quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lição 5 – A Inspiração dos Profetas

A “Boa Nova” que a Lição 5 nos dá prontamente é que qualquer "inspiração" que o Senhor despejou sobre Seus profetas ao dar-nos sua mensagem, Ele prometeu derramar sobre nós na nossa recepção dela.

É a obra do mesmo Espírito Santo: Ele é Um, se inspira os profetas a escrever ou se Ele nos inspira a recebê-la, há uniformidade em sua obra.

Isso faz o estudo da Bíblia tornar-se excitante!

Estamos nos conectando a um "fio de alta voltagem" quando lemos agradecidamente o que o profeta escreveu na Bíblia. O milagre da inspiração opera de duas maneiras: (1º) no escrito que o profeta faz, e (2º) ao o "escutarmos" quando nós o lemos ou mesmo o "ouvimos" lido por outra pessoa (cf. Apoc. 1:1-3).

Você pode ser jovem ou imaturo em sua leitura da Santa Palavra (ou escutando-a); mas o Senhor o "encontrará" pessoalmente ao você tomar este pequeno passo em direção a Ele, ao receber os escritos de Seus profetas. Ele fica extremamente alegre quando começamos a apreciar ler ou escutar o que Ele os inspirou a escrever, assim como um cozinheiro que preparou um prato saboroso sente-se alegre em ver nosso prazer em saboreá-lo, e aprecia nossas palavras de agradecimento a ele.

(A) Dobre os seus joelhos; se você pensa que sabe dizer as palavras corretas ou não, assuma a "atitude" de oração. Este é o primeiro passo.

(B) Então "espere" perante o Senhor, ainda que você não saiba que palavras dizer.1

(C) Mas "afaste" o "mundo," isso é, sua TV e o rádio e seus pequenos artifícios eletrônicos que apelam para sua atenção. Desligue-os todos. Você está se aproximando da sala de audiência do grande Deus do céu.

(D) Seja suficientemente gentil em dar ao Senhor sua plena atenção; em sua oração você Lhe dará plena prioridade; ninguém mais pode intrometer-se, e não peça a ninguém a assim agir. Desligue-o.

(E) Se você está tendo uma "entrevisita" com o Soberano Senhor do Universo, Aquele que é o seu Salvador pessoal, Jesus diz, "fecha a tua porta". E Ele explica o que Ele quer dizer quando acrescenta, "Entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto". Ele "ouve em segredo" (Mat. 6:6).

(F) Não tenha medo de que Satanás ouvirá você orar e confessar seus pecados e suas fraquezas; ele não pode ler seus pensamentos nem espionar suas "reuniões" secretas com o Senhor. Porque o Senhor diz que "ouve em segredo", o que significa que Ele garante Sua plena atenção com privacidade.

(G) Leia cada palavra que os profetas escreveram na Bíblia como sendo endereçada unicamente a você; pelo Espírito Santo; pois assim é!2

(H) Então você estará realmente participando do grandioso processo de inspiração divina—que opera dos dois modos, no "dá-la" e no "recebê-la.”

Você quer uma vida excitante? Você a tem— "em Cristo".

Robert J. Wieland

Tradução de João Soares da Silveira

Notas do tradutor:

1) “Bom é esperar no Senhor. A Bíblia têm muito a nos dizer sobre isto:

Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor (Salmo 27:14); Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor (Salmo 31:24); O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará (Salmo 32:10); A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo (Salmo 33:20); Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos (Salmo 33:22); Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado (Salmo 37:3); Descansa no Senhor, e espera nEle; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos (Salmo 37:7); Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados (Salmo 37:34); Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nEle há abundante redenção (Salmo 130:7); Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre (Salmo 131:3); Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus (Salmo 146:5); Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e Ele te livrará (Provérbios 20:22); E esperarei ao Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a Ele aguardarei (Isaías 8:17);

2) Leia o artigo “O que é Inspiração”, a seguir abaixo.

_______________________________