Para 21 a
28 de dezembro de 2013
"Na Sua vinda na carne—tendo sido feito em
todas coisas como nós, e tendo sido tentado em todos pontos como somos — Ele
identificou-Se com cada alma humana, exatamente onde essa alma está. E do lugar
onde cada alma humana está, Ele consagrou para essa alma um novo e vivo caminho através
de todas as vicissitudes e experiências de uma vida inteira, e mesmo através da
morte e da sepultura, no Santíssimo na mão direita de Deus para sempre.
"Oh! aquele caminho consagrado! Consagrado
pela Suas tentações e sofrimentos, pela Suas orações e lágrimas, pela Sua vida
santa e morte sacrifical, pela Sua triunfante ressurreição e ascensão gloriosa,
e pela Sua entrada triunfal no Santíssimo, à mão direita do trono da Majestade
nos céus!
"E este "caminho" Ele consagrou para
nós. Como Ele Se tornou um de nós, fez deste caminho nosso caminho; ele
pertence a nós. Ele dotou cada alma com o divino direito de trilhar neste
consagrado caminho; e por Ele ter feito isto, tendo-o feito na carne — na nossa
carne — tornou possível, sim, Ele deu garantia real, que cada alma humana pode
andar nesse caminho, em tudo que esse caminho significa; e através dele entrar
plena e livremente no lugar Santíssimo.
“Ele, como um de nós, na nossa natureza humana,
fraco como nós, carregado com os pecados do mundo, na nossa carne pecaminosa,
neste mundo, viveu uma vida inteira, “santa”, inocente, pura, separado dos
pecadores, e foi “feito mais sublime do que os céus”. E foi assim que Ele fez e
consagrou um caminho, pelo qual nEle cada crente pode, neste mundo, e durante
uma vida inteira viver uma vida santa, inocente, pura, separada dos pecadores.
A conseqüência desta vida é que ele será feito, com Ele, mais sublime do que os
céus.
“A perfeição, perfeição de caráter, é o alvo do
cristão.—perfeição obtida na carne humana neste mundo. Cristo atingiu-a em
carne humana neste mundo e assim fez e consagrou um caminho pelo qual, nEle,
cada crente pode obter a mesma. Ele, a tendo alcançado, tornou-Se nosso grande
Sumo Sacerdote, pelo Seu ministério sacerdotal, no verdadeiro santuário, para
habilitar-nos a obtê-la.
"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no
santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que Ele nos
consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre
a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé,
tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água
limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é O que
prometeu (Hebreus 10: 19-23). (Alonzo T. Jones, em O Caminho Consagrado para
a Perfeição Cristã, págs. 82-84).
Permitiremos nós que Ele faça isso em
nós? Ele está desejoso de o fazer, e só não o fará se O obstarmos. Por lutar
com Deus, como Jacó, até recebermos a bênção, nós permitimos que o
"óleo" do Espírito Santo nos traga à experiência da perfeição que Ele
nos deu pela Sua consagração — Seu caráter justo — como Ele a entende,
não como nós entendemos perfeição.
A ideia é que se negamos que Cristo não pode vir à
nossa carne e nos dar Sua vitória sobre o pecado, nós partilhamos do espírito
do anticristo. Nós não podemos ver como é possível Deus mudar nossas mentes para
dar-nos vitória, mas insistir que queremos ver exatamente como Ele o fará, é
andar por visão, não por fé.
Uma das abençoadas coisas que a mensagem de 1888
nos diz é que quando estamos "em Cristo", Sua vitória é nossa
vitória. Não é que nos é dada força suficiente para superar a tentação, nós
somos instados: "deixe esta mente estar em você, que também esteve em
Cristo Jesus” (Fil. 2:5, KJV). Sua vitória na semelhança da nossa carne
torna-se nossa vitória pela fé.
O Dia da Expiação envolvia o
limpar do pecado o templo individual da alma, algo espontâneo visto que Deus
nunca forçará.
