quinta-feira, 18 de março de 2010

"O Fruto do Espírito é Verdade", Pr. Paul Penno

A questão não é o que é a verdade? O ponto vital é, quem é a verdade? Não há dúvida alguma. As palavras de Cristo faladas a Tomé, na noite antes da Sua crucificação, eram a essência do evangelho. "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim" (João 14:6). O verdadeiro Vigário (Pregador) de Cristo, que é enviado por Ele, é o Espírito Santo. "Mas quando vier o Consolador, que Eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim" (João 15:26). O testemunho do Espírito Santo de Jesus é da Palavra de Deus. "Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade" (João 17:17). Jesus é a Verdade.

Toda a verdade que Jesus ensinou, viveu e continua a revelar em Seu ofício como Sumo Sacerdote no Santíssimo, por meio do Espírito da Verdade, pode ser verificada na Palavra escrita. Qualquer despertamento espiritual que esteja centrado nos sentimentos ou iluminação individual são suspeitos. O Espírito da Verdade não é independente do que Ele inspirou os profetas a escrever.

Somos informados que ao o inimigo se aproximar do momento em que seu trabalho será interrompido pela vinda do Senhor, ele irá trabalhar "com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade, para se salvarem" (2ª Tess. 2:10). "É o amor da verdade, em benefício da verdade, que devemos ter. ... Cristo é a Verdade. ... Receber o amor da verdade é receber o amor de Cristo".1 Satanás não quer que recebamos Ágape, porque ele sabe que o seu poder será quebrado. Enquanto o "eu" estiver firme no lugar, o seu poder não foi quebrado na vida. O amor da verdade resultará no "eu" ser posto para fora do caminho para que se possa crescer no conhecimento e na estatura de um homem em Jesus Cristo (Efésios 4:13; 3:17-19).

Com o conceito de Ágape do Novo Testamento E. J. Waggoner e A. T. Jones quebraram a síntese dos antigos cristãos do conceito helenístico de amor eros. Em seu apoio, Ellen White se juntou a eles. "Grandes verdades que não foram ouvidas e contempladas desde o dia de Pentecostes, resplandecerão da palavra de Deus em sua pureza original. Aos que realmente amam a Deus o Espírito Santo revelará verdades que desapareceram da mente, e também lhes revelará verdades inteiramente novas".2 "Neste tempo o Senhor tem preciosa verdade para nos revelar. Não é verdade nova, mas a verdade velha, velha verdade, embora, para o cristão que a recebe, seja nova, grandemente inspiradora e gloriosa verdade. Tem sido resgatada da companhia do erro, e foi colocada na moldura da verdade. Já por muito tempo têm as preciosas palavras de verdade do Senhor sido pervertidas para servir o objetivo do inimigo".3 O movimento do Advento é uma restauração do Ágape da verdade como ela é em Jesus.

A verdade está em combate mortal com o inimigo de toda a verdade nessas horas culminantes do grande conflito. "O dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo" (Apocalipse 12:17). A mulher está sob o ataque do mundo "cristão," não sobre os mandamentos de Deus. Ela é cercada por dentro de suas próprias fileiras por uma contínua erosão da autoridade da Bíblia e do Espírito de Profecia. A pena inspirada observou: "... O grande conflito crescerá mais e mais forte, e se tornará mais e mais firme. Mentes serão dispostas contra mentes, planos contra planos, princípios de origem celeste contra os princípios de Satanás. A Verdade, nas suas variadas fases, estará em conflito com o erro na sua sempre variável, crescentes formas, e que, se possível, enganariam até os escolhidos".4 É neste momento, em que todo o vento de doutrina está soprando, que "uma especial mensagem de verdade, apropriada para este tempo, a qual deve ser recebida, crida, e posta em prática",5 deve ir adiante.

A grande contrafação da verdade (*maquinada) por Satanás é a Babilônia moderna, que a mensagem do segundo anjo declara que quase entrou em colapso (Apoc. 14: 8). "Caiu, caiu a grande Babilônia" (Apoc. 18: 2). A implosão de Babilônia será completa quando, em total contraste com o seu evangelho egocêntrico, "a terra" for "iluminada com a Sua glória" (Apoc. 18: 1).

Jesus é um evangelista. Ele terá um povo que ama a verdade. O amor da verdade, os unificará. A verdade final a respeito de Deus precisa vir no clímax do grande conflito entre Cristo e Satanás. Satanás tem levantado certas acusações contra a verdade de Deus, (*por exemplo,) “—A lei de Deus não pode ser obedecida pelos pecadores—.” Até agora o argumento de Satanás parece ter triunfado. Se o evangelho revela-se ineficaz na produção de um povo que guarda os mandamentos, então o governo de Deus está em perigo e sua lei abolida.

Que papel o "remanescente" desempenha na vindicação de Deus em Sua hora do juízo (Apoc. 14:6)? A verdade deve ser dita! Dos 144.000 está escrito: "Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. ... E na sua boca não se achou engano" (Apoc. 14: 4 e 5). Em outras palavras, todos falam e vivem a mesma verdade. Como o Apóstolo Paulo testificou, "Eu digo a verdade em Cristo, não minto, a minha consciência dá testemunho no Espírito Santo" (Rom. 9: 1, cf. 1ª Tim. 2:7).

Assim como o céu irrompeu em louvores quando Jesus magnificou a lei pelo seu “um só ato de justiça" (Isaías 42:21; Rom. 5:18), ao morrer na cruz, assim também os santos serão crucificados com Ele, para que o "eu" venha a ser esvaziado (Este é o assunto da marca da besta). A justiça da lei (a verdade) do evangelho deve "iluminar a Terra com Sua glória” (Apocalipse 14: 12). Os santos terão um papel crucial a desempenhar ao dar o seu voto em favor do governo de Deus. O derramamento da chuva serôdia do Espírito Santo irá acompanhar a mensagem do "grande clamor" da mensagem do terceiro anjo (Apoc. 14: 7 e 18: 1). Deus será vitorioso através do triunfo do evangelho na vida de Seu povo.

Paul Penno


O irmão Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno, foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior.

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira

Notas do autor:

1) E. J. Waggoner, no artigo "Do You Want to Know the Truth?" [Você Quer Saber a Verdade?] a Verdade?” publicado na revista adventista The Present Truth, de 24 de maio de 1894. Para o artigo completo (*em Inglês), veja: http://www.1888mpm.org/articles/do-you-want-know-truth.

2) Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, pág. 473.

3) Ellen G. White, no artigo "A Imperativa Necessidade da Busca da Verdade", publicado na revista adventista Review and Herald, de 15 de novembro de 1892. "Uma questão me tem sido perguntada: ‘Você acha que o Senhor tem mais luz para nós como um, povo?’ Eu respondo que ele tem luz que é nova para nós, e, entretanto, é preciosa velha luz que deverá brilhar a partir da palavra da verdade. Temos apenas o vislumbre dos raios de luz que ainda estão por vir a nós". Ellen G. White, " 'As Trevas Não A Entendem'", da Revista Review and Herald, de 3 de junho de 1890.

4) Ellen G. White, Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 4, pág. 1645.

5) Ellen G. White, no artigo "A Obra Final," publicado na revista adventista Review and Herald, de 13 de outubro de 1904; está também em Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 24.

_____________________________________________