quinta-feira, 18 de março de 2010

Lição 12 — O Fruto do Espírito É Verdade

Pilatos perguntou a questão fundamental em João 18:38: "O que é a verdade?" Ele estava na presença dAquele que é a Verdade, João 14:6, e perguntou por um conceito abstrato.

Verdade é, em última análise, o Homem, Jesus Cristo. Este fato Pilatos não estava preparado para receber.

Podemos julgar Pilatos duramente por enviar Jesus à cruz. Mas Pilatos estava sob incrível pressão. Sua posição (*política) e sua vida estavam em jogo. Parecia que a verdade iria custar-lhe tudo. Ele escolheu o caminho que parecia estar em seu próprio interesse e, assim agindo, perdeu tudo.

Deixado à minha própria sorte, também vou cometer o mesmo erro que Pilatos. As pressões que eu enfrento são as mesmas que ele enfrentou. Jesus me diz hoje, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). Como Pilatos, almejo a paz e a liberdade que são inerentes à verdade (João 8:32). Como Pilatos, eu estou na presença dAquele que é a Verdade, pois a Palavra me diz em Apocalipse 3:20 que Ele está batendo na porta do meu coração. Como Pilatos, eu tenho uma pergunta a formular; uma escolha a fazer. Mateus 27:22 traz uma outra pergunta na voz de Pilatos, mas é, na verdade, a pergunta que devo decidir hoje: "Disse-lhes Pilatos: Que farei então com Jesus, chamado Cristo?"

Jesus é mencionado em João 1:1 como o Verbo. As escrituras, quando abordadas com oração, em espírito submisso, são a própria presença de Cristo. Através do Espírito, a Palavra é a voz, a reprovação, o conforto de Deus para mim. Hoje, se eu permitir as pressões da vida afastar-me da Palavra, vou fazer escolhas da mesma qualidade como a que Pilatos fez. Mas se eu deixar que Cristo, que está a bater, entre em meu coração — se eu Lhe der tempo, literalmente, de "cear" comigo (Apocalipse 3:20) — se eu Lhe rogar que me abençoe, antes da alva, Gênesis 32:26, então o mundo não vai ter oportunidade de me pressionar "no seu molde" (Romanos 12: 2, versão Phillips).

A lição desta semana trata da "Verdade" como uma parte do fruto do Espírito. A bênção de Deus a Adão e Eva era que deveriam ser frutíferos (Gênesis 1:28). Ao longo dos evangelhos, encontramos Deus buscando o fruto do Espírito na vida de Seu povo.

Enquanto eu detiver "a verdade" como uma fórmula externa — uma teoria — vou achar que ela é impotente para trazer vida e liberdade à minha alma. Mas, quando permitir que Deus defina a verdade a mim e em mim, vou descobrir que a Verdade, na pessoa de Cristo, torna-Se um poder irresistível para produzir o fruto que Ele procura. "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3).

(*No entendimento humano) "conhecer" algo é meramente ter um entendimento mental a respeito deste algo, ou conhecimento dele. (*Mas) "conhecer" alguém, no sentido bíblico, é ter uma íntima comunhão com tal pessoa — tão íntima, de fato, que nova vida é gerada. Tendo isso em mente, compare as seguintes passagens, com espírito de oração:

• Salmo 51:6, "Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria."

• João 17:23, "Eu neles, e Tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu Me enviaste a Mim, e que os tens amado a eles, como Me tens amado Mim.”

• Isaías 54:5 "O teu Criador é o teu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, e O Santo de Israel é o teu Redentor.”

• 1 Coríntios 6:19 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

• Hebreus 8:10, 11 "Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e Eu lhes serei por Deus, e eles Me serão por povo, e não ensinará cada um a seu próximo ... porque todos Me conhecerão.”

Agora a passagem, "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32) pode ser vista no seu contexto pretendido. Este "saber" não é um mero conhecimento das mais sábias decisões a tomar, ou a resposta verdadeira para uma determinada questão. "Conhecer" a verdade, nesse sentido, é ser completamente rendido "ao homem, Cristo Jesus," como a esposa deve ser ao marido, para que o casamento seja frutífero. A menos que a vida de Cristo seja implantada em nossa vida, nós permanecemos para sempre estéreis. Quando nós permitirmos que Ele se torne "o Autor e Consumador da nossa fé" (Hebreus 12:2), a mudança em nós vai ser tão real e evidente como a mudança que ocorre em uma mulher que está grávida.

Diferentes vezes, nos últimos meses, a mídia falou de mulheres dementes que abriram o ventre de outras, grávidas, no final de gestação, e tentaram se apoderar de crianças como se fossem suas próprias. Ficamos espantados com pessoas assim tão tolas em pensar que crianças deste modo obtidas pudessem ser delas.


No entanto, se alguma vez procuramos nos tornar justos, tentando fazer as coisas direitas, o "fruto" assim produzido não é mais válido do que um filho roubado de outra (*mãe). Na verdade, as Escrituras declaram tal “justiça ," como sendo "trapos da imundícia" (Isaías 54:6).

O fruto do Espírito é gerado por aqueles que se rendem "a Ele e O seguem. Ele cuidará que conheçamos a verdade, e nisto nós confiamos nEle" (A. T. Jones, Boletim Diário da Conferencia Geral, de 27 de janeiro de 1893). Aqueles que optarem por deixar Cristo atuar em suas vidas "não são simplesmente considerados justos, mas realmente tornados justos, pela obediência de Cristo, que é tão justo como sempre foi, e que vive hoje, naqueles que se rendem a Ele. ... O que Deus fez na pessoa do Carpinteiro de Nazaré, Ele está disposto e ansioso para fazer por todo aquele que crê. O dom gratuito vem sobre todos, mas nem todos irão aceitá-lo e, portanto, nem todos serão feitos justos por ele. No entanto, "muitos" serão feitos justos pela Sua obediência. Quem será um dos muitos?" (E. J. Waggoner, Signs of the Times, de 12 de março de 1896)

—Helene Thomas

A irmã Helena Thomas é esposa de um obreiro bíblico adventista. Eles vivem no estado de Michigan, nos EUA. Além de exercer as funções do lar, como esposa, mãe e avó, ela é escritora, e produz artigos literários de dentro da própria casa. Desde Janeiro de 2010 ela é a nova editora do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888.

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.

___________________________________________________