quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Lição 8 – A Autoridade dos Profetas

Como um "povo remanescente” nós freqüentemente dizemos e o ouvimos dizer que, "temos a verdade"!

(*No original em inglês, do nosso guia de estudos, junto com os dois textos da 3ª pergunta,) na parte de terça-feira nós lemos: "Embora nós talvez não ajamos tão dramaticamente como os personagens (*Jeoiaquim e Josias) fizeram aqui, como estes incidentes representam as respostas básicas à palavra escrita de Deus"? Bem, nós somos mornos e mal acreditamos em algo como é — como poderíamos reagir dramaticamente?

Os judeus, povo remanescente de Deus na terra, estavam espantados e surpresos, e criam que Jesus tinha uma nova doutrina!

"No Sábado entrando Ele na sinagoga começou a ensinar. E maravilharam-se da Sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. ... E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com a autoridade ordena os espíritos imundos, e eles Lhe obedecem!" (Marcos 1:21, 22 e 27).

Por que estavam eles espantados e surpresos? Não criam que tinham a verdade? Por que seus professores e líderes não tinham este mesmo efeito sobre eles? Porque seus mestres tinham sido falsos guias, apontando na direção errada . A presunção remove a Autoridade; e a crença de que "temos a verdade" preveni mais luz de entrar.

Quando (*uma) verdade é rejeitada, é repelida com "comando" para silenciar os mensageiros e esconder, mentir sobre, ou destruir a evidência.

Jeremias registra esta rejeição da palavra de Deus e Seus mensageiros em Jr. 36:22-31. O rei tomou uma faca e cortou o rolo e então queimou-o (vs. 23) e "não lhes deu ouvidos" (vs. 25), mandou que Baruque e Jeremias fossem presos (vs. 26).

Mas Josias agiu bem; leia 2º Reis 22-25, especialmente 22:10-13. Quando na idade de 26 anos1 ouviu as palavras do Livro do Concerto (da Lei), "rasgou as suas vestes”. Ele então enviou a um profeta para indagar do Senhor por causa "do furor do Senhor, que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro".

A prova desta Igreja e deste povo está na recepção ou rejeição da mensagem de 1888. Ellen White declara que o próprio Deus deu esta mensagem a Seu povo.

Dizemos que somos o remanescente, entretanto estamos rejeitando a "mensagem do remanescente"? Somos o povo que diz que têm o Espírito de Profecia, mas parecemos ignorar as porções que nos desagradam. A adoração de lábios é diferente de rendição; e conversão diverge de aparência exterior.

Escrevendo sobre 1888, Ellen G. White diz, "Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor uma mui preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos Pastores Waggoner e Jones" (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos [TM], pág. 91).

"Quero falar advertindo aos que por anos têm resistindo à luz e alimentado o espírito de oposição. Por quanto tempo odiareis e desprezareis os mensageiros da justiça de Deus? Deus lhes deu Sua mensagem. Eles têm a palavra do Senhor. ... Há aqui evidência que todos aqueles que o Senhor reconhece como Seus servos podem discernir. Mas há os que desprezaram os homens e a mensagem que eles levaram. Têm escarnecido deles como fanáticos, extremistas, e entusiastas. Permiti-me profetizar-vos: A não ser que imediatamente humilheis o coração diante de Deus, e confesseis vossos pecados, que são muitos, tarde demais vereis que tendes estado lutando contra Deus. ... Continuai um pouco mais como tendes seguido, na rejeição da luz de Céu, e estareis perdidos.

"Não tenho uma mensagem suave a dar aos que por tanto tempo têm sido como que falsos sinalizadores, apontando na direção errada. Se rejeitardes os mensageiros delegados por Cristo, rejeitais a Cristo. ... Suplico-vos, agora, que vos humilheis e deixeis a vossa obstinada resistência à luz e à evidência. Dizei ao Senhor: 'Minhas iniquidades têm feito separação entre mim e o meu Deus. Ó, Senhor, perdoa as minhas transgressões. Apaga os meus pecados do livro de Tuas memórias'" (TM 96 a 98).

O Pr. Jones, no 9º sermão dos 24 que pregou na Assembléia da Conf. Geral de 1893, pergunta:
"Agora irmãos, quando esta mensagem da justiça de Cristo, começou conosco como um povo? [um ou dois da congregação: 'Há três ou quatro anos'.] Quanto, três ou quatro? [a congregação: "Quatro".] Sim, quatro. Onde foi? [a congregação: 'Em Minneapolis'.] O que então os irmãos rejeitaram em Minneapolis? [alguém na Congregação: 'O alto clamor'.] O que é essa mensagem de justiça? O Testemunho nos disse o que é; o alto clamor — a última chuva (*a chuva serôdia). Então o que os irmãos naquela temerosa posição em que eles estavam, rejeitam em Minneapolis? Rejeitaram a chuva serôdia – a mensagem do alto clamor do terceiro anjo " (A. T. Jones, A Terceira Mensagem Angélica, Boletim da Conferência Geral de 1893, pág. 183)2.

"O furor do Senhor, que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro" (2 Reis 22:13). Não havia nenhuma honra em Josias seguir as tradições de Manasses, nem há qualquer honra para nós cegamente seguirmos as tradições na continua rejeição da mensagem de 1888 e seus mensageiros. Agradeça a Deus, nós não temos que rejeitar luz que o Senhor nos envia; e agradeça a Deus que ao redor do mundo há alguns começando a despertar para apreciar a luz que o Senhor nos enviou há 120 anos.
--Daniel Peters


Tradução e acréscimos, marcados com asterisco, de João Soares da Silveira.

NOTAS
1) Josias começou a reinar com 8 anos de idade,
2º Reis 22:1 . No 18º ano do seu reinado o livro do Concerto (Lei) foi achado, vs. 3. Leia também o vs. 8. (Assim: 8 anos + 18 anos = 26 anos).

2) Como matéria suplementar para o estudo da lição desta semana, leia em Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos as páginas 89 a 98, Rejeitando a Luz, escritas em 1896, referente a 1888.


________________