terça-feira, 15 de junho de 2010

Lição 12 — Nutrição na Bíblia, por Lloyd Knecht

No dia de São Valentim(1) de 2008, comecei a descobrir a importância de seguir o sábio conselho nutricional de nosso Senhor dado ao homem na criação (cf. Gên 1:29). Eu estava curtindo a noite com minha linda esposa, Doloris. Ela estava arrumando o buquê de Valentim que eu comprei para ela comemorar quase cinquenta anos de felicidade conjugal, quando uma forte dor apunhalou minha cavidade ocular direita. Na esperança de aliviar a dor, me deitei no chão. "Eu acho que estou morrendo", eu murmurei.

Quando acordei, um EMT(2) me informou que eu tinha sofrido um derrame. Depois de quatro dias no hospital, com vários testes de alta tecnologia, fui para casa com a profunda convicção de que Deus realmente sabia o que estava falando quando Ele deu aos nossos primeiros pais uma dieta totalmente à base de vegetais.

Nós tínhamos estado em uma dieta “principalmente" vegan(3) por alguns anos, mas muitos, muitos anos de má alimentação, e exercício físico insuficiente, tinham cobrado o seu preço. Meus pais tinham uma vaca Jersey. Até à idade adulta eu segui a dieta da família: leite rico em gorduras, queijo cottage, e sorvete. É triste que os professos cristãos que crêem na Bíblia, muitas vezes ignoram as lições das Escrituras, e o conselho profético. Muitas vezes procuramos uma mudança de atitude somente quando a doença ataca.

A saúde é responsabilidade nossa — não do médico. Nós podemos viver pelos princípios da Palavra de Deus, ou podemos optar por deixar as nossas papilas gustativas arrastar-nos para a dieta tóxica americana que diminui a nossa função cerebral, enfraquece nossos corpos, e acaba nos mandando ao médico. Em cada etapa desse processo, nosso Senhor Se magoa, e nossa eficiência em Seu serviço é diminuída.

Barbara Starfield, (4) MD, uma das vozes mais bem vista em medicina, afirmou que o erro médico, o erro na medicação, e os eventos adversos de medicamentos ou cirurgia matam 225.400 pessoas por ano. Isso significa que o sistema de saúde americano é a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos, atrás apenas da doença cardíaca e câncer (Jornal da Associação Médica Americana, edição nº 284, no ano de 2000). Se nós educarmos nossos corpos, e fizermos tudo que pudermos para mantê-los com saúde, o médico pode ser um importante (e ocasional) aliado na busca por uma ótima saúde. Mas se fizermos do médico o responsável por fazer-nos saudáveis, estaremos sendo insensatos (*imprudentes).

O livro The China Study (O Estudo Chinês) baseado na pesquisa de T. Colin Campbell,(5) da Universidade Cornell, é o mais completo estudo já realizado na alimentação. Ele declara, "Uma das descobertas mais felizes da montanha de pesquisas nutricionais que eu encontrei é que a boa comida e boa saúde é simples ... As recomendações provenientes da literatura são tão simples que eu posso declará-las em uma frase: coma alimentos integrais, dieta à base de plantas, minimizando o consumo de alimentos refinados, de sal e gorduras” (página 242). Sua pesquisa revela que a proteína animal está envolvida na iniciação e crescimento do câncer. Em experimentos o câncer de animais foi iniciado por administração de proteína animal e curado mudando-se a dieta para proteína vegetal. (cf. o capítulo "Cura do Cancer", na página 43 do livro O Estudo da China).

A dieta do Éden era frutas, grãos, sementes, nozes e, posteriormente, legumes. Após o pecado entrar, o exercício mais desafiador foi adicionado para preservar a saúde do homem. Observe que os gigantes ante-diluvianos viveram quase novecentos anos (ver Gênesis, capítulo 5). Após o dilúvio a falta de vegetação levou Deus a dar permissão à humanidade a comer a carne dos animais limpos que foram preservados na arca, mas eles foram instruídos a não comer o sangue (ver Gênesis 9:3, 4). Gênesis 11 e Atos 15:19, 20 registram diminuição da duração do tempo de vida dos homens. Nosso estilo de vida sedentário, o nosso alto teor de açúcar, gordura, e as dietas de alimentos refinados, têm levado a uma série de problemas de saúde. Os jovens se sentem invencíveis, mas com a idade, colhemos o que semeamos.

