quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Lição 3 - Dons Espirituais e Profecia

Os dons espirituais que Deus dá a todos Seus seguidores pode ser exagerado ou facilmente mal entendido. A ênfase pode ser colocada no entendimento do que são os nossos dons espirituais individuais. Entretanto, eles geralmente são evidenciados como atividades cotidianas, embora não no sentido que nós costumeiramente os consideramos. Se uma pessoa tem o dom do magistério, ele deve ensinar. Se o dom é de falar, ele deve pregar. Se o dom é de música, ele deve a honrar Deus com instrumentos, (*se tem o dom da voz, ele deve cantar), etc.

Há várias coisas que nós devemos manter em mente concernente aos dons espirituais. Podem ser originais, isso é, dados por Deus na concepção, ou podem ser adquiridos, vindo por estudo diligente e/ou prática, sempre com a bênção de Deus. Podem ser naturais, isto é, parte de nossa natureza (nosso caráter, por exemplo), dons do nascimento, que são relativamente fáceis de ser desenvolvidos; ou podem ser espirituais, especialmente dados pelo Espírito Santo em qualquer tempo em nossa vida. Os dons podem ser temporários para uma necessidade ou situação urgente (nós não teríamos nenhum controle sobre isto), ou podem ser a longo prazo, digamos, para a vida inteira, mantidos por uso continuado, mas isto faltando causará o dom diminuir ou desaparecer, ou podem ser mantidos permanentemente por intervenção constante de Deus. O que indica se são "dons de Deus" é como são eles usados. Se permitirmos que Deus tenha controle deles, Ele os usará para beneficiar outros. Se não, correríamos o risco (ou talvez até mesmo haveríamos) de cair na armadilha dos falsos dons, que podem parecer genuínos a alguns, mas que realmente nos afastam de Deus, e assim são satânicos.

O dons espirituais podem parecer comuns, mas nós não devemos colocar sobre eles importância costumeira, porque eles surgem de nossa conexão com Deus. Devemos esperar conhecer ao menos alguns dons que Deus nos deu, mas nós dificilmente os conheceremos todos. Mas podemos saber com certeza uma coisa, que se dermos nossos corações a Deus, Ele nos dará ao menos um dom, quer saibamos o que é ou não. Há um perigo em colocar demasiada ênfase em saber, para que não nos aborreçamos sobre o que nós pensamos que devemos ter e crer que nós não temos; ou talvez fujamos do que temos, e não queremos admitir que Deus talvez queira fazer algo especial em nós. Não coloquemos Deus numa caixa e limitemos Seu milagroso poder para nos usar por limita-Lo somente aos dons que nós pensamos que temos. Por exemplo, ouçamos Moisés em Êxodo 4:10-12:

"E Moisés disse ao Senhor: Ah, meu Senhor, eu não sou eloquente, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao Teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou Eu, o Senhor? Agora portanto vá, e Eu serei com a sua boca, e te ensinarei o que hás de falar" (ênfase adicionada).

Em outras palavras, "Não se preocupe demais, Moisés, deixa-Me fazê-lo—em você". Mas, se você vem estudando para aprender uma nova atividade e simplesmente não desenvolve, talvez seja uma indicação de que Deus não quer que você faça esse trabalho. Ele talvez achou outra pessoa cuja personalidade seja melhor adaptável para essa atividade. Não deixe o orgulho entrar no caminho de Deus. O conselho dado em Mateus 10:14 também pode ser aplicado aos talentos: "Se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés."

Embora Deus controle nossos pensamentos e desejos (se nós O permitirmos), há diversidade de dons e maneiras diferentes de fazer as coisas. Deus não quer que nós classifiquemos todo mundo da mesma maneira. Todos temos personalidades diferentes e maneiras diferentes de nos aproximarmos da mesma meta, ou da mesma atividade. Ele trabalhará em cada um de nós em maneiras diferentes ao ver o que fará nosso trabalho mais eficiente. Devemos estar prontos para reconhecer os vários dons manifestados em outros. Deixe o Espírito Santo revelar a você o que você necessita saber em qualquer tempo ou em qualquer situação.

Por outro lado, reconheçamos a diferença entre os dons do Espírito e o próprio evangelho. Embora haja diversidades de dons e maneiras diferentes de fazer as coisas, há um único evangelho verdadeiro (Atos 1:6-9). Devemos estar prontos para discernir a ambos. "Discernimento espiritual" é um dos dons do Espírito (o "colírio" de Apocalipse 3:18).

De E. J. Waggoner, em The Glad Tidings (As Boas Novas), págs. 36, 37 temos isto:

"Os irmãos em Jerusalém demonstraram sua comunhão com Deus e 'viram a graça que foi dada a' Paulo. Os que são guiados pelo Espírito de Deus sempre estarão prontos a "reconhecer" as obras do Espírito nos outros. A evidência mais segura de que alguém não conhece pessoalmente nada do Espírito é a inabilidade de conhecer a Sua obra. Os outros apóstolos tinham o Espírito Santo, e "perceberam" que Deus tinha escolhido Paulo para um trabalho especial entre os Gentios; e, embora sua maneira de trabalhar fosse diferente da deles, pois Deus tinha dado a ele dons especiais para seu trabalho peculiar, eles livremente deram a ele a mão direita de companheirismo...

"Lembre-se de que não havia nenhuma diferença de opinião entre os apóstolos nem na igreja quanto ao que o evangelho é. Havia ‘falsos irmãos,' é certo; mas desde que eles eram falsos, eles não eram parte da igreja, o corpo de Cristo, que é a verdade. Muitos professos cristãos, pessoas sinceras, supõem que seja quase uma questão de necessidade que haja diferenças na igreja. 'Todos não podem ver as coisas da mesma maneira,' é a declaração comum. Então interpretam mal Efésios 4:13, fazendo-o parecer que Deus deu-nos dons 'até que todos venham à unidade da fé'. Mas o que a Palavra de Deus ensina é que ‘na unidade da fé, e no conhecimento do Filho de Deus,' todos devemos chegar 'ao homem perfeito1, na medida da estatura da plenitude de Cristo'. Há apenas 'uma fé' (verso 5), a fé de Jesus, como também há um só Senhor; e aqueles que carecem dessa fé necessariamente estarão desprovidos de Cristo.

"... Há, naturalmente, diferentes graus de conhecimento, mas nunca qualquer controvérsia entre esses diferentes graus. Toda verdade é uma".

Não hesite deixar que Deus lhe dê Seus dons. Não tente supor que nós já temos todos os dons que Deus nos dará. Não pense que você não tem nenhum dom, nem que necessita mais que o que você já tem. Não tente correr à frente de Deus nesta questão. Nós podemos não entender nossos dons. Podem ser temporários, ou podem ser permanentes. Podemos estar cientes deles, ou não. Nós podemos mesmo sentir que Deus está nos isolando. Mas confie em Deus que Ele não colocará você num lugar ermo de modo que você cairá e O embaraçará. Ele é totalmente capaz de segurar você com uma mão que nunca soltará. Simplesmente lembre-se da experiência de Moisés. Jesus Mesmo disse, em João 5:30, "Eu não posso, de Mim mesmo fazer coisa alguma.”

Craig Barnes

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira

Nota do Tradutor:

1. Leia o artigo que se segue: O Propósito dos Dons Espirituais;