Comentário
Bíblico Adventista diz:
“Os que defendem o ponto de vista de que ‘O DIÁRIO’ representa
‘paganismo’ (veja 8:11) subtraem 1290 de 1798 e chegam à data 508. Eles veem nos eventos em volta desta data, tais como a
conversão de Clovis, o rei dos francos à fé católica, e na vitória contra os Godos, um importante estágio no
estabelecimento da supremacia da igreja católica no ocidente.
“Os que sustentam o ponto de vista de que ‘O DIÁRIO’ se
refere ao contínuo ministério sacerdotal de Cristo no santuário celestial e à
verdadeira adoração de Cristo na era do evangelho (veja 8:11) NÃO ENCONTRAM explicação satisfatória para
este texto. Ele creem que este é um daqueles textos da Escritura os quais
somente com futuro estudo vão ter luz suplementar.
“A palavra ‘espera’ do texto ‘Bem-aventurado o que espera e chega até 1335 dias’ (Dan. 12:12), ‘implica
que este período profético pode ser presumido continuar para além do fim dos
1290 dias.
“Se os 1290 e os 1335 dias começam ao mesmo tempo, este
último período alcança o ano de 1843, uma data significativa relacionada com o
grande despertamento na América, geralmente conhecido como o movimento milerita” (Comentário Bíblico Adventista, vol. 4 da
série SDABC, pág. 881, grifamos).
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O INÍCIO DAS
PROFECIAS dos 1290 e 1260 ANOS em 508 d.C. quando “O DIÁRIO’ ou ‘o CONTÍNUO’ foi tirado e o lugar do seu santuário (pagão) foi lançado por terra” (Dan. 8:11) e 538 d.C. com o estabelecimento
da a “abominação da desolação” (Mat.
24:15), ou “transgressão assoladora”
(Dan. 12:11), RESPECTIVAMENTE, AMBAS
TERMINAM em 1.798.
Qual é o fundamento destas duas datas; 508 e 538
d.C.?
Em 507 d.C. é dito
que Clóvis (466-511d.C), matou o rei dos godos (The Cambridge Medieval History, vol. 1, pág. 286; apud Daniel
e Apocalipse, de Uriah Smith, Southern Publishing Association, Nashville,
1944, pág. 327).
Em 508 d.C. Clovis
recebeu os títulos da dignidade romana de nobre e cônsul do imperador
Anastacius,(The Franks, por Walters C.
Perry, pág. 85; apud Daniel e Apocalipse, de Uriah Smith,
Southern Publishing Association, Nashville, 1944, pág. 327).
Ainda em 508
d.C.encerrou-se a resistência ariana, com o acordo de paz que Clovis fez com
Teodorico, rei dos visigodos (Theodorico,
o Godo, de Thomas Hodgkin, pág. 202 e 203; e A History of the World, vol. I, págs. 75-79, 81 e 82; apud Daniel e Apocalipse, de Uriah Smith,
Southern Publishing Association, Nashville, 1944, pág. 328).
No mesmo ano ficou
decidido que os francos, e não os godos deveriam dirigir o destino futuro da
Gália e das Alemanha , e que a fé católica e não o arianismo, deveria ser a
religião dos grandes reinos” (The
Beginning of the Middle Ages, por Richard W. Church, págs. 38 e 39, apud Daniel e Apocalipse, de Uriah Smith,
Southern Publishing Association, Nashville, 1944, pág. 328).
Clovis foi o primeiro
a unir todos os elementos dos quais a nova ordem social deveria ser formada, e
fez uma frutífera aliança com a Igreja Católica (The History of the Middle Ages, por Victot Duruy, pág. 32; apud Daniel
e Apocalipse, de Uriah Smith, Southern Publishing Association, Nashville,
1944, pág. 328).
“Clovis pavimentou o
caminho para a aliança da igreja com o estado. Nele se encontraram duas
religiões e duas eras do mundo. No seu nascimento o mundo romano ainda era um
poder; sua morte marcou o alvorecer da Idade Média” (A History of all Nations, por Juliu von Pflugk-Harttung, vol. VII, pág. 72; apud Daniel e Apocalipse, de Uriah Smith,
Southern Publishing Association, Nashville, 1944, pág. 328 e 329).
“Clovis Saved the Church from Arianism. Por sua conversão ele guiou o caminho
para o triunfo do catolicismo., ... ele fixou as doutrinas e tradições católicas
nos corações dos conquistadores do ocidente” (The Franks, por Walters C. Perry, pág. 85;apud Daniel e Apocalipse,
de Uriah Smith, Southern Publishing Association, Nashville, 1944, pág. 329).
“Clovis ...
estabeleceu uma íntima aliança entre as duas grandes forças do futuro, os dois
impérios que deram continuidade à união que Roma criou, o império político e
eclesiástico” (Cifilization During the Middle Ages, por George Burton
Adams, págs. 137 a 144; apud
Daniel e Apocalipse, de Uriah Smith,
Southern Publishing Association, Nashville, 1944, pág. 330, grifamos).
“Assim, em 508 d.C.
terminou a resistência unida contra o desenvolvimento do papado. A questão da supremacia entre francos e
godos, entre católicos e as religiões arianas, foi assim resolvida em favor dos
católicos.
“Bem-aventurado o que
espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até ao
fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias” (Daniel e Apocalipse, de Uriah Smith,
Southern Publishing Association, Nashville, 1944, pág. 330).
“A profecia dos 1.335
anos.
— Ainda outro período profético é aqui introduzido, designado de 1.335 dias.
Podemos dizer quando este período começa e termina? O único indício que temos
para solucionar esta questão é o fato de que foi falado em imediata conexão com
os 1.290 anos, que começam em 508 como demonstrado acima. Deste ponto deverá
decorrer, diz o profeta 1.290 dias. A sentença imediatamente em sequência diz: ‘Bem-aventurado o que espera e chega a 1.335
dias.” De qual ponto? — Indubitavelmente
do mesmo ponto, daquele em que os 1.290 anos começam, a saber, 508 d.C. ... Nós
aplicamos a isto as palavras de Cristo, “quem
lê atenda” (*ou entenda, Mat. 24:15) (ibidem).
*E é fantástico
recordar que Cristo disse isto referindo-se a este assunto: “Quando, pois, virdes que a abominação da
desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo, quem lê atenda.”
1.335 anos adicionados
a 508 soma 1843. Começando na primavera (do hemisfério norte) termina no mesmo
período do ano seguinte (*1844). ... A promessa para o fim dos 1.335 dias é
para aqueles que então vivem. Olhando para o ano de 1843, vemos um
extraordinário cumprimento da profecia na grande proclamação da segunda vinda
de Cristo. Quarenta e cinco anos antes disso (*1335-1290 = 45) o tempo do fim
começou (1843 – 45 = 1798), o livro de Daniel foi aberto, e luz começou a
crescer. E em 1843 houve uma grande culminação da luz profetizada ... e um
espírito de reavivamento foi despertado, o qual não teve paralelo desde então”
(ibidem).
“Este foi o glorioso
movimento milerita.
João Soares da
Silveira
João S. Silveira, é o responsável por este blog.
Sou membro da Igreja Adventista central de Belo
Horizonte.
Tenho 72 anos de idade, e minha mãe se converteu quando
eu mal sabia andar. Assim cresci na igreja e me eduquei até o segundo grau em
colégios nossos.
Em citações uso asteriscos para indicar acréscimos
meus.
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