sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lição 11 — Otimismo, Felicidade e Cura, por Arlene Hill

"O Israel descrente, não tendo a justiça que vem da fé, e por isso não apreciando o grande sacrifício que o Pai Celestial fez, procurou justiça, em virtude da oferta de si mesmo, e por causa do mérito em apresentar a oferta" (A. T. Jones, Lições sobre Fé, pág. 81, grifo nosso). Israel chegou a crer que o próprio ato de dar uma oferta ou fazer um sacrifício era o que os salvava, e não o supremo sacrifício da cruz que seu sacrifício prefigurava. Eles jamais poderiam encontrar alegria no Senhor, que eles criam esperava um círculo infinito de sacrifícios.

Há alguns que estão preocupados que a "mui preciosa mensagem" ensina felicidade e alegria, sem responsabilidade. Com medo de acreditarem que Boa Nova é melhor do que eles pensam, eles fabricam pré-requisitos que devem ser executados antes que a realidade do evangelho seja eficaz para eles. Muitos pensam que recitar uma oração em que eles creem, e confessar e arrepender-se, a fornecer provas objetivas de que eles são cristãos. Quase sempre, a mudança do coração necessária para tornar o ato verdadeiro objetivo é completamente ignorada.

Um perturbador e-mail sugere uma situação em que isto foi levado ao extremo. Um menino pequeno, aparentando cerca de cinco ou seis anos de idade foi pego roubando. Sua religião exige que ele seja punido de forma que o obrigue a confessar seus pecados para o mundo, e arrepender-se dele para o resto de sua vida. O braço do menino é colocado na frente de um pneu de carro. Uma série de fotos retrata seu pai assistir ao lado dele enquanto o carro avança lentamente para que o pneu esmague-lhe o braço. O objetivo é tornar inútil o braço para que ele nunca mais seja capaz de usá-lo para roubar. Aparentemente, isto é aceito como prova de que ele se arrependeu do roubo para sempre.

Jesus nunca aprovaria auto-mutilação como um método aceitável de obter sua aprovação para a salvação. Ele disse a Israel: "Eu odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não Me exalarão bom cheiro. E ainda que Me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não Me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos" (Amós 5:21, 22). Deus lhes fala, no verso 24, exatamente o que Ele quer dizer: "Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso."

Sempre que você encontrar ritos e cerimônias enfatizados em religião você pode estar certo que há um desvio em torno do princípio da cruz. Nenhuma quantidade de rituais e cerimônias forçará nossos corações a ter amor à Sua lei, porque a nossa natureza pecaminosa naturalmente a odeia. O resultado inevitável é a raiva a um Deus que exige o impossível. Geralmente, não podemos admitir que essa raiva é verdadeiramente contra Deus, por isso é dirigida a todos aqueles que discordam de nós. Nós procuramos pessoas que concordam com a nossa filosofia, e, como o antigo Israel, adicione dez mil tradições, extorsões e distinções de quinquilharias em uma vã tentativa de dar provas de nossa própria justiça e associar apenas com aqueles que concordam conosco.

(*O Pastor) Alonzo T. Jones comenta sobre isso: "O que poderia, mais apropriadamente, descrever um formalismo morto do que este? E, entretanto, a despeito de toda esta morte consciente em suas próprias vidas, ainda havia bastante suposto mérito para levá-los a contar-se como muito melhores do que as outras pessoas; que todos os outros em comparação, eram senão cães" (Ibidem).

Exatamente porque é possível perverter os conceitos de confissão e arrependimento, a necessidade por eles permanece. Se pronunciar as palavras não é suficiente, como verdadeira confissão e arrependimento é possível? Como diríamos hoje, como conseguimos a "coisa real"?

Ellen White analisou a confissão de Judas como sendo forçada da sua alma culpada por um terrível sentimento de condenação e temeroso olhar para o julgamento. Sua confissão foi defeituosa porque "não houve em seu coração uma profunda tristeza por haver traído o inocente Filho de Deus, e negado o Santo de Israel" (Caminho a Cristo, pág. 23, *na edição de bolso, pág. 24).

A oração de coração contrito de David, depois de seu grande pecado ilustra a natureza da verdadeira tristeza pelo pecado (leia em Salmos 32:1, 2 e 51:1-14). "Arrependimento como este, está fora de nosso alcance, por nossas próprias forças, só é conseguido por meio de Cristo, que subiu ao Céu e deu dons aos homens. Aqui está exatamente um ponto em que muitos erram, e por essa razão não recebem o auxílio que Cristo gostaria de lhes oferecer. Pensam que não podem chegar-se a Cristo sem primeiro se arrependerem e que o arrependimento lhes prepara o caminho para o perdão dos pecados. É certo que o arrependimento vem antes do perdão, pois unicamente o coração quebrantado e triste é que sente a necessidade de um Salvador. Mas será que o pecador tem de esperar até que se tenha arrependido antes de poder se aproximar de Jesus? Deveria o arrependimento ser uma barreira entre o pecador e o Salvador? A Bíblia não ensina que o pecador tenha de se arrepender antes de aceitar o convite de Cristo:“ Venham a Mim todos vocês que estão cansados ... e Eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28, BLH. ... Não podemos alcançar perdão sem Cristo, também não podemos nos arrepender sem que o Espírito de Cristo nos desperte a consciência." Cristo é a fonte de todo bom impulso. Somente Ele é capaz de implantar no coração a inimizade contra o pecado ... E quando contemplamos o Cordeiro de Deus sobre a cruz do Calvário, começa a revelar-se a nós o mistério da redenção, e a bondade de Deus nos leva ao arrependimento. (idem, págs. 24 a 26, ou 25, 27).

É o trabalho do Espírito Santo convencer o coração do pecado. Uma vez conscientes da nossa impotência para fazer qualquer coisa sobre ele, o Espírito dirige nossa atenção para o Calvário e nos dá a capacidade de seguir o conselho de Paulo ao carcereiro de Filipos: "Crê no Senhor Jesus Cristo" (Atos 16:31). A salvação não está em fazer esta ou aquela coisa boa, mas crer na verdade. Tal como acontece com tudo no evangelho, mesmo crer, arrependimento e a confissão são dons de Cristo. Somente quando nossos corações são enternecidos pelo amor demonstrado na cruz, poderemos aceitar a mensagem que coloca qualquer pedaço de meu mérito permanentemente na poeira. Apenas o arrependimento e a confissão de Cristo, demonstrado no Seu batismo e dado a nós através da fé (o que em si mesma é um dom), é a "coisa real" para o mundo espectante. Força, auto-mutilação ou sacrifício nunca irá limpar e restaurar o coração de pedra de justiça própria. É somente com a apreciação humilde da cruz que nós podemos receber a cura do nosso coração que só traz a verdadeira felicidade no Senhor.

—Arlene Hill

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou em maio de 2010, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, 7125 West 4th Street , Reno, Nevada, USA.,Telefone 001 XX (775) 327-4545.
_______________________________________