domingo, 15 de fevereiro de 2009

Tem Ellen White Autoridade Doutrinária?

É verdade que Ellen White é autorizada em níveis devocionais e de aconselhamento, mas, não no nível doutrinário?

Temos que clarear as nossas mentes a respeito dos primórdios da história adventista, quando os pioneiros, nos estudos doutrinários que faziam, esgotavam todas as possibilidades de uma conclusão quanto a uma doutrina ou um determinado aspecto particular dela:

“Quando eles chegavam a um ponto em seus estudos em que diziam: nada mais temos a pesquisar, o Espírito do Senhor descia sobre mim; eu era tomada em visão e uma clara explanação das passagens que estudáramos me era dada, com instruções a como devíamos lidar com elas, e efetivamente as ensinar. Assim, luz era dada que nos ajudava a entender as Escrituras com relação a Cristo, Sua missão e Seu ministério. Uma luz de verdade daquele momento no tempo, até o em que deveremos entrar na cidade de Deus, me fora feita clara, e eu dava aos outros a instrução que o Senhor me havia dado”. (Mensagens Escolhidas, vol., 1 pág. 206 e 207).

“Naquele tempo, erro após erro procurava forçar entrada entre nós; ministros e doutores introduziram novas doutrinas; nós investigávamos as Escrituras com muita oração, e o Espírito Santo nos trazia ao espírito a verdade. Por vezes, noites inteiras eram consagradas à pesquisa das Escrituras, a pedir fervorosamente a Deus Sua guia. Juntavam-se para esse fim, grupos de homens e mulheres pios. O poder de Deus vinha sobre mim, e eu era habilitada a definir claramente o que era verdade ou erro. Ao serem assim estabelecidos os pontos de nossa fé, nossos pés se colocavam sobre um firme fundamento, aceitávamos a verdade ponto por ponto, sobre a demonstração do Espírito Santo. Eu era arrebatada em visão e eram-me feitas explanações; foram-me dadas ilustrações de coisas celestiais e do santuário de modo que fomos colocados em posição onde a luz sobre nós resplandecia em raios claros e distintos”. (Obreiros Evangélicos, pág. 302).

Uma vez mais ela estava definindo verdade e erro em pontos de doutrina, por via das mensagens dadas a ela em visão.

“Os fundamentos de nossa fé, foram lançados no começo de nosso trabalho, por estudo da palavra, com oração e por revelação”. (Idem pág. 307).

E, em Mensagens Escolhidas, volume 3, pág. 52:
“Há uma corrente de verdade retilínea sem uma só frase herética naquilo que escrevi”.

E ainda mais, na pág., 84 ela diz:
“Todos os que creem que o Senhor tem falado por intermédio da irmã White, e lhe tem dado uma mensagem estarão livres de enganos que aparecerão nestes últimos dias”.

Prezados irmãos; esta é uma magnífica e grandiosa promessa; as mensagens dela podem ser uma tremenda bênção se nós as aceitarmos, crermos nelas, e não tentarmos escapar ao completo impacto delas em nossas vidas.

Deus escolheu falar clara e autorizadamente ao Seu povo nestes dias finais da história da terra.
Louvado seja o Seu nome.