sexta-feira, 26 de março de 2010

Lição 13 -- A Essência do Caráter Cristão, pelo Pr. Paulo Penno

Às vezes, caráter e reputação são considerados como uma e a mesma coisa. Se alguém é referido como um bom caráter isto significa que ele têm uma boa reputação. Mas os dois são diferentes. A opinião que as pessoas têm de nós é reputação. A nossa verdadeira qualidade é caráter. O mundo valoriza reputação. Os discípulos do Senhor valorizam o caráter. Alguns mensageiros, com caráter virtuoso, não são apreciados porque têm a palavra de Deus, que não é popular. Alguns homens maus disfarçam o seu trabalho e o mundo os tem em alta estima. Um bom nome de família é valioso, mas um verdadeiro caráter é estimável. Um bom caráter estará de pé no julgamento de Deus e somente Cristo pode construí-lo sobre a rocha.

Os bons ou maus costumes morais determinam o caráter. Um aluno traz para a escola um pequeno dispositivo eletrônico para colar em um teste. Tal aluno tem um caráter desonesto. Um freguês esconde uma peça de roupa da prateleira, em sua bolsa e se apressa em sair da loja sem pagar. Ela tem um caráter desonesto. Um capanga pretende obter o seu objetivo através de táticas de intimidação. Ele é um personagem orgulhoso, ditatorial.

"Moral é caráter, e ciência é conhecimento, portanto, a ciência moral é conhecimento do caráter. O estudo da ciência moral é o estudo do conhecimento do caráter".1 Ao estudar a ciência moral, onde devemos ir? Será que devemos estudar o homem ou Deus? Se estudarmos o conhecimento do homem vamos beber do esgoto. Jesus disse: "Porque do interior do coração dos homens, saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura: todos estes males procedem de dentro, e contaminam o homem" (Marcos 7:21-23;. cf. Rom. 3:9-18). Quanto tempo pode uma pessoa estudar ciência imoral antes que ele possa tornar-se moral?

O estudo do conhecimento de Deus vai produzir um caráter divino. "Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho, a glória (o caráter) do Senhor, somos transformados de glória em glória (de caráter em caráter) na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2ª Cor. 3:18, cf. Ex. 33:19, 34:6, 7; Jer. 31:3). O estudo da ciência moral divina gera a certeza da perfeição do caráter cristão.

O apóstolo Pedro apresenta a "escada do progresso cristão",2 como a evidência dos que são "participantes da natureza divina". "Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade" (2ª Pedro 1:5-7).

Ao subir uma escada os olhos devem estar focalizados no topo. Olhar para baixo, do alto, provoca medo e pânico. Em cada passo do crescimento cristão devemos sempre manter os olhos fixos em Jesus, nosso grande exemplo. O eu é uma influência corruptora.3

A fé é o primeiro degrau da escada. É o mais amplo e mais forte alicerce para motivar todo o resto dos frutos culminando em Ágape. É interessante notar o fato de que a escada começa e termina com o fruto mais duradouro de todos eles, que é Ágape. Ágape é o teste de caráter cristão.

Cristo, do Santíssimo (*do Santuário Celestial) está nos ensinando que a fé é uma grata resposta a Ágape. "Você pode dizer que você crê em Jesus, quando você tem uma apreciação do custo da salvação. Você pode fazer esta afirmação, quando você sente que Jesus morreu por você na cruel cruz do Calvário, quando você tem uma fé inteligente, que compreende que Sua morte tornou possível você deixar de pecar, e para aperfeiçoar um caráter justo através da graça de Deus, concedida a você como a compra do sangue de Cristo".4 O amor de Cristo é uma fonte inesgotável dado para motivar a fé de cada cristão. Não há fim para a quantidade de boas obras que tal fé pode produzir sob a mais abundante graça.

Como podemos entender isso em termos práticos? Como é desenvolvido um caráter justo? Um caráter justo é a obediência aos Dez Mandamentos. Um caráter justo é um reflexo da imagem de Cristo. Um caráter justo é uma busca da vida inteira.

"Deixe que esteja em você, a mesma mente que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2:5, KJV). "Deixe que a paz de Deus reine em vossos corações." "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente" (Col. 3:15, 16). A palavra "deixar" significa "permitir," ou, "não obstruir." Nós "deixamos" a mente de Cristo "estar" em nós, no sentido de motivação". ... Ninguém se pode esvaziar a si mesmo do eu. Somente podemos consentir [dar permissão] em que Cristo execute a obra".5

O poder de escolha é nosso, e que o Senhor fizer em nós estará sempre condicionado à nossa escolha para deixá-lo fazer isso. Foi um sábio escritor que disse o seguinte: "O que você precisa entender é a verdadeira força da vontade. Este é o poder que governa a natureza do homem, o poder de decisão ou de escolha. Tudo depende da correta ação da vontade. Deus deu ao homem o poder da escolha; a ele compete exercê-la. Você não pode mudar seu coração, não pode, por si mesmo, consagrar a Deus as suas afeições, mas você pode escolher servi-Lo. Pode dar-Lhe a sua vontade; Ele então operará em você o querer e o efetuar segundo a Sua boa vontade".6 Deus realmente opera em nós a vontade e o poder de fazer (Filipenses 2:13). Mas isso não significa que Ele força a vontade sem o nosso consentimento.

Uma mulher gorda pode dirigir uma carreta (*de 5 eixos) com 18 rodas, com direção hidráulica. Ela pode sempre escolher movimentar ligeiramente o volante para a direita ou esquerda e os pneus, de grandes dimensões, vão responder ao o poder da direção funcionar. Sua escolha para dizer "sim" ao Espírito Santo que se senta ao seu lado traz de imediato, todo o Seu poder de suportar, operando em vós os frutos morais de um caráter justo. É realmente mais fácil ser salvo do que se perder.

Paul Penno


O irmão Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno, foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior.


Notas do autor:
1º) A. T. Jones, "Qual Personagem é moral?" Artigo da Review and Herald, de 8 de novembro de 1898, pág. 715. Para o artigo completo, (*em inglês) veja:
http://www.1888mpm.org/articles/which-character-moral
2º) Este foi um dos temas favoritos de Ellen White. Ver Atos dos Apóstolos, pág. 530; My Life Today (Minha Vida Hoje), págs. 95-98.
3º) "... Quanto mais de perto ele [o cristão] se assemelhar a Cristo no caráter, tanto mais humilde será a sua opinião de si mesmo; mas será vista e sentida por todos ao seu redor. Os que têm a mais profunda experiência nas coisas de Deus, são o que mais completamente estão isentos do orgulho ou exaltação própria. Têm os mais humildes pensamentos a respeito de si mesmos e os mais exaltados conceitos da glória e excelência de Cristo. Sentem que o mais humilde lugar em Seu serviço é honroso demais para eles" (Carta de Ellen G. White, escrita, em 30 de maio de 1882, da Califórnia para irmãos e irmãs que estariam congregados nas reuniões campais. Citada em Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 223).
4º) Ellen G. White, "How Do We Stand?" artigo publicado na Review and Herald, de 24 de julho de 1888.
5º) Ellen G. White, Parábolas de Jesus, pág. 159.
6º) Ellen G. White, Caminho a Cristo, pág. 47.