sexta-feira, 5 de março de 2010

Lição 10 — O Fruto do Espírito É Domínio Próprio

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (temperança, na Almeida fiel): Contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5:22, 23).

O livro de Daniel registra a vida de um homem que foi totalmente rendido à habitação do Espírito Santo nele. Seu estilo de vida sóbrio, temperante, tornou possível para ele ouvir e submeter-se à voz mansa e delicada de Deus, quando outros homens teriam sido tentados a aproveitar-se à custa dos outros. Quando o rei teria destruído os ímpios e ciumentos homens sábios de Babilônia, Daniel não orou apenas por sua própria vida, e que de seus amigos. Ele suplicou pela vida até mesmo de seus inimigos (Ver Daniel 2:24 e, de E. G. White, Manuscript Releases, vol. 2, pág. 319, §5º).

O Espírito que Daniel possuía antigamente, podemos possuir hoje. Podemos extrair da mesma fonte de força, possuir o mesmo poder de auto-controle, e revelar a mesma graça em nossa vida, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Vitória sobre todas as indulgências nocivas do apetite, ou qualquer outra satisfação que diminuiria o vigor mental ou físico, é necessária, e provida pelo Espírito do Deus Vivo.

"Para todos os seres criados a condição é a mesma — uma vida sustentada por receber a vida de Deus, a vida exercida em harmonia com a vontade do Criador. Transgredir Sua lei, física, mental ou moral, é colocar a si mesmo fora da harmonia com o universo, para introduzir a discórdia, anarquia, ruína" (Ellen G. White, Educação, página 99). Mas "Deus providenciou, em Cristo, meios para vencer cada traço pecaminoso, e resistir a toda tentação, por mais forte que seja" (Desejado de Todas as Nações, pág. 429).

Para alguém ser duro e acusador, para encontrar falhas e acusar, para apresentar dureza de expressão e de temperamento, egoísmo, raiva e vontade própria é dar prova da ausência do fruto da "temperança" ou "auto-controle" e revelar que o Espírito não está presente. Na medida em que a dieta materialmente afeta a mente e a disposição do homem, é lógico que muitos dos males que existem hoje em dia estão ligados à satisfação de apetites e inclinações. Foi assim que a primeira tentação na terra ocorreu no Éden. Foi aqui que Jesus foi primeiro tentado no deserto. E é aqui que a batalha continua até hoje.

A temperança é tão significativa que Paulo, a fim de atingir (*o coração de ) Felix, tratou “da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro" (Atos 24:25). Paulo diz de sua própria experiência, "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha, de alguma maneira, a ficar reprovado" (1ª Coríntios 9:27). A lista de Pedro dos frutos a serem vistos na vida do cristão inclui a temperança (cf. 2ª Pedro 1:6). Pedro, então, conclui, "aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição: porque fazendo isto, nunca jamais tropeçareis" (2ª Pedro 1:9 e 10).

As obras da carne vêm naturalmente, mas o bom fruto não é o produto da natureza humana. É recebido por um poder fora de nós. É o “fruto do Espírito.” "Este fruto foi comparado a uma laranja com seus vários segmentos, que são mantidos juntos, cobertos e protegidos pela casca; no entanto, é uma laranja. O amor é para o fruto do Espírito, o que a casca é para a laranja. Este elemento é tão essencial que Jesus disse: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:35). O amor Ágape de Cristo inclui a todos, pois Jesus nos mostrou como amar até mesmo nossos inimigos. "Deus é amor" (1ª João 4:8). Quando o Espírito Santo de Deus entra na vida do crente, necessariamente, “o amor de Deus é derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:5). O amor abrange todos os outros oito segmentos do fruto do Espírito. Eles podem até mesmo ser chamados de frutos do amor.

Nada vai derrotar as artimanhas de Satanás, como o fará o amor de Cristo manifestado na vida de seu povo. Este amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1ª Coríntios 13:7). "Estai em Mim e Eu em vós”, disse Jesus. "Como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto: porque sem Mim nada podeis fazer" (João 15: 4 e 5).

Pelo nosso próprio nascimento natural, herdamos as obras da carne. Pelo novo nascimento, herdamos toda a plenitude de Deus e nos tornamos "participantes da Sua natureza divina, havendo escapado da corrupção que, pela concupiscência há no mundo" (2ª Pedro 1:4). É só por união pessoal com Cristo — pela comunhão diária com Ele — que podemos possuir o fruto do Espírito. À medida que experimentamos esta viva ligação com a fonte de toda a força e poder seremos levados cativos a Jesus Cristo. "Assim, o primeiro mandamento é a base de toda verdadeira temperança, e a guarda deste mandamento e da fé de Jesus, é o único caminho para a verdadeira temperança. ‘Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão .... Não terás outros deuses diante de Mim’” (A. T. Jones, Advent Review and Sabbath Herald, de 26 de fevereiro 1901).

Enquanto continuarmos vivendo e andando no Espírito, a carne e seus desejos não têm mais poder sobre nós do que se estivéssemos mortos em nossas sepulturas (Romanos 6:1, 2; Gálatas 5:24: 25). "Estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20). "A lei de Deus está no coração de Cristo (Salmo 40:8), de modo que, a fé que traz Cristo ao coração, firma a lei ali. E desde que a lei de Deus é o fundamento de seu trono, a fé que traz a lei ao coração, entroniza Deus lá. E é assim que Deus opera nos homens ‘tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade’" (E. J. Waggoner, Signs of the Times, de 6 de fevereiro de 1896).

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1, 2).


Joe W. Gresham


O irmão Joe W. Gresham é pastor da igreja adventista da cidade de Fort Worth, Texas. Ele é evangelista, autor de inúmeros livros, protagonista de programas de rádio e televisão. Seu ministério o levou por toda a América do Norte, Israel, Egito, Jordânia, e a maior parte da Europa. Seus livros têm sido traduzidos para diversas línguas, e estão agora disponíveis em muitos países. Veja o arquivo www.adventistas.com/info/artigos/joewgresham1e2.htm