quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Lição 11 - A Nossa Mensagem Profética, por Paulo E. Penno



Para 7 a 14 de dezembro de 2013


A nossa mensagem profética é a dos três anjos de Apocalipse 14:6-12. Aoo sol da (*nossa) história de 6.000 anos finalmente se pôr, os últimos raios da luz misericordiosa, a última mensagem de graça a ser dada ao mundo, é uma revelação do caráter do amor divino.1   Ao pôr do sol da história da Terra o Senhor Jesus envia uma mensagem do “evangelho eterno” até aos confins da terra (v. 6).
O evangelho é a boa nova da obra de Cristo como sacrifício pelos pecadores e Seu ministério expiatório no santuário celestial. Em 1888, essa mensagem pôs Ellen G. White em alerta. Quase imediatamente ela reconheceu nela "aguaceiros celestiais da chuva serôdia” e “o começo" da luz do quarto anjo de Apocalipse 18.2 Em nenhum momento antes de 1888 tinha ela reconhecido qualquer luz clara sobre o assunto.3  O “evangelho eterno” é a compreensão mais clara da obra salvadora de Cristo em toda a história. Ela é uma mensagem de Justificação [perdão] pela fé (*que nos foi outorgada em) 1888. Por isso, Ellen G. White, (*com uma ênfase especial no final da frase) assim se expressa: “a mensagem de justificação pela fé é a terceira mensagem angélica em verdade.”4
Qual é o significado da cruz? Qual é a ordem divina aos adventistas do sétimo dia? Qual evangelho a Cabeça da igreja (*Cristo) nos autorizou a proclamar ao mundo? Será que é diferente do evangelho das igrejas protestantes? Ou é o mesmo que Martinho Lutero e os (*demais) reformadores (*evangélicos) ensinaram? De que forma é a mensagem de 1888 de justificação pela fé, que “o Senhor, em Sua grande misericórdia, nos enviou," (*TM, 91) diferente daquela mensagem de justificação pela fé das igrejas guardadoras do domingo? Aqui reside o problema da grande questão que tem causado grande divisão entre os adventistas do sétimo dia durante 125 anos, desde 1888.
Apesar de Martinho Lutero "ter tão claramente ensinado ... a grande doutrina da justificação pela fé”5 para o seu dia, “ele não recebeu toda a luz que deveria ser dada ao mundo.”6 Ellen White disse que Lutero não pregou todo o evangelho: "A mensagem da salvação tem sido pregada em todas as eras, mas esta mensagem [a mensagem do terceiro anjo, que, em essência, é a justificação pela fé] é uma parte do evangelho que só poderia ser pregada nos últimos dias, pois somente então seria verdade que a hora do juízo havia chegado.”7
Por que isso é a verdade? Porque desde 1844 temos vivido no dia cósmico da Expiação. A "nova luz” e “novas verdades" de que ela fala devem incluir uma compreensão mais clara da justificação pela fé, que é paralela ao “novo” ofício de Cristo (desde 1844) de purificação do santuário celestial. O que não era verdade na época de Lutero é verdade hoje — este é o (*grande) Dia da Expiação celestial, e do juízo.
Há uma compreensão do evangelho da justificação pela fé, que é “nova luz" para estes últimos dias, uma mensagem que deve incluir "torrentes celestiais da chuva serôdia,” e "o começo” do alto clamor, que deve ainda iluminar a terra com glória (*ref. a Apoc. 18:1). Essa é a mensagem de 1888. Como é que ela vai além do que ensinaram os reformadores?
Pergunte ao Sr. João Calvino, o que Cristo realizou na cruz? Ele responderá “—Cristo salvou aqueles por quem Ele morreu, mas a expiação é limitada aos eleitos pré-selecionados de Deus—”
Pergunte a Jacobus (Jacó) Arminius (*1560-1609, que foi um teólogo holandês que estudou, ensinou e eventualmente se desligou do calvinismo), por quem Cristo morreu? Ele responderá “—Cristo morreu para tornar a salvação à disposição de todos no mundo. Mas apenas aqueles que fazem algo por crer em Jesus são salvos.”
Pergunte à mensagem de 1888, O que Cristo realizou na cruz? Ela lhe responderá “—Cristo provou a morte por todo homem” (Heb. 2:9). Ele pagou o “salário do pecado,” que “é a morte" (Romanos 6:23) — “a segunda morte” (*Apoc. 20:14).
Cristo realmente salvou o mundo através de Sua morte na cruz. Como Paulo o afirma, "A ação judicial, na sequência de um crime [de Adão], (*foi) emitida em um veredicto de condenação, mas o ato de graça, seguindo por tantos crimes, emitidos num veredicto [judicial] de absolvição.... O resultado de um ato justo [a cruz] é absolvição e vida para todos os homens” (Rom. 5:16, 18, NEB). (*Nova Versão da Bíblia em Inglês).
Ellet J. Waggoner escreveu: “Deus operou a salvação para cada homem, e a deu a ele, mas a maioria a despreza e a joga fora. O julgamento vai revelar o fato de que salvação completa foi dada a cada um, e que os perdidos têm, deliberadamente, jogado fora seu direito de posse de primogenitura.”8
A mensagem de 1888 nos ajuda a ver nas Escrituras o que falta no calvinismo e no arminianismo. O que Cristo realizou na Sua cruz é o perdão (*incondicional) de Deus dado a todos. Salvação é eficaz para aqueles por quem Cristo morreu (calvinismo), e Cristo morreu por todos (arminianismo) independentemente deles crerem ou não.
A visão predominante dos protestantes, evangélicos e católicos é que a morte é a porta para o céu. Assim, o "evangelho" da justificação pela fé, como entendida por eles, não consegue ver que Cristo morreu a segunda morte por todos. Cristo dá a cada pessoa o dom do perdão e da vida eterna, porque Ele tomou a nossa pena de morte para o pecado e, literalmente, foi para o inferno, por cada alma.
Quando um coração honesto reconhece essa verdade suprema do que aconteceu na cruz, “o amor (ágape) de Cristo constrange” (obriga) (*2ª Cor. 5:14) a alma a viver “doravante” apenas para Aquele que morreu nossa segunda morte por nós. (*“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo,” vs. 17). Os resultados, no plano de Deus, são fenomenais: Todas as motivações egocêntricas do velho concerto são superadas. A verdade do sábado, por exemplo, será aceita naturalmente. No alto clamor final, ainda por vir, do qual a mensagem de 1888 foi antecipadamente avisada, “os raios de luz penetram por toda parte, a verdade é vista em sua clareza, e os leais filhos de Deus cortam os liames que os têm retido. Laços de família, relações na igreja, são impotentes para os deter agora. A verdade é mais preciosa do que tudo o mais. ... um grande número se coloca ao lado do Senhor.”9 Esse clímax glorioso para a comissão evangélica foi o que o Senhor pretendia que “nós” víssemos na época de 1888. Mas rejeitando (“em grande medida"10) o início da chuva serôdia poderia levar a um aborto espiritual.
A motivação de medo do velho concerto não vai existir no encerramento da obra. Tito 2: 11-14, “A graça de Deus que traz a salvação (vs.11) ... nos ensina a dizer ‘Não’ à impiedade e às paixões mundanas, e a viver controladamente vidas justas e piedosas na presente época” (vs. 12). Por que este poder supremo na obra de ganhar almas? A "graça” aponta para a cruz: "O nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, ... Se entregou (vs.14) por nós para nos remir de toda a maldade e purificar para Si um povo Seu próprio, ansioso para fazer o que é bom" (NVI).
De acordo com a profecia de Ellen White, divinamente inspirada, em O Grande Conflito, nosso evangelismo denominacional ainda não está totalmente amadurecido. O “evangelho eterno,” ainda não foi proclamado em toda a sua clareza a protestantes e católicos, muito menos ao mundo não-cristão. Quando estivermos dispostos a abraçar a verdade bíblica de justificação pela fé, teremos uma mensagem que vai surpreender as modernas igrejas evangélicas. Em seguida, as sensacionais profecias de Apocalipse 18:1 e do Grande Conflito vão se cumprir.


