quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Lição 6 – Provando os Profetas

O Senhor nunca que quer aceitemos a mensagem de um profeta cegamente. Intrínseco a Seu relacionamento conosco, Suas criaturas, é Seu desejo que nós aprendamos a pensar por nós mesmos.

Ele não Se sentiria honrado com uma raça de seres no Seu reino eterno que não fossem inteligentemente pensantes por si mesmos. Alguém quase que poderia querer dizer que não haverá ninguém no Seu reino eterno que não seja inteligentemente pensativo e indagador; ainda que discutamos o caso de bebês que morrem na infância, eles "crescerão" como seres inteligentes no Seu reino. Com certeza, nós sabemos que agora Ele quer que recebamos as mensagens dos Seus profetas inspirados com o uso da própria inteligência.

Portanto o pensamento de "provar" os profetas inspirados do Senhor é apropriado. O Senhor é sempre bondoso e misericordioso para com os "céticos".

Na Sua encarnação, Ele estava preocupado com as pessoas que lutavam pessoalmente com a idéia de que Aquele que parecia ser só um carpinteiro humilde da aldeia de Nazaré, era o divino Filho de Deus encarnado. Ele encontraria as pessoas na calçada ao carregar tábuas para Seu trabalho de carpinteiro; eles podiam agora conhece-lO por qualquer beleza do semblante, porque Isaias tinha dito que Ele era "uma raiz de uma terra seca": sem "beleza nem formosura,... para que nós O desejássemos" (53:2).

Ele era especialmente preocupado com aqueles que queriam reconhecê-lO como o divino Filho de Deus em carne humana, quando eles O viam submeter-Se à humilhação mais terrivelmente possível—morte numa cruz como se fosse meramente um criminoso romano.

A história dos dois discípulos andando para Emaús é pungente: o crucificado Filho de Deus não era por demais alto e grandioso para sentir um interesse por eles; Ele uniu-se a eles como um desconhecido companheiro de viagem, discutindo história atual de Jerusalém (Lucas 24:13-31). Se Jesus inicialmente tivesse balbuciado que Jesus de Nazaré é o Messias, Ele provavelmente os teria perdido; mas Ele pacientemente, e numa maneira humilde, recordou as declarações familiares da Escritura —dando-nos esta pequena história inexprimivelmente preciosa. Ele deixou que estes dois discípulos pesassem a evidência por si mesmos—o que Ele sempre faz por nós, também. "Pesar" ou "testar os profetas” é sempre uma parte do Seu plano para nós.

O Senhor Se preocupa se você nasceu um "cético". Teste-O, teste Seu Livro, a Bíblia. O Senhor recebe bem suas inquirições, mesmo suas dúvidas honestas. Eis aqui o que você deve fazer:

(A) Mostre-Lhe o respeito que você mostraria a qualquer um que é uma pessoa importante.

(B) Ajoelhe-se perante Ele com a Bíblia aberta.

(C) Pergunte-Lhe diretamente, "é este Livro Sua palavra inspirada à humanidade"?

(D) Então espera,... perante Ele pacientemente (não havia nenhuma palavra hebraica antigamente para "pacientemente" —era somente "espera, e espera, e espera ..."). Teste o Senhor Soberano, e espera...

(E) Você experimentará uma confiança que depois nada jamais poderá abalar outra vez.

Robert J. Wieland

Tradução de João Soares da Silveira.

___________________________________________