quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O que significa Luz Menor.

Se nós cremos que Deus inspirou os escritos do Espírito de Profecia qual é a própria relação desses escritos para com a Bíblia? Devemos nos lembrar que Ellen White disse:

“É porque vocês falharam em tornarem-se familiarizados com a inspirada Palavra de Deus que Ele procurou atingir-vos por simples e diretos testemunhos chamando sua atenção para as palavras da inspiração que vocês negligenciaram obedecer; e instando convosco para adaptarem suas vidas de acordo com seus puros e elevados ensinamentos”. (Testemunhos para a Igreja, vol.5 pág. 665- Testemunhos Seletos vol.2 pág. 280-ao final da página).

Assim, a função dos testemunhos não é ser outra Bíblia, ou ser parte do Cânon Sagrado. Seu objetivo é dirigir-nos à Bíblia de modo que possamos melhor entender as mensagens contidas nas Escrituras.

“Meu trabalho é uma luz menor para dirigir o povo para a luz maior, a Bíblia”. (Ministério da Colportagem, pág. 125).

A função dela é dirigir a atenção para a Bíblia, ajudando-nos a entendê-la e aplicar os princípios escriturísticos às nossas vidas. É crucial que compreendamos exatamente o que ela quer dizer quando usa a expressão—“luz menor”, para explicar a relação de seus escritos para com a Bíblia.

“Os testemunhos escritos não se destinam a comunicar nova luz, e sim a gravar vividamente na alma as verdades da inspiração já reveladas. Os deveres do homem para com Deus e seu semelhante estão claramente discriminados na Palavra divina, mas, poucos de vós obedecem a essa luz. Não se trata de apresentar outras verdades, mas pelos testemunhos Deus simplificou importantes verdades já reveladas, pondo-as diante de Seu povo pelo meio que Ele próprio escolheu, a fim de despertar e impressionar com elas o seu espírito para que todos fiquem sem escusa”. (Testemunhos para a Igreja, vol., 5, pág. 665 e Testemunhos Seletos, vol., 2, pág. 281).

Ela entende ser seu papel trazer mais claramente as verdades já contidas na Bíblia simplificando as grandes verdades já dadas; o propósito é conduzir à Bíblia como base de toda verdade, mas ela também diz:

“Nos tempos antigos, Deus falou aos homens pela boca de Seus profetas e apóstolos, nestes dias Ele lhes fala por meio dos testemunhos do Seu Espírito. Não houve ainda um tempo em que mais seriamente falasse ao Seu povo a respeito de Sua vontade e da conduta que este deve ter”. (Idem pág. 661 e Testemunhos Seletos vol., 2, no fim da pág. 276).

Assim, luz menor não significa luz menos importante; Deus não é menos sério hoje quando Ele fala através de um profeta. Isto significa que devemos cuidadosamente definir luz menor e luz maior, de tal modo que entendamos o que tais palavras significam e o que não significam.

Luz menor não é Deus sendo menos sério ao se comunicar com Seu povo, luz menor não é Deus falando menos claramente, luz menor não significa luz mais ofuscada, menos brilhante ou menos confiável, ou luz não importante, ou luz não confiável; luz menor não se refere a uma qualidade inferior de inspiração.

As mensagens que vieram através de Ellen White eram tanto a Palavra de Deus como as mensagens que vieram através de Isaías, de Ezequiel, mas o propósito de Ellen White é diferente.

O propósito da Bíblia é explicar o plano de Deus para a salvação do homem, através da Bíblia. Deus está tentando revelar-se á humanidade; Ele está tentando revelar ao homem o caminho para ser salvo do pecado e ser restaurado à pacífica harmonia com Deus.

Mas, o propósito dos escritos de Ellen White é revelar mais claramente o plano da salvação que já está contido na Bíblia. Ela não está nos mostrando um novo caminho para o céu; o plano de Deus já está delineado a todos os homens em todos os tempos nas Escrituras. Ellen White simplesmente explica, mais claramente, aquelas partes das Escrituras que se referem ao nosso tempo e às nossas necessidades. Assim, sua luz é menor no sentido de que brilha de volta sobre a luz maior.