O Salmista declara, "O Teu caminho, ó Deus,
está no santuário" (Salmo 77:13 ARC). O Dia da Expiação demonstra o
novo e vivo caminho, que Cristo, pela Sua carne, consagrou para nós. “Ele,
vindo na carne, identificando-Se com a humanidade na carne, consagrou-nos, a
nós que estamos nesta carne, um caminho daqui onde estamos para lá onde Ele
está atualmente, ou seja, à mão direita do trono da Majestade nos céus no lugar
santíssimo” (ibidem, pág. 82).
Os sacrifícios e o serviço do santuário terreno não
podiam tirar os pecados dos homens, e, portanto, não os podia trazer a esta
perfeição. Mas o sacrifício e o ministério do verdadeiro Sumo Sacerdote no
santuário e no verdadeiro santuário realizam isto. Isto tira totalmente
cada pecado. E o adorador é tão verdadeiramente perdoado que “não tem mais
consciência dos pecados” (Heb. 10:2).
No dia da Expiação “cada homem deveria afligir a
sua alma, enquanto prosseguia a obra da expiação. Toda ocupação era posta
de lado, e toda a congregação de Israel passava o dia em humilhação solene
perante Deus, com jejum e profundo exame de coração” (Patriarcas e
Profetas pág. 355).
Você pode hoje chegar na presença de Deus. Paulo
nos diz que isto é possível: “... pelo sangue de Jesus” (Hebreus
10:19). Mas leia o verso todo, e você verá que podemos ser mesmo audaciosos e
destemidos: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário,
pelo sangue de Jesus.”
E Paulo continua, “Pelo novo e vivo caminho
que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne” (vs. 20).
O bem respeitado e conhecido teólogo
austríaco, o Dr. Karl Bart, declarou, em Church
Dogmatic, Vol. I, parte 2, pág. 151, que carne, “sarks”, no grego,
“é a forma concreta da natureza humana, marcada pela queda de Adão”.
O dicionário Revised
Bauer-Arndt-Gingrich Greek Lexicon, diz que a palavra “sarx” (Gr.),
“carne”, é a tendência dentro do homem caído para desobedecer a Deus em todas
as áreas da vida; o instrumento desejoso do pecado (particularmente nos
escritos de Paulo).
O Comentário Bíblico Adventista, vol. 7,
pág. 462, diz que “Carne,’ aqui, designa a humanidade de Jesus
(veja hebreus 5:7 e João 1:14). O termo compreende tudo que estava envolvido no
primeiro advento de Cristo a esta terra, inclusive Sua morte sacrifical. ...
Sua experiência da encarnação tornou possível nossa entrada no ‘Santíssimo’’.
Então Paulo, no vs. 22 nos desafia: "Cheguemo-nos
com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados
da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.”
O caminho para o santuário envolverá a perfeição do
povo de Deus, tendo nossa consciência má aspergida, lavada. Entrar no Lugar
Santíssimo é uma experiência espiritual ao sermos lavados com o sangue e a água
de Jesus.
Esta gloriosa promessa levou o salmista a exclamar
radiantemente “O teu caminho, ó Deus, está no santuário,” Sal.
77:13.
Este caminho para o Santíssimo
foi consagrado por Jesus por viver Sua vida perfeita na Sua carne, isso é, na
carne humana caída, pecaminosa, que Ele assumiu na encarnação. Hebreus 2:14
diz, "E, visto como os filhos participam
da carne e do sangue, também Ele participou das
mesmas coisas,”
Você vê, o ministério Sumo sacerdotal
no Santíssimo do Santuário celestial, é através de um Sumo Sacerdote
divino-humano, que assumiu a natureza pecaminosa que tenho, e, mesmo revestido
deste equipamento desfavorável, defeituoso, pelo poder de Deus venceu o
inimigo, e não pecou, em momento algum.
Assim Ele sempre foi, continuará
sendo, e é “Santo, Santo, Santo”, Isaias 6:3 e Apoc. 4:8 (confira
também: Marcos 1:24; Lucas 1:35; 4:34; João 14:30, etc...), pois nunca
pecou. Esta verdade é parte essencial da “mui preciosa mensagem” que
“o Senhor, em Sua grande misericórdia”, nos enviou há mais de 120 anos atrás
através de dois mensageiros. (*Veja Testemunhos para Ministros, págs. 91
em diante).
