sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Lição 1 – Os Meios de Comunicação do Céu.

Há agora quinze milhões de adventistas do sétimo dia ao redor do mundo que neste novo trimestre darão especial (*atenção) ao presente estudo do Dom de Profecia, como foi manifestado a nós como um povo, em nossa história.

Todos somos descendentes de nosso caído pai, Adão, de modo que nós temos sua natureza. "Nosso amado irmão Paulo" (como Pedro se refere a ele em 2ª Pedro 3:15) diz que nossa mente carnal é "inimizade contra Deus: pois não é sujeira a lei de Deus, nem em verdade o pode ser" (Rom. 8:7). Isso não soa como boa nova, soa?

Tanto como desejamos fosse ao contrario, esta "mente carnal" demonstrou-se em nossa história como um povo; agora estamos na etapa: o que somos e o que dizemos hoje terá um efeito profundo na igreja no tempo que o Senhor permitirá que tenhamos como nosso futuro entre agora e Sua segunda vinda.

Mas é boa nova para nós reconhecermos e confessarmos a verdade!

O Espírito de Profecia também é referido na Escritura como "o testemunho de Jesus" (Apoc. 12:17); se Ele estivesse fisicamente presente conosco hoje, Sua mensagem a nós seria a que nós temos nos escritos do Espírito de Profecia. Se tivéssemos a notícia de que Jesus pessoalmente estaria falando em nossa igreja neste próximo sábado, na hora do culto divino, nós todos iríamos nos reunir para ouvi-Lo; mas Ele já está falando a nós nos escritos que nós conhecemos como o "Espírito de Profecia".

Considerando que Paulo está correto quando diz que "a inclinação da carne é inimizade contra Deus," e todos a temos, devemos reconhecer que nossa mente natural é "inimizade" contra o Espírito de Profecia. Portanto, a oração de David de arrependimento, no Salmo 51, é uma apropriada oração para fazermos quando começamos a ler os escritos da serva do Senhor, Ellen G. White: "não retires de mim o Teu Espírito Santo. ... Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão" (vs. 11-13).

Lembremo-nos, que é somente com um coração contrito e quebrantado, que nós podemos ensinar, pregar ou conversar em tal maneira que "pecadores sejam convertidos". Sua unidade da escola sabatina saberá quais são suas qualificações pessoais para ensinar uma lição: você glorifica a si próprio, ou ao Senhor Jesus?

Ellen White demonstrou o dom profético em sua vida e em seus escritos de 25 milhões palavras; se você é um professor da escola sabatina, tome coragem, porque o Senhor que a inspirou ouve a oração de seu fervoroso e contrito coração para uma porção da Sua "muito mais abundante graça" para ensinar as Lições para este novo trimestre. Essa "graça" é dada livremente a todo o mundo que o aprecia.

Venha "confiantemente" ao trono da graça e peça-o (Heb. 4:16). É necessário para pecadores como eu ter humildade para nos aproximarmos (*do trono da graça)!

Robert J. Wieland

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira

_______________________________