sexta-feira, 5 de março de 2010

Cristo nosso Modelo

Vitória?! É ainda necessária?!

Afinal, É Cristo nosso Modelo ou NÃO !?!

É possível vencermos o pecado, pelo poder de Deus, ou NÃO !?!

Deseja Deus a nossa santificação AGORA, ou NÃO !?!

Todas as facetas do Fruto do Espírito são atributos da Divindade, não nossos. Mas “para sermos ajudados em tempo oportuno” (Heb. 4:16) Cristo, na encarnação, assumiu a natureza caída que temos, e, “como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (vs. 15). Ele não é como os deuses pagão, “cuja morda não é com os homens” (Dan. 2:11), mas “veio em carne” (1ª João 4: 2 e 3) “aceitou a humanidade quando a raça havia sido enfraquecida por 4 mil anos de pecado ... Veio com nossa hereditariedade, para partilhar de nossas dores e tentações, e dar-nos o exemplo de uma vida sem pecado” (DTN, pág. 49).

Temos “grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas nos tornemos participantes da natureza divina, livrando-nos da corrupção das paixões que há no mundo” (2ª Pedro 1.3-4): "Deus providenciou, em Cristo, meios para vencer cada traço pecaminoso, e resistir a toda tentação, por mais forte que seja" (Desejado de Todas as Nações, pág. 429); Fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar” (1ª Cor. 10:13); Ele “é poderoso para vos guardar de topeçar, e apresentar-vos diante de Sua glória sem mácula” (Judas 24); A vontade de Deus é a vossa santificação” (1ª Tess. 4: 3); “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo” ( 1ª Tess. 5: 23); “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7); “O pecado não terá domínio sobre vós” (Rom. 6: 14); Deus “nos elegeu em Cristo, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor." (Efésios 1: 4).Até mesmo os dez mandamentos, corretamente entendidos, são capacitações para cumprirmos o que dizem — “Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras." Parábolas de Jesus, pág. 333.

Nas lições do nosso atual guia de estudos para este 1º trimestre de 2010, vemos que todos os aspectos do fruto do Espírito, são atributos da Divindade, não nossos !!!

Mas, sabemos que Cristo é o Verbo, a Palavra, que é Ele próprio. Ele é o Verbo (João 1:1). Sua Palavra tem poder criador. Não é que Deus tenha que coordenar os elementos naturais para que eles interajam produzindo o que Ele disse. Não. “Pela Palavra de Deus foram criados os mundos” (Hebreus 11:3). A própria Palavra de Deus tem o poder de criar no mesmo momento em que é por Ele pronunciada, e pelo simples fato de ter sido por Ele proferida. Em Gênesis 1, lemos que Ele falou e as coisas aconteceram: “houve luz” (vs. 3), as águas se juntaram (vs. 6), o reino vegetal apareceu (vs.11), etc..., etc. Deus também quer criar em nós Sua justiça, quer implantar em nós retidão, o caráter de Cristo, e para isso pronuncia a Sua Palavra: “Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir” (Isaias. 13:12). “A palavra que sair da Minha boca ... não voltará para Mim vazia, antes fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” (Isaías 55:11). Ao citarmos (audível ou mentalmente) a palavra de Deus, na hora da tentação, como Cristo fazia (Mat. 4: 4, 7 e 10) ela, ato contínuo, cria em nós o teor do texto pronunciado. Cristo, isto é, “a Palavra do Senhor ... é um escudo para todos os que nEle confiam” (Salmos 18:30 e Provérbios 30:5). Ela “é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4:12).

Como Sua palavra tem poder para realizar o que diz, textos como estes só não acontecem em nossas vidas se O obstarmos, pois Ele não viola o nosso livre arbítrio. Assim, “Deixe que a mente que esteve em Cristo Jesus esteja também em você” (Fil. 2:5, KJV). Note o verbo “deixar,” empregado aqui na KJV. É Deus que quer inserir em nos a mente de Seu Filho. A salvação de nossas almas é uma recriação de nossas mentes a partir da capacitação de Sua Palavra. “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a Palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas” (Tiago 1:21). É Ele quem introduz Sua palavra em nós, e nos diz: “Deixe o teu coração reter as Minhas Palavras” (Prov. 4:4, KJV). Veja, novamente, que o verbo deixar [permitir], usado na KJV, indica que é Deus que deseja conservar Sua Palavra em nossa mente. Só Deus pode nos fazer novas criaturas e nos levar à santidade. Em Cristo somos novas criaturas;” as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Cor. 5:17).

Há uma potencialidade indescritível à nossa disposição se usarmos a palavra de Deus ao defrontarmos as tentações satânicas.

