sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Carta de Ellen White Ao Presidente da Associação Geral

O pastor Ole Andres Olsen (1845-1915) foi presidente da Conferência geral por nove anos, tendo sido eleito na assembléia realizada em Minneapolis em 1888 (Veja a Enciclopédia Adventista, vol. 10 da série SDABC, pág. 1028).

A Irmã White enviou a ele uma carta (O-127-1896) que é um vívido testemunho do “TRABALHO DO PROFETA”, descendo direta, sem rodeios, e profundamente à repreensão, dizendo o que tem de ser dito, ainda que pudesse aumentar por parte da liderança da igreja de Deus o recrudescimento do relacionamento das partes.

A gama de atuações de um profeta vê-se nos muitos exemplos de profetas tais como JEREMIAS: profetizou durante os reinados de Josias, Joaquim e Zedequias (1:2 e 3) eles foram os líderes do povo de Deus de então; foi ameaçado de morte (11:21; 26:8; 38:4); amaldiçoou a seu nascimento (20:7-18); aconselhou a Zedequias (21:3-7; 34:1-7; 38:14-28); foi lançado na prisão (32:2; 37:16-21); salvo da masmorra (29:8-10); favorecido por, um gentio, Nabucodonosor (39:11-14); posto em liberdade em Ramá (40:1-6) e LEVADO para o Egito (43:1-7); EZEQUIEL: teve que escrever para o líder do povo e “seus companheiros” coisas ruins e boas; intercedeu por Israel; foi exilado para Tel-Abibe, etc... etc...

Esta carta (O-127-1896) você pode encontrá-la na série xerocopiada Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol.. 4, págs. 1621 - 1627):

Veja quão franca e diretamente Ellen G. White escreve a carta ao seu lider: “Prezado irmão Olsen:-- É teu privilégio aproximar-se bem perto de Deus, e colocar sua inteira confiança nEle. Ele entende tudo a respeito dos erros do passado, e como há de ajudá-lo. Mas onde quer que você esteja, nunca, nunca palmilhe pelo mesmo terreno. ... Você fez um triste trabalho, mas não o repita, Seja decisivo, firme. ... tome um caminho não dividido, neutro ... a despeito das conseqüências imaginárias. ... Se você tivesse se colocado sob o julgo de Cristo, você não estaria na situação em que você tem estado por anos. A sua prontidão em ouvir e aceitar as proposições de homens não santificados, e em se por em jugo com eles, revelou uma grande falta de percepção moral. Exatamente o primeiro passo na direção de desviar o teu pescoço do jugo de Cristo foi revelado na sua posição dividida”

“Quando o fardo estava pressionando tão pesadamente sobre mim em Battle Creek, eu posso dizer que não havia ninguém que entendesse a posição na qual eu fui posta. ... Havia muita pechincha sobre negócios diversos. ... Isto tem acontecido a um tremendo custo para mim financeiramente e em muitos outros aspectos. Acho que eu não revelei o completo trabalho que me sobreveio aqui na Austrália. Talvez você nunca compreenderá completamente a matéria”

A seguir, o que está sublinhado pelo tradutor, foi citado pela irmã Arlene Hill, no comentário desta lição: “O Senhor não estava em nossa saída da América. Ele não revelou que era Seu desejo que eu devesse deixar Battle Creek. O Senhor não planejou isto mas Ele permitiu que todos vocês agissem de acordo com sua própria imaginação. O Senhor queria que William (*Guilherme) C. White, sua mãe, e seus auxiliares permanecessem na América. Nós éramos necessários no coração da obra, e se sua percepção espiritual tivesse discernido a real situação, você nunca teria consentido com as manobras feitas. Mas o Senhor lê os corações de todos. Havia um tão grande desejo de que nós partíssemos, que o senhor permitiu que isto acontecesse. Os que estavam cansados dos testemunhos dados foram deixados sem as pessoas que os entediavam. Nossa separação de Battle Creek foi para deixar os homens seguirem o próprio caminho e vontade, que eles achavam ser superior ao caminho do Senhor”