Uma das mais úteis ilustrações deste ponto que eu encontrei vem da pena do pastor Uriah Smith, um líder por longo tempo no pensamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em um artigo intitulado: “Desprezamos a Bíblia por Apoiar as Visões?” Publicado na Revista Adventista Review and Herald de 13 de janeiro de 1863. Ele assim se expressa:

“Digamos que estejamos para iniciar uma viagem; o dono do navio nos dá um livro de instruções dizendo-nos que contém instruções suficientes para a nossa jornada e que se nós as observarmos atingiremos com segurança nosso porto de destino. Iniciada a viagem abrimos nosso livro para aprender seu conteúdo. Encontramos que seu autor inclui nele princípios gerais para nos orientar em nossa viagem e nos instrui de modo prático, tocando as várias contingências que podem surgir até o fim. Mas, ele também nos fala que a última parte de nossa jornada será especialmente perigosa, que as características da costa estão sempre mudando devido a areias movediças e tempestades, mas, para esta parte da jornada—diz ele: Provi-lhes um piloto que vos encontrará e vos dará direções que as circunstâncias locais e perigos requeiram, e a ele dareis atenção. Com estas instruções atingimos tempos perigosos especificados e o piloto, de acordo com a promessa, aparece; mas, ao ele oferecer seus serviços alguns da tripulação se levantam contra ele. Nós temos o livro original de instruções—eles dizem—e isto é o suficiente para nós; nós seguimos ao mesmo e a ele somente, nada queremos de ti. Agora, quem segue o original manual de instruções? Aqueles que rejeitam o piloto ou os que o recebem como o livro os instruiu? Julgai vós”.

“O que dizemos é distintamente isto: Que os dons do Espírito são dados ao nosso piloto através dos tempos perigosos e onde quer e em quem quer, nós encontremos genuína manifestação destes, somos obrigados a respeitá-los como vindos de Deus. Quem permanece com a Bíblia e a Bíblia somente? É o que receberá o piloto de acordo com as instruções nela contidas. Talvez esta seja uma boa maneira de explicar a diferença entre luz menor e luz maior”. “Menor não se refere à autoridade, pois a autoridade do livro descrevendo a viagem no oceano e a autoridade do piloto, vêm da mesma fonte. Menor se refere à função, pois o piloto vem a bordo depois, no fim da jornada para dar guia específica para o povo de Deus”.

Loy Grham Ran no artigo: ‘Como o Dom de Profecia se Relaciona com a Palavra de Deus’, publicado na Revista Adventista Americana de 14 de outubro de 1982, págs. 16 e 18, explicou a expressão luz menor em um modo muito útil; diz ele:

“A lua é chamada nas escrituras de a luz menor; nós sabemos que ela brilha com luz emprestada do sol, mas, isto não faz a lua de menor autoridade. Ela tem sua esfera e sua determinada tarefa na criação de Deus. Assim quando Ellen White usa este termo para descrever o seu trabalho, ela não somente está sendo modesta e humilde, ela não está dizendo que ela é um profeta de 2ª classe, ela não está dizendo que as mensagens dela são de menor importância ou de natureza menos urgente do que as dos profetas bíblicos; ao contrário, ela está enfatizando a função do papel dela e das suas mensagens”.

O trabalho de nenhum profeta pode ser comparado à luz acumulada que brilha através dos séculos dos muitos profetas cujos trabalhos são encontrados nas Sagradas Escrituras; mas, a fonte do ministério dela é a mesma que a deles, e conquanto o trabalho dela tenha sido primariamente para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, isto de modo algum diminui a importância do papel dela para este povo. Ela é uma, e os profetas canônicos são muitos. Mas tanto ela quanto eles foram comissionados pelo Espírito Santo para cumprirem uma tarefa específica para o povo de Deus. É importante discernir as funções distintivas de todos eles”.

Eu creio que Loy Grham Ran nos ajuda a entender a expressão luz menor, especialmente nesta sentença:

O trabalho de qualquer profeta não pode ser comparado à luz acumulada que brilha através dos séculos, vinda dos muitos profetas”.