“Ele [Cristo] revelará, por vosso intermédio, a energia criadora de Sua Palavra.” (O Maior Discurso de Cristo, pág. 129). “Colaborando a vontade do homem com a de Deus, ela [a nossa vontade!!!] se torna onipotente.” (Parábolas de Jesus, pág. 333).

Seu poder, Sua própria vida, residem em Sua Palavra. À medida que recebeis a Palavra com fé, ela vos comunica poder para obedecer. À medida que deres atenção à luz que tendes, maior luz vos advirá. Estais edificando sobre a Palavra de Deus, e vosso caráter será formado à semelhança do caráter de Cristo” (O Maior Discurso de Cristo 150).

“Ao receber a Palavra, recebemos a Cristo.” (Idem, pág. 149).

“É a palavra de Deus que cria as flores, e a mesma palavra produzirá em vós as graças do Seu Espírito.” (Ídem, pág. 97).

É por meio da Palavra que Cristo habita em Seus seguidores.” (DTN, pág. 677).

Ele diz: “se estiverdes em Mim, e as Minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7). Este é o penhor da nossa vitória na hora da tentação, como Cristo venceu. É a garantia de que também está à nossa disposição o mesmo poder pelo qual Ele foi vitorioso. “Encomendo-vos a Deus, e à Palavra da Sua graça; a Ele que é PODEROSO para vos edificar e dar herança entre todos os santificados” (Atos 20: 32).

Agora irmão, “Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem ... e vos renoveis no espírito da vossa mente, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado na verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:20 a 24). “Aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Esta regeneração (Tito 3:3), é a nova criação, a transformação da pessoa. “Sede transformados pela renovação de vossa mente” (Rom. 12:2, KJV). Ele “nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tito 3:5).

Se O permitirmos, Ele, através da Sua Palavra, recriará a nossa mente. Deus é um caçador que está ansiosa e insistentemente em safári nos perseguindo; não Lhe resista.

Estude e medite na Palavra de Deus cada dia. “Elas testificam de Mim” (João 5:39). Esconda diariamente Cristo em sua vida e no seu ser. Deus disse: “O Meu povo foi destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6). Não permita que esta triste história se repita em sua vida.

“Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti” (Salmos 119:11). “Calçados os pés na preparação do evangelho da paz” (Efésios 6:15). “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que NÃO façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gal 5: 17). Qual é o nosso querer? Nossa carne deseja fazer o que é errado, mas graças a Deus que o Espírito luta contra a carne, e a carne contra o Espírito. Agora, qual é o mais forte? O Espírito ou a carne? Sem dúvida que o Espírito é mais forme, e, portanto, seremos vitoriosos, se não nos opusermos à Sua luta dentro de nós, em nosso favor. Paulo diz: “para que NÃO façais o que quereis” (ú.p. do vs. 17).

Que força podem, pois, ter as tentações da carne [se nossa vontade se torna ONIPOTENTE!!!], se seguirmos estes conselhos? Cristo é o nosso modelo! “Em Deus louvarei a Sua Palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne” (Salmo 56:4).

O que acontece em nossas vidas é que não estamos enraizados em Cristo, a Palavra de Deus, e, “quando vêm as tentações nos desviamos” (Lucas 8:13). Devemos submergir-nos em Cristo aprofundarmo-nos no conhecimento de Sua Palavra. Pois, é observando a Palavra de Deus que o cristão purifica o seu caminho — “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra” (Sal. 119:9), pois a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés, e luz para o nosso caminho (verso105). Ao enfrentarmos Satanás com um “está escrito” da Palavra de Deus, poderemos então dizer “vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gal. 2:20) porque Suas palavras “são vida” (João 6:63).

"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne, e tendo um grande Sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é O que prometeu (Hebreus 10: 19-23).” (A. T. Jones, O Caminho Consagrado à Perfeição Cristã, p. 84)

Este “Caminho” de que dispomos, para a perfeição cristã, é o próprio Cristo. Ele disse: “Eu Sou o Caminho” (João 14:6). Este caminho nos conduz até a presença de Deus, no santíssimo do Santuário celestial, “pelo sangue de Jesus” (Hebreus 10: 19). Foi Cristo que o inaugurou para nós, pelo desbravar da Sua penosa vereda em nossa carne humana caída por Ele assumida na encarnação. “Como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas(Hebreus 2:14) — podemos, portanto, “entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne(Hebreus 10: 19 e 20).

