domingo, 15 de fevereiro de 2009

Um Protetor Legal do Espírito de Profecia.

A lição de hoje, domingo, 15 de fevereiro de 2009, nos indaga “o que podemos aprender da maneira de Deus se comunicar com Seus profetas”, e nos dá o texto de Êxodo 4:10-16, um diálogo ente Deus e Moisés:

“Eu nunca fui eloqüente” (vs. 10). Ora , Estevão disse que Moisés era “poderoso em palavras e obras” (Atos 7:22), Assim a desculpa de Moisés parece injustificável, uma vez que Deus seria com a sua boca, verso 12.
O paralelo com Ellen Harmon (nome de solteira da irmã Ellen White) está bem posto no meio da nota da lição de hoje, “Foi-me mostrado que ... a graça de Deus seria suficiente para me suster em tudo.”

“Ah! Senhor! Envia a quem hás de enviar” (vs. 13). Foi uma resposta curta, quase rude, mas que é mais enfática na língua hebraica.
O cotejo com Ellen Harmon está no penúltimo § da lição de hoje: “Por vários dias, e até altas horas da noite, orei para que esse fardo me fosse removido e colocado sobre alguém mais capaz de levá-lo.”
“Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés” (vs.14). Esta foi uma declaração forte, mas parece que significa somente que Deus Se desagradou, ou, quando muito, Se ofendeu, pois Deus não o puniu, somente dividiu as responsabilidades com o irmão, Arão.
“Ele falará por ti ao povo, e te será por boca” (vs. 16). Arão seria assim um porta-voz ou protetor de Moisés, ou, como que, o “profeta” de Moisés, Êxodo 7; 1 e 2.

A lição não apresentou um paralelo deste aspecto com o caso da jovem Ellen Harmon, mas nós temos, em diferentes escritos, base para estabelecermos esta analogia, e vamos colhê-los do panfleto The Revival of the True Spirit of Prophecy Writings1 (A Restauração dos Verdadeiros Escritos do Espírito de Profecia), págs. 7 e 8 onde temos isto:

Do livro Esboços da vida de James White e Ellen G. White, escrito pelo próprio pastor Tiago White, o irmão Verne Bates transcreveu de duas páginas, 126 e 238, da edição de 1888:

“Nós dois víamos a vinda de Cristo como próxima, mesmo às portas, e quando primeiro nos conhecemos, não tínhamos idéia alguma de nos casarmos em nenhum tempo no futuro. Mas Deus tinha um trabalho no futuro para ambos fazermos, e Ele viu que poderíamos assistir grandemente um ao outro naquele trabalho. Ao ela ter que aparecer perante o público, precisava de um protetor legal; e Deus a tendo escolhido como um canal de luz e verdade para o povo, em um sentido especial, ela poderia ser de grande ajuda para mim ...
“Ela era muito frágil. Parecia como alguém rapidamente indo para a tumba por esgotamento. Seu peso era somente 36 quilos. Ao ela viajar em barcos a vapor e em carros, ela frequentemente desmaiava e ficava sem ar diversos minutos. Nesta condição era necessário que ela devesse ter uma ou mais atendentes. Ou sua irmã Sara, ou a irmã Foss viajavam com ela. E como nem seu idoso pai nem seu irmão doente fossem pessoas adequadas para viajar com alguém tão doente, e introduzi-la e sua missão ao povo, o escritor, plenamente entendendo que a maravilhosa experiência dela e seu trabalho fossem de Deus, ficou satisfeito de que era sua missão acompanhá-la. E ao nossas viagens sujeitar-nos à reprovação dos inimigos do Senhor e Sua verdade, o dever pareceu claro que uma pessoa que tinha tão importante mensagem para o mundo deveria ter um protetor legal, e que nós deveríamos unir nossos labores” (grifamos).

No Testimony for the Church de nº 23, vol. III, pág. 261 lemos:
“Ao meu esposo se postar ao meu lado para me sustentar em meu trabalho, e ao ele ter tido um pleno testemunho para suportar em união com o trabalho do Espírito de Deus, muitos acharam que era meu esposo que os estava prejudicando pessoalmente, quando era o Senhor que pusera sobre ele o fardo, através de Sua serva, repreendendo-os, para trazê-los ao arrependimento de seus erros, e terem o favor de Deus."

E da página 315:
“Deus entendeu por confiar-me posições às quais Ele não colocou em ninguém mais em nossas fileiras. Meu esposo tem estado ao meu lado para amparar os testemunhos, e dar sua voz em união com o testemunho de reprovação. Ele tem sido compelido a tomar uma decidida posição contra a descrença e a rebelião, que tem sido ousada e desafiante, e que quebraria qualquer testemunho que eu tenha que dar, porque os repreendidos eram censurados, e sentiam profundamente a reprovação dada” (1873).

Em Pamphlets in the Concordance, vol. 1, pág. 478, ela escreveu:— “Foi-me mostrado que Deus qualificou meu esposo para um trabalho específico, e na Sua providência nos uniu para levar avante este trabalho. Embora os testemunhos do Seu Espírito tenha desvendado a ele grande luz, ele tem avisado, advertido, reprovado, e encorajado; e é devido ao poder de Sua graça que nós temos sido habilitados a suportar uma parte na obra desde o princípio” (“O Julgamento”, pág. 8, baseado em uma visão dada e 23 de outubro de 1879. NOTA: — Isto não foi incluído na presente edição da série “Testimony”, vol.. 4, págs. 384-387).