“O Senhor teria obrado pela Austália por outros meios, e uma forte influência teria atuado em Battle Creek, o grande coração da obra. Lá nós teríamos estado ombro a ombro, criando uma saudável atmosfera para ser sentida em nossas Associações (*Geral e regionais). ... Quando nós partimos, alívio foi sentido por muitos, mas nem tanto por você mesmo, e o Senhor foi desagradado (*ou, ficou ofendido); porque Ele nos estabeleceu para ficarmos ao volante da obra em Battle Creek..

Esta é a razão pela qual eu escrevi para você. O Irmão Olsen não teve a percepção, a coragem, a força para conduzir as responsabilidades; nem havia nenhum outro homem preparado para fazer o trabalho que o Senhor tinha proposto que fizéssemos. Eu lhe escrevi, irmão Olsen, lhe falando que era o designo de Deus que nós devêssemos estar de pé, lado a lado, com você, para aconselhá-lo, para informá-lo, para trabalhar com você. Se pelo menos você tivesse discernido isto e dito, eu preciso de você, ou, eu não posso ousar ficar nesta posição, eu teria respondido ao chamado. Se você tivesse dito, eu não posso suportar esta responsabilidade sozinho, nós teríamos respondido, e retornado. Mas o Senhor viu as intrínsecas influências do assunto, e Ele permitiu que você discernisse que sua própria força não era suficiente. ... você estava desejoso de ter forte experiência e conhecimento que ... os caminhos do Senhor foram calculados erroneamente e esquecidos”

“Isto está no passado, mas eu escrevi para você explicando a carta que lhe escrevi quando eu estava em Granville em 18941...Que o povo de Battle Creek devesse sentir que eles queriam que nós partíssemos, como ocorreu, foi o resultado de invenção do homem e não do Senhor. A suma da questão está provada, e as cifras estão perante você. Nós estamos aqui. As coisas de Battle Creek me foram mostradas nesta grande distância, e a carga que eu carreguei tem sido muito pesada de suportar.”

“Formalidade e hipocrisia e egoísmo estão entrelaçados com interesses santos e sagrados, com conexões com os vários ramos da obra.. ... Falso arrependimento produz somente uma reforma exterior. O verdadeiro arrependimento trará uma mudança de coração, e total volta de cada pecado constantemente perturbador para Deus. ... Falso arrependimento por rumo errado é a base para ceder-se a persuasões e temor. Verdadeiro arrependimento em direção a Deus revela uma mente humilde que está cheia de audácia e coragem santificadas para suster o direito. Estes ouvirão a voz de Deus. Eles obedecerão o chamado e advertências que recebem. ...Muitos ... falharão. Por que? Porque eles amam o louvor dos homens mais do que a aprovação de Deus.”

“Um ciúme divino é essencial para todos nós. Se a Palavra de Deus fosse comida como alimento para a alma; se fosse tratada com deferência e respeito, não haveria necessidade para os muitos e repetidos testemunhos que são produzidos. As simples declarações das Escrituras seriam recebidas e agiriam. . ... Exatamente como o sangue deve estar nas veias do corpo, e circular ali com seu poder vitalizador, assim Cristo deve habitar no coração. ... Nossas convicções necessitam, diariamente, ser reinforçadas por humilde, sincera oração e leitura da Palavra.

Desta carta vemos o trabalho do profeta. Quão pesado e penoso era. Das entrelinhas da carta sente-se que parece que o presidente da Associação Geral estava grandemente arrependido dos erros que cometera.

Tenha um feliz sábado
João Soares da Silveira.

Notas:
1) Temos três cartas dela de 1894, para o pr. Olsen, no 3º volume da série xerocopiada Materiais de Ellen G. White sobre 1888, enviadas de Granville, New South Wales: carta 57, págs. 1256-1267; 55, págs. 1280-1285, e 58, págs. 1316-1321)