Caldwell Esselstyn, Jr.,(6) MD, um ex-cirurgião torácico na famosa Clínica Cleveland, em seu livro, Prevent and Reverse Heart Disease (Prevenir e Reverter Doenças Cardíacas), diz-nos como podemos, através apenas de dieta, prevenir e curar as doenças cardíacas, a maior causa de mortes na América do Norte. Seu plano é simples:

Evite consumir o seguinte: 1) Alimentos animais e derivados; 2) Os produtos lácteos; 3) Óleos; 4) Cereais refinados e açúcares, e, 5) Castanhas (para aqueles com doença cardíaca).

Alimentos recomendados: 1) os produtos hortícolas; 2) legumes; 3) grãos integrais; 4) frutos; 5) água, e, 6) se necessário, alguns suplementos, como vitamina B12.

As últimas pesquisas mostram que 70% dos americanos têm baixos níveis de vitamina D por causa do nosso estilo de vida fechados dentro de casas e escritórios). Os baixos níveis levam a doenças de estilo de vida diferentes.

Jesus se compadece conosco no nosso sofrimento. Ele passou mais tempo ministrando aos doentes e oprimidos que na pregação ou ensino. Deus é o Criador da pessoa inteira, e Ele deseja que alcancemos excelência em todas as áreas da nossa vida e serviço. Jesus disse: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8: 32 e 36). Isto fala a cada área de nossa vida: a liberdade física, mental, social e espiritual.

Deus através de Paulo diz para estudar a fim de "apresentar-te a Deus aprovado" (2ª Timóteo 2:15). As leis de saúde são tanto leis de Deus como os dez mandamentos. A falta de saúde interfere com a comunicação do Espírito Santo conosco através dos nervos do nosso cérebro. Por sua vez, inibe o nosso testemunho e serviço a Deus. "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma" (3ª João 2).

Daniel e seus amigos colocaram as suas vidas na linha, na dieta vegan, ao invés das delícias da mesa do rei (ver Daniel 1). Deus acrescentou a sua abundante bênção para este regime do Éden. Sua fidelidade a Ele, em tudo, inclusive com tal "pequeno dilema", elevou-os para as mais altas posições de autoridade e influência na "super-potência" de Babilônia.

"Mais elevado do que o sumo pensamento humano pode atingir, é o ideal de Deus para com Seus filhos. A santidade, ou seja, a semelhança com Deus - é o alvo a ser atingido. À frente do estudante existe aberta a senda de um contínuo progresso. Ele tem um objetivo a realizar, uma norma a alcançar, os quais incluem tudo o que é bom, puro e nobre. Ele progredirá tão depressa, e tanto, quanto for possível, em cada ramo do verdadeiro conhecimento" (Ellen White, Educação, página 18).
--Lloyd Knecht


Tradução de João Soares da Silveira
Notas do tradutor:

1) O dia de São Valentim, o nosso tradicional dia dos namorados, que por nós é comemorado no dia 12 de junho no Brasil e até pouco tempo também em Portugal. Hoje ali, como na maioria dos outros países é comemorado em 14 de Fevereiro, que é o dia do referido santo; data esta celebrada na Roma antiga em honra a Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra, para assegurar fecundidade.

2) EMT é um termo usado em diversos países para simbolizar um profissional qualificado para treinar pessoas para providenciar serviços médicos de emergência.

3) Veganismo é uma filosofia de vida, motivada por convicções éticas com base nos direitos dos animais, e que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a produtos de origem animal, e atividades correlatas. Vegan trata-se de uma corruptela da palavra inglesa vegetarian, em que se consideram as 3 primeiras letras, e as duas últimas para formar a palavra vegan. Em português se consideram as três primeiras e as três últimas letras da palavra vegetariano para formar vegano (s.m. adepto do veganismo, fem. vegana). Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo. Muito importante é distanciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos dos animais, como se disse acima, muito embora tido como um regime sem produtos animais e seus derivados.

4) Barbara Starfield, M.D., M.P.H., é excelente professora da Universidade John Hopkins Bloomberg, na Escola de Saúde Pública.

5) T. Colin Campbell, Ph.D. por mais de 40 anos está à frente de uma pesquisa nutricional. Sua obra The China Study, é o mais compreensivo estudo de saúde e nutrição. Seu estudo foi a culminação de 20 anos de estudos associados entre a Cornell University, Oxford Universiiy, e a Academia Chinesa de Medicina Preventiva.

6) Caldwell Esselstyn Jr. é um Consultor de Cardiologia Preventiva no Departamento de Cirurgia Preventiva na Clínica Cleveland. Já escreveu mais de 150 trabalhos científicos, incluindo sua pesquisa, de 1995, de cura da doença coronária arterial em diversos pacientes.
__________________________