- Paul E. Penno

 

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99




Notas do autor (a última é do tradutor):

[1 ] Parábolas de Jesus, pág. 415.

[2] Special Testimonies (Testemunhos Especiais), Série A, nº. 6, pág. 19; Review and Herald, 22 de novembro de 1892. Há uma série de artigos de Ellen G. White publicados na revista Review and Herald a partir de 21 de janeiro indo até à edição de 8 de abril de 1890. Ela viu a mensagem de Jones e Waggoner como um chamado para seguir a Cristo pela fé no Santíssimo. Há o centro celestial onde a experiência de justificação pela fé é ministrada à última geração da terra, resultando em um crescimento na graça que vai preparar um povo para a crise final e trasladação.

[3] "Foi o primeiro ensinamento claro sobre este assunto que eu ouvi de quaisquer lábios humanos,” apresentado publicamente (Manuscrito nº 5, de 1889). Materiais de Ellen G. White sobre 1888, pág. 349.

[4] Ellen G. White, "Arrependimento o Dom de Deus", Review and Herald, 1º de abril de 1890, pág. 193.

[5] O Grande Conflito, pág. 253.

[6 ] Idem, págs. 148, 149.

 [7] Idem, pág. 356.

[8 ] As Boas Novas, pág. 14 (edições Boas Novas).

[9] O Grande Conflito, pág. 612.                                                                     

10) “A indisposição de ceder a opiniões preconcebidas, e de aceitar esta verdade, estava à base de grande parte da oposição manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor através dos irmãos [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones.  Promovendo aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes. O inimigo impediu-os de obter a eficiência que poderiam ter tido em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia de Pentecoste. Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a sua glória, e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 234 e 235) 

Nota: Esta lição e o seu vídeo AMPLIADO do Pastor Paul Penno estão na Internet em:
http://1888mpm.org  Em verdade estas introspecções são um resumo daquele vídeo, gravado sempre um sábado antes, em www.youtube.com/user/88denver99

_______________________