No Testimony for the Church, vol. III, pág. 105 lemos:
"O escolhido protetor da minha mocidade, o companheiro da minha vida, o partilhador dos labores e aflições, foi tirado de meu lado, e eu fui deixada a finalisar a obra e a lutar a batalha sozinha."

Estas declarações documentam completamente o papel do Pastor Tiago White em relação a ser um protetor em volta do Espírito de Profecia. Também, tendo sido um professor de colégio, o pastor Tiago White tinha as necessárias qualificações para ajudar a irmã Ellen White a corrigir gramaticalmente os “Testemunhos”, ao ela inicialmente escrevê-los para publicação. Um exemplo que temos disto, é em relação à preparação do volume 3 da série “Espírito de Profecia”, que foi publicada em 1878.

Da série encadernada Review & Herald, vol. 1, pág.188:— “Meu esposo tem trabalhado incessantemente para avançar os interesses da causa de Deus nos vários departamentos da obra centralizada em Battle Creek. Seus amigos ficaram estarrecidos pela quantidade de trabalho que ele estava desenvolvendo. Sábado de manhã, 18 de agosto, ele falou à igreja. De tarde sua mente foi íntima e secretamente exercitada por quatro horas consecutivas, enquanto ele escutou a leitura do manuscrito do volume três da série Espírito de Profecia. A matéria era intensamente interessante, e calculada para emocionar a alma até a sua profundeza, sendo uma relação da provação, crucificação, ressurreição e ascensão de Cristo” (1877).

NOTA: — Enquanto o pastor Tiago White era vivo para proteger os escritos do Espírito de Profecia, as mensagens originais eram essencialmente incorruptas e puras.
Ainda do panfleto dos irmãos Verne Bates e Anna Bates, pág. 11, colhemos o que se segue:

Em 1881 o Protetor em volta do Espírito de Profecia morreu. Com a partida do pastor Tiago White os “irmãos” começaram a mudar os escritos de Ellen White.
Por exemplo: Em 1882, “Primeiros Escritos” era uma compilação de várias visões dos escritos de Ellen White, DEPOIS do material ter sido mudado de suas originais fontes. Uma grande parte de “Primeiros Escritos” veio de “Spritual Gifts” (Dons Espirituais), vol. I, que era o “Grande Conflito” inicial, publicado por Tiago White em 1858.

Tinha a irmã White qualquer idéia de que seus escritos seriam corrompidos, e que ela seria traída pelos seus chamados “irmãos”? Sim!
Da série encadernada Review & Herald, vol. 1, pág. 372:— “Eu não vou evitar declarar o inteiro conselho de Deus. Desagradável como possa ser, eu tenho que advertir, reprovar, repreender, como Deus me pede, que o coração carnal aceitará ou rejeitará as palavras de advertência. Por quarenta anos, Satanás fez os mais determinados esforços para eliminar os testemunhos da igreja; mas continuam ano após ano a advertir aos errantes, desmascarar os enganadores, a encorajar os desalentados. Minha confiança está em Deus. Aprendi a não ficar surpresa ante oposição de qualquer forma ou de qualquer origem. Eu espero ser traída, como foi meu Mestre, por amigos professos” (16 de outubro de 1883).

Esta última declaração da pena de Ellen White, saiu aproximadamente seis semanas antes da Assembléia da Conferência Geral de 1883, que passou a resolução, que transcrevemos a seguir , para que uma comissão fosse formada de cinco elementos, para mudar os Testemunhos do Espírito de Profecia.

Nesta Assembléia da Conferência Geral de 1883, foi nomeada tal comissão de cinco elementos para modificarem os ‘Testemunhos para a Igreja’ de tal forma a tornar os quatro volumes de setecentas a oitocentas páginas cada. Review & Herald, de 27/11/1883, e Ellen White - Messenger to the Remant (Elllen White, Mensageira do Remanescente) de A.I. White, pág. 65.

Parece que a intenção era torná-los volumosos para serem vendáveis ao público em geral pelos colportores, como passou-se a fazer logo em seguida.

Infelizmente um dos cinco elementos nomeados pelos irmãos naquela ocasião foi o pastor Uriah Smith, que, no ano anterior, foi severamente repreendido pela irmã White por ter rejeitado os testemunhos. Ele omitiu nas publicações todas as repreensões contra ele mesmo e para aumentar os escritos incluiu a parte histórica encontrada nos livros de Daniel e Apocalipse dele mesmo, pastor Uriah Smith, §§ e caps. inteiros idênticos, como se a irmã White tivesse colhido os fatos históricos diretamente dos referidos historiadores.
Entretanto o nome de Ellen G. White continuou a ser posto na capa da obra como autora de todo o conteúdo.

Hoje, como bons adventistas, podemos, com estes fatos, nos livrar, das acusações de plágio que é feito à profetisa da igreja remanescente, pelo menos para intimamente não termos nossa fé abalada pelo plágio de que nossa profetiza é acusada.


Notas:
1) Você pode adquirir o panfleto The Revival of the True Spirit of Prophecy Writings (A Restauração dos Verdadeiros Escritos do Espírito de Profecia), em inglês, do irmão Verne Bates e Anna Bates, publicado por ECHOES FROM THE PAST (Ecos do passado), escrevendo para:
ECHOES FROM THE PAST
890 Hitching Post Road,
Grants Pass, OR 97526, USA.;
ou pelo sítio WWW.vbates.com; ou ainda pelo telefone (541) 479-2000, fax: (541) 955-0926.

_____________________