Poderia ser que qualquer profeta, como uma luz única, singular, seja uma luz menor, apontando para a luz maior dos profetas todos em conjunto que o precederam? Se a fonte do ministério de todos os profetas é a mesma, então a autoridade de todos os profetas é a mesma, e portanto a palavra menor não pode se referir à autoridade. Maior, então, dever referir-se ao efeito cumulativo das Escrituras nomeadamente a combinação de muitos profetas escrevendo sob inspiração.

Ellen White é uma profetisa escrevendo perto do fim dos tempos; comparada com os muitos profetas reunidos no cânon sagrado. Assim, luz menor, é menor em relação a grande luz acumulada de muitos profetas brilhando através dos livros da bíblia. Assim, luz menor não se aplica à autoridade ou à qualidade da inspiração, mas, à função e propósito dos escritos de Ellen White.

Nós sempre ensinamos que Ellen White deve ser testada pela Bíblia, mas, o que isto significa? Quando Paulo estava escrevendo suas cartas, como podiam os cristãos de seus dias ter a certeza que suas cartas eram de Deus? Paulo ordenou a alguns cristãos que estudavam as Escrituras para verem se ele estava ensinando a verdade.

O que eles estudavam para testarem suas mensagens? Obviamente o Velho Testamento que era as Escrituras deles. As cartas de Paulo, seriam aceitas se estivessem de acordo com o Velho Testamento. Agora nós devemos lembrar que Paulo tomou algumas novas direções, que pareciam conflitar com as crenças então aceitas. Mas, a pergunta crucial era:

Contradisse ele o que o Velho Testamento ensinava?

Desde que Paulo não contradisse as Escrituras, então ele podia tomar algumas novas direções. Assim vemos que os escritos de Paulo, eram testados por revelações prévias.

Agora, o que aconteceu quando os escritos de Paulo eram aceitos depois de passar o teste? Eles se tornaram parte do padrão para testar futuras reivindicações quanto ao dom de profecia. Os escritos de Paulo, juntamente com os outros escritos do Novo Testamento, são agora usados para testar qualquer um que alegue ter o dom de profecia.

Não seria também verdade que a mensagem de Jeremias ou a mensagem de Isaías, ou a mensagem de Ezequiel, devia ser testada pelos escritos de Moisés? Se eles passassem o teste eles então passariam a fazer parte das Escrituras que testariam escritos posteriores. Poderia ser que os escritos de Isaías, Jeremias, e Ezequiel eram luzes menores individualmente apontando para a traz para a luz maior que já havia sido dada através da revelação? Mas, quando eles foram aceitos tendo passado o teste, não funcionavam eles autorizadamente para o povo de Deus?

Quando Ellen White passar o teste não funcionará ela do mesmo modo? Se ela passar no teste então ela é uma genuína profetiza, e ela se torna tão autorizada quanto qualquer profeta bíblico.

Alguns irão objetar imediatamente que isto a faz parte do cânon. Não! O cânon está fechado e nós não temos desejo de adicioná-la ao cânon. Mas, isto significa que ela tem menos autoridade do que os profetas canônicos?

E que tal Natã, e Elias, Elizeu e João Batista. Eles não são parte do cânon, mas eram eles autorizados?

A autoridade da mensagem profética, irmãos, depende da revelação e inspiração, não da cononicidade. As mensagens desses profetas vieram diretamente de Deus e eram autorizadas, entretanto nunca se tornaram parte do cânon. Um extremamente princípio importante aqui é que um escrito é cononizado por que tem autoridade, não tem autoridade porque é canonizado.

A autoridade dos escritos de um profeta precede a cononização daqueles escritos; assim a indagação a qual estamos realmente interessados não é se Ellen White é canônica, mas é ela autorizada?

É a questão da autoridade que é crucial.

Estou certo de que as indagações da igreja primitiva a respeito de Paulo, eram as mesmas perguntas que os pioneiros da Igreja Adventista tinham a respeito de Ellen White. A igreja primitiva sem dúvida perguntava se a inteireza da revelação veio em Jesus Cristo, porque precisamos nós ouvir este tal de Paulo?

Agora ouça as nossas indagações:

A luz maior veio nas Escrituras? Porque então devemos nós tão cuidadosamente ouvir Ellen White? Porque devemos levá-la a sério, se a inteireza da revelação veio nas Escrituras?