Este caminho para o Santíssimo foi consagrado por Jesus por ter vivido Sua vida perfeita na Sua carne, isso é, na carne humana caída, pecaminosa, que Ele assumiu na encarnação. É Ele quem diz: “Estai em Mim e Eu estarei em vós.” Como pode Cristo, um ser Santo, habitar em mim pecador uma vez que não há comunhão entre O Santo e o profano? Só há um modo de eu crer que isto é possível — Ele já fez isto, Ele já veio e habitou em carne pecaminosa na encarnação, e o que Ele fez uma vez, Ele pode fazer outra vez, e, em verdade, Ele está desejoso de assim proceder. Só não o fará se O obstarmos.

“A contemplação de Seu amor, manifestado em Seu Filho, comoverá o coração e despertará as energias da alma como nenhuma coisa o poderia fazer. Cristo veio para recriar a humanidade à imagem divina” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 478).

“Restaurar no homem a imagem de seu Autor, levá-lo de novo à perfeição em que fora criado ... este é o objetivo ... da vida” (Educação, pág. 16).

Permitiremos que Ele faça isso em nós? Ele está desejoso de o fazer, e só não o fará se O obstarmos. Por lutar com Deus, como Jacó, até recebermos a bênção, nós permitimos que o "óleo" do Espírito Santo nos traga à experiência da perfeição que Ele nos deu pela Sua consagração — Seu caráter justo — como Ele a entende, não como nós entendemos perfeição.

Portanto, irmão,

“Vitória na tentação vem àqueles que efetivamente empregam ‘a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus’ (Efésios 6: 17). A juventude de hoje deve empregar as mesmas armas espirituais. A mente deve constantemente alimentar-se da Palavra, doutro modo as defesas da alma serão arruinadas, Satanás ganhará vantagem. Negligência em estudar e meditar na Palavra, mesmo por um dia, resulta em séria perda” (Comentário Bíblico, no volume 3 da série SDABC, pág. 897).

Assim, 'Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade' (2ª Timóteo 2.15) isto é: que a cita na hora da tentação! A fim de não 'se envergonhar', por ter cometido um pecado, o cristão faz bom uso da 'espada do Espírito, que é a Palavra de Deus' (Ef. 6.17).

Perfeição é um ideal. Por definição, ideal é um objetivo, do qual podemos nos aproximar mais e mais, facultando contínuo progresso na semelhança com o Modelo divino, mas que sempre estará numa posição inatingível, muito acima da posição em que nos encontrarmos.

Paulo o expressou assim: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento.” (Fil. 3.12-15). Paulo estava inconsciente da posição que, pela graça, alcançara.

"Para todos os seres criados a condição é a mesma — uma vida sustentada por receber a vida de Deus, a vida exercida em harmonia com a vontade do Criador. Transgredir Sua lei, física, mental ou moral, é colocar a si mesmo fora de harmonia com o universo, ou introduzir a discórdia, anarquia, ruína" (Ellen G. White, Educação, página 99). Mas "Deus providenciou, em Cristo, meios para vencer cada traço pecaminoso, e resistir a toda tentação, por mais forte que seja" (Desejado de Todas as Nações, pág. 429).

Enquanto continuarmos vivendo e andando no Espírito, a carne e seus desejos não têm mais poder sobre nós do que se estivéssemos mortos em nossas sepulturas (Romanos 6:1, 2; Gálatas 5:24: 25). "Estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20). "A lei de Deus está no coração de Cristo (Salmo 40:8), de modo que, a fé que traz Cristo ao coração, firma a lei ali. E desde que a lei de Deus é o fundamento de seu trono, a fé que traz a lei ao coração, entroniza Deus lá. E é assim que Deus opera nos homens ‘tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade’" (E. J. Waggoner, Signs of the Times, de 6 de fevereiro de 1896).

Oremos juntos:

“Vivifica-me, ó Senhor, segundo a Tua palavra” (Salmos 119:107). “Ordena os meus passos na Tua Palavra, e não se apodere de mim iniquidade alguma” (Salmos 119: 133). Senhor, Tu já me salvaste, “soltaste as minhas ataduras,” por isso, “ó Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva” (Salmo 116:16). Ó Senhor, assim como Teu filho “amou a igreja, e a Se entregou por ela, para a Santificar, purificando-a” (Efésios 5: 25 e 26), “faze-me saber os Teus caminhos, Senhor; ensina-me as Tuas veredas; guia-me na Tua verdade, e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação” (Salmo 25: 4 e 5). Senhor, “pela Palavra dos Teus lábios’ guarda-me ‘ dos caminhos do homem violento” (Salmo 17:4). “Cria em mim, ó Deus um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da Tua presença, e não retires de mim o Teu Espírito Santo” (Salmo 51: 10 e 11).


Amém!!!

— João Soares da Silveira


_________________________________