sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lição 9 - A Integridade do Dom Profético

Os 66 livros da Bíblia são todos inspirados por Deus e são a única regra de fé e prática. "Toda a escritura é divinamente inspirada por Deus, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2a Tim. 3:16). Todos os outros escritos devem ser conferidos este padrão. A menos que façamos isto veremos uma erosão da fé e prática. Aliás isto aconteceu nos últimos 2000 anos e necessita ser revisado e retifícado. Com este propósito Deus levantou outros nestes últimos dias para apontar ao padrão bíblico e dizer, vamos examinar novamente o assunto.

Há um número de "profetas" modernos, assim considerados por muitos. São todos corretos? É possível que alguns possam ser falsos profetas? Se assim for, como podemos dizer que "profetas" são verdadeiros e quais são falsos. Felizmente, nós não somos deixados ao nosso próprio discernimento pois temos auxílio. A Bíblia apresenta claras provas a serem aplicadas a um professo profeta:

1. "À lei e ao testemunho: se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles" (Isa. 8:20, Alm. Fiel e KJV).
2. "Portanto, pêlos seus frutos os conhecereis" (Mat. 7:20).
3. "O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o Senhor na verdade enviou" (Jer. 28:9).
4. "Nisto conhecereis o espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus" (l João 4:2).

Estas quatro provas podem ser aumentadas verificando-se alguns indicadores: (1°) manifestações físicas de um elemento sobrenatural documentado por testemunhas oculares; (2°) oportunidade em dar as mensagens apresentadas; (3°) certeza nas predições (com 100% de exatidão); (4°) elevado plano da vida espiritual do profeta e das mensagens que transmite, e (5°) natureza prática das mensagens e testemunhos. Todas as provas devem ser aplicadas a um profeta, talvez mesmo por um longo período de tempo se necessário, fazendo-se cuidadosas anotações de toda a evidência sobre a vida e carreira do indivíduo em questão.

Ellen G. White preenche os critérios para um profeta verdadeiro em cada sentido da palavra:

1. Teve visões sobrenaturais que durante o processo de receber tais visões foram testemunhadas e os resultados documentados.
2. Cada predição profética realizou-se como anunciada. E muitas mensagens às vezes foram enviadas ao outro lado do mundo, numa viagem de semanas ou meses, exatamente para chegar no momento preciso quando o testemunho era mais necessário.
3. Todos seus escritos suportaram a prova do padrão da Bíblia. Ela sempre disse que ela não era o padrão, só apontava a ele, chamando atenção a conceitos que nós pudéssemos ter esquecido, tendo sido perdidos nos anais do tempo.

A própria Ellen White afirma que nem todos seus escritos foram "inspirados" no sentido mais estrito da palavra, particularmente cartas pessoais à família, por exemplo. No entanto, em outros documentos, mesmo cartas pessoais, isto pode tornar-se um pouco obscuro a nós que vivemos depois da sua morte e não podemos mais pedir esclarecimentos específicos. Quando ela diz, "foi-me mostrado...", por exemplo, é fácil supor que o que se segue é especifica e divinamente inspirado. Outras situações não são tão fáceis, o que nos deixa supor que todos seus escritos devem ser considerados inspirados a menos que provados contrariamente pela Bíblia. Nós não devemos supor que, porque nós não podemos entender, nem porque nós não gostamos de algo, que o que o profeta diz não foi inspirado quando foi escrito. Não obstante, tudo que Ellen White escreveu deve ser confrontado com a Bíblia.

Há outros autores e/ou seus trabalhos que são endossados por declarações proféticas autorizadas. Um exemplo seria as declarações alistando vários profetas em 1° Crónicas 29:29; 2° Crónicas 9:29 , e 12:15. Estes escritos devem ser tomados seriamente, estudados, e comparados com a Bíblia. Ellen White endossou vários escritores e, em alguns casos, livros específicos. Os escritores que foram endossados incluem E. J. Waggoner, A. T. Jones, e W. W. Prescott. Os livros que ela endossou incluem Daniel e a Apocalipse, por Uriah Smith, e dois livros do (*pastor) S. N. Haskell: A História de Daniel o Profeta, e A História do Vidente de Patmos. Estes escritos devem ser comparados com ambos a Bíblia e aos trabalhos de quem os endossou. No que estão acordes (*com a Bíblia), devemos toma-los seriamente e recebe seu benefício.

Às vezes em seu trabalho, autores usarão o trabalho de outros escritores porque não é concebívelmelhorar a linguagem usada. Os escritores de Bíblia citaram um do outro extensamente, muitas vezes semmesmo dar referências, ou no melhor dos casos as referências são bastante incompletas, sendo esperadoque o leitor reconheça a citação. Aliás seções inteiras são, reproduzidas em alguns casos!Por exemplo, 1° Reis 22 e 2° Crónicas 18(1).

No entanto, o engano profético maior está ainda no futuro: "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz" (2a Cor. 11:14). "E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como um ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não vejam as suas vergonhas" (Apõe. 16:13-15).

O próprio Satanás se apresentará como um anjo de luz. Não faria sentido que se Cristo estava para vir e o mundo estava para acabar, que Satanás quereria aparecer como o próprio Cristo e falar a todos que quisessem escutar que a Bíblia é obsoleta e não mais uma regra de fé? Esta é a obra do falso profeta. Isso seria o último esforço final de Satanás. Não seja enganado! Almeje o branco manto da justiça de Cristo, creia na integridade dos profetas, e não deixe falsas profecias enganá-lo. Deus o segurará com uma mão que nunca lhe soltará. Conte com o Seu poder.

-Craig Barnes

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira
Notas do tradutor:
l) Os livros de Reis e Crónicas são de autores desconhecidos e os capítulos 1° Reis 22 e T Crónicas 18 foram escritos por volta de 897 a.C. Ao você comparar os dois capítulos verá uma quase igualdade nos dois relatos.