O trio de 1888 — E.G.W., Waggoner e Jones
— que como o trio — Moises, Arão e Mirian — defrontaram a liderança de então. Alonzo
T. Jones, assim se expressa:
"Na Sua vinda na carne—tendo
sido feito em todas coisas como nós, e tendo sido tentado em todos pontos como
somos — Ele identificou-Se com cada alma humana exatamente onde essa alma está.
E do lugar onde cada alma humana está, Ele consagrou para essa alma um novo e
vivo caminho para lá, aonde Ele está, à mão direita de Deus, através de
todas as vicissitudes e experiências de uma vida inteira, e mesmo através da
morte, da sepultura.
"Oh! aquele caminho
consagrado! Consagrado pela Suas tentações e sofrimentos, pela Suas orações e
lágrimas, pela Sua vida santa e morte sacrifical, pela Sua triunfante
ressurreição e ascensão gloriosa, e pela Sua entrada triunfal no Santíssimo, à
mão direita do trono da Majestade nos céus!
"E este "caminho"
Ele consagrou para nós. Ele, tendo se tornado um de nós, fez deste caminho
nosso caminho; ele pertence a nós. Ele dotou cada alma com o divino
direito de trilhar neste caminho consagrado, e por Ele ter feito isto,
tendo-o feito na carne — na nossa carne caída — tornou possível, sim, Ele deu
garantia real, que cada alma humana pode andar nesse caminho, em
tudo que esse caminho é, e por ele entrar plena e livremente no Santíssimo.
...” (Grifos nossos).
“A perfeição, perfeição de caráter, é o alvo do
cristão.—perfeição obtida na carne humana neste mundo. Cristo atingiu-a em
carne humana neste mundo e assim fez e consagrou um caminho pelo qual, nEle,
cada crente pode nele trilhar. Ele, a tendo alcançado, tornou-Se nosso grande
Sumo Sacerdote, pelo Seu ministério sacerdotal, no verdadeiro santuário, para
habilitar-nos a obtê-la.
"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no
santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que Ele nos
consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre
a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé,
tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água
limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é O que
prometeu (Hebreus 10: 19-23). (O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã,
págs. 82-84).
Alguns acham isto um paradoxo inacreditável. A. T.
Jones (*um dos dois mensageiros de 1888) o descreveu assim:
"Eles dizem, 'eu não posso ver como, se estou
em Cristo, eu deva reconhecer-me um desamparado pecador; pensei que se estava
em Cristo, então eu podia agradecer ao Senhor que eu era bom, santo,
inteiramente perfeito, santificado, e todo isso'. Por que não?. Ele é. Quando
você está em Cristo, Ele (Cristo) é perfeito, Ele é justo, Ele
é santo e nunca erra, e Sua santidade é imputada a você—é dada a
você. Sua fidelidade, Sua perfeição é minha, mas eu não sou isso.
( Sermão de nº 9, do Boletim da Conferência Geral de 1893,
pág. 178; A Terceira Mensagem Angélica, pág. 63).
Ele, através da Sua Palavra, está desejoso de
recriar a nossa mente, se O permitirmos. Sua Palavra é Ele próprio. Ele é o
Verbo (João 1:1). Da mesma forma Ele deseja recriar-nos. A salvação de nossas
almas é uma recriação de nossas mentes. “Vivifica-me, ó Senhor, segundo a
Tua palavra” (Salmos 119:107). “Apresente
Cristo a Satanás em cada tentação. Mostre Cristo ao inimigo, Diga-lhe: “está
escrito” ( Mat. 4: 4, 7 e 10, e Lucas 4: 4, 8 e 10). “Sujeitai-vos,
pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).
1ª João 4: 1-3: “Amados, não creiais a todo o espírito,
mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm
levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que
confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não
confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do
anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.
E finalizando,
Fil. 2: 5:
“De sorte que haja em
vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus”
Oremos:
"Senhor,
dá-me a mente de Cristo. Eu não tenho nenhuma força em mim para que Tu possas
adicionar a ela; necessito de uma completa recriação de minha mente e
vontade".