no Santíssimo. ...” (Grifos nossos).
“A perfeição, perfeição de caráter, é o alvo do cristão.—perfeição obtida na carne humana neste mundo. Cristo atingiu-a em carne humana neste mundo e assim fez e consagrou um caminho pelo qual, nEle, cada crente pode nele trilhar. Ele, a tendo alcançado, tornou-Se nosso grande Sumo Sacerdote, pelo Seu ministério sacerdotal, no verdadeiro santuário, para habilitar-nos a obtê-la.
"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é O que prometeu (Hebreus 10: 19-23). (O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã, págs. 82-84).
Alguns acham isto um paradoxo inacreditável. A. T. Jones (*um dos dois mensageiros de 1888) o descreveu assim:
"Eles dizem, 'eu não posso ver como, se estou em Cristo, eu deva reconhecer-me um desamparado pecador; pensei que se estava em Cristo, então eu podia agradecer ao Senhor que eu era bom, santo, inteiramente perfeito, santificado, e todo isso'. Por que não?. Ele é. Quando você está em Cristo, Ele (Cristo) é perfeito, Ele é justo, Ele é santo e nunca erra, e Sua santidade é imputada a você—é dada a você. Sua fidelidade, Sua perfeição é minha, mas eu não sou isso. ( Sermão de nº 9, do Boletim da Conferência Geral de 1893, pág. 178; A Terceira Mensagem Angélica, pág. 63).
Ele, através da Sua Palavra, está desejoso de recriar a nossa mente, se O permitirmos. Sua Palavra é Ele próprio. Ele é o Verbo (João 1:1). Da mesma forma Ele deseja recriar-nos. A salvação de nossas almas é uma recriação de nossas mentes. “Vivifica-me, ó Senhor, segundo a Tua palavra” (Salmos 119:107). “Apresente Cristo a Satanás em cada tentação. Mostre Cristo ao inimigo, Diga-lhe: “está escrito ( Mat. 4: 4, 7 e 10, e Lucas 4: 4, 8 e 10). “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).
1ª João 4: 1-3: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.
E finalizando,
Fil. 2: 5:
“De sorte que haja em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus”
Oremos:
"Senhor, dá-me a mente de Cristo. Eu não tenho nenhuma força em mim para que Tu possas adicionar a ela; necessito de uma completa recriação de minha mente e vontade".