domingo, 1 de dezembro de 2013

A DESMONTAGEM DA MENSAGEM DO ADVENTO — Introdução, por Rick Lee



INTRODUÇÃO

Foi-nos dito pela mensageira do Senhor que Deus conduz o Seu povo passo a passo mediante suas experiências nas 1ª., 2ª., e 3ª. mensagens angélicas, a fim de situá-las “sobre uma plataforma sólida e inamovível” da verdade. Foi-lhe mostrado por seu anjo acompanhante que um ai está sobre a pessoa que tentar mover um bloco ou abalar um pino dessas mensagens (esta declaração foi escrita em 1858)

O Grande Conflito (1858), págs. 168, 169: “Vi um grupo que se mantinha bem guardado e firme, e não davam ouvidos àqueles que quisessem abalar a fé estabelecida da corporação. Deus os encarava com aprovação. Foram-me mostrados três passos—um, dois e três—a primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Disse o anjo, ai daquele que mover um bloco, ou abalar um pino nestas mensagens. O verdadeiro entendimento dessas mensagens é de importância vital. O destino de almas depende da maneira em que são recebidas. Fui novamente trazida abaixo através dessas mensagens e vi quão custosamente o povo de Deus havia adquirido a sua experiência. Tem sido obtida através de muito sofrimento e severo conflito. Passo a passo Deus os conduziu, até que os colocou sobre uma plataforma sólida e inamovível”. Daí, vi indivíduos que ao se aproximarem da plataforma, antes de nela se posicionarem examinavam seus alicerces. Alguns com regozijo imediatamente nela subiam. Outros começaram a encontrar defeitos nos alicerces que sustentavam a plataforma. Eles desejavam que melhorias fossem feitas, então a plataforma seria mais perfeita, e o povo mais feliz.  Alguns desceram da plataforma e a examinaram, daí encontrarem defeitos nela, declarando ter sido estabelecida de forma errada. Vi que quase todos permaneceram firmes na plataforma e exortavam outros que haviam descido a renunciarem a suas queixas, pois Deus foi o mestre-de-obras e estavam lutando contra Ele. Recordaram-lhes a maravilhosa operação de Deus, que os havia conduzido à firme plataforma, e em uníssono quase todos ergueram os olhos para o céu, e com alta voz glorificaram a Deus. Isso influenciou alguns daqueles que haviam se queixado e deixaram a plataforma, e novamente com olhar humilde nela subiram”. {Spiritual Guift, vol. 1, pág. 168 e 169}

Somos adicionalmente informados pela serva do Senhor que nossos pioneiros espirituais (são definidos como aqueles crentes que tiveram uma parte no estabelecimento dos fundamentos de nossa fé), devem dar testemunho quanto ao que constitui a verdade para este tempo. Devem falar mediante a republicação de seus escritos. Counsels to Writers and Editors (Conselhos a Escritores e Editores), págs. 31 e 32: “Quando o poder de Deus testifica quanto ao que é verdade, essa verdade deve permanecer para sempre como verdade. Nenhuma suposição posterior, contrária à luz que Deus concedeu, deve ser acolhida. Homens se levantarão com interpretações da Escritura que para eles são a verdade, mas que assim não é. A verdade para este tempo Deus nos tem concedido como um fundamento para a nossa fé. Ele próprio nos ensinou o que é verdade. Um se levantará, e ainda outro, com nova luz que contradiz a luz que Deus tem concedido sobre a demonstração de Seu Santo Espírito”.

“Uns poucos que passaram pela experiência obtida no estabelecimento desta verdade estão ainda vivos. Deus tem graciosamente poupado suas vidas para repetir e repetir até o fim de suas vidas, a experiência mediante a qual passaram, tal como se deu com o Apóstolo João até o fim de sua existência. E os porta-estandarte que tombaram na morte devem falar por meio da reimpressão de seus escritos. Sou instruída de que assim suas vozes devem ser ouvidas. Eles devem dar o seu testemunho quanto ao que constitui a verdade para este tempo”. {CW 32.1}

Contudo, temos sido advertidos, e recebido um esboço de passo a passo do que Satanás tentaria fazer para solapar esta “plataforma sólida e inamovível” de verdade e colocar em seu lugar uma nova religião e novas crenças fundamentais.

Testemunho Especial, Série B, no. 2, págs. 54 e 55: “O inimigo das almas tem buscado introduzir a suposição de que uma grande reforma deve ter lugar entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar a doutrinas que permanecem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Tivesse essa reforma sido efetivada, o que disso resultaria? Os princípios da verdade que Deus em Sua sabedoria tem concedido à Igreja Remanescente seriam descartados. Nossa religião seria mudada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra pelos últimos cinquenta anos seriam considerados errados. Uma nova organização seria estabelecida. Livros de uma nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido. Os fundadores desse sistema iriam pelas cidades e realizariam um extraordinário trabalho. O sábado, logicamente, seria levianamente considerado, como também o Deus que o criou. Nada seria permitido permanecer no caminho do novo movimento. Os líderes ensinariam que a virtude é melhor do que o vicio, mas com Deus estando removido, colocariam sua dependência sobre o poder humano, que, sem Deus, é de nenhum valor. Seu fundamento seria edificado sobre a areia, e a tempestade e tormenta destruiriam a estrutura”.

Desafortunadamente, um estudo honesto da história adventista do sétimo dia revela que Satanás tem tido bom êxito nesse desmantelamento da verdadeira Mensagem do Advento, colocando em seu lugar uma mensagem falseada. É objetivo deste Documento-Estudo esboçar em várias áreas-chave qual era a Mensagem do Advento original das penas daqueles pioneiros que tiveram uma experiência nas 1ª., 2ª. e 3ª. mensagens angélicas, e que prosseguiram tendo parte no estabelecimento dos alicerces da 3ª. mensagem angélica, e daí mostrar como esses ensinos originais foram alterados e esquecidos.

É esperança deste compilador que este documento possa ser usado para reacender a chama da Verdadeira Mensagem do Advento tal como Deus no-la concedeu nos corações daqueles que o lerem.
Compilado por Rick Lee

Rick Lee, 51 anos de idade, é adventista desde os 4 anos, quando sua mãe se converteu, ele cresceu na igreja adventista, e, durante toda sua vida, tem sido um intenso estudioso da Bíblia e dos originais do Espírito de Profecia. Ele sempre teve um profundo interesse em história e desde o início dos anos de 1990 estudou a história e as doutrinas do princípio da igreja adventista, o que resultou em um grande número de documentos detalhados. Lee vive em Queensland, na Austrália com sua mulher Sarah.