Talvez não somente a pergunta, mas, a resposta será similar. Esta posição não nega o princípio sola Escritura, porque a Bíblia aponta à continuidade da profecia na igreja. As Escrituras dizem que nós teremos futuras mensagens vindas de Deus, da mesma maneira que mensagens vieram através dos profetas bíblicos.

Como então devemos nós aproximar-nos do estudo da Bíblia e do Espírito de profecia?

A Bíblia deve ser a primeira em nosso estudo. Quando estudamos qualquer tópico, nós devemos ir primeiro à Bíblia para entender a vontade de Deus naquele assunto sob pesquisa. Somente depois de termos feito este estudo da mensagem de Deus, nós podemos formar nossa opinião em nossa própria interpretação do que Deus está dizendo.

Não podemos ousar colocar nossa opinião antes de examinarmos a Bíblia, ou as mensagens de Ellen White. A Bíblia deve vir em primeiro lugar como fonte e fundamento de nossa mensagem. Os escritos de Ellen White vêm depois disto, para iluminar e amplificar a mensagem bíblica, e somente então podemos fazer julgamento a respeito de doutrinas, da vontade de Deus e nossas responsabilidades

Às vezes é sugerido que a própria Ellen White declarou que seus escritos, não eram necessários para nossa salvação. Uma declaração que encontramos em Patriarcas e Profetas, pág. 364, é esclarecedora:

“Se o homem houvesse guardado a lei de Deus conforme fora dada a Adão depois de sua queda, preservada por Noé e observada por Abraão, não teria havido a necessidade de se ordenar a circuncisão. E, se os descendentes de Abraão houvessem guardado o concerto, do qual a circuncisão era um sinal, nunca teriam sido induzidos à idolatria; tão pouco lhes teria sido necessário sofrer vida de cativeiro no Egito; teriam conservado na mente a lei de Deus, e não teria havido necessidade de que ela fosse proclamada no Sinai, nem gravada em tábuas de pedra. E se o povo houvesse praticado os princípios dos Dez mandamentos, não teria havido necessidade das instruções adicionais dadas a Moisés”.

O que ela está dizendo é que Deus dá a mensagem de acordo com a necessidade do homem. Se o homem tivesse sido obediente à Lei de Deus, na forma não escrita, nunca teríamos tido muitas das específicas instruções dadas por Moisés.

Cada uma das mensagens foi dada devido à necessidade, porque o povo de Deus precisava de informações adicionais. Significa isto que os dez mandamentos eram sem importância? Não! Ou significa isto que as informações adicionais dadas por Moisés ao povo de Israel eram sem importância, porque não precisavam ter sido dadas? Também não!

É seguro dizer-se que as mensagens de Isaías e Jeremias, vieram a Israel devido a sua descrença em obedecer à vontade de Deus como expressa através dos escritos de Moisés. As mensagens deles não deveriam ser dadas, mas, devido à descrença de Israel, nós as temos. Significa isto que são menos importantes? Não são elas extremamente importantes para o povo de Deus estudar e seguir?

Igualmente os escritos de Ellen White não teriam sido dados, se o povo de Deus tivesse sido fiel à mensagem contida nas Escrituras, Deus não teria tido necessidade de enviar mais mensagens; mas porque o povo de Deus não entendeu e não obedeceu as mensagens das Escrituras, as mensagens dela, foram enviadas.

Por acaso isto faz delas menos importantes? Ou de menos autoridade?

Quando Deus fala, Ele o faz com um propósito e quando quer que Ele fale, nós devemos escutar, exatamente como foi importante para Israel escutar a Isaías ou Jeremias falando por Deus.

Nós devemos estar alertas à Palavra de Deus, e desejosos de obedecê-la toda veze que a encontrarmos,

—Pr. Dennis E. Priebe

___________________________

O pastor Dennis E. Priebe é autor de inúmeras obras, como “Face a Face com o Real Evangelho”, publicada pela Publicadora Adventista Americana da Costa do Pacífico. na cidade de Boise, estado de Idaho. Este artigo você pode lê-lo, em inglês, no sitio http://www.dennispriebe.com/new/node/14, a finalização dele apresentaremos com a lição 8 com o título Tem Ellen White Autoridade Doutrinária?

Tradução de João Soares da Silveira.

___________________________