quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lição 13 —Apoio Social: Laços de Amor, por Jerry B. Jablonski

Parte de domingo: "A imagem original" remete-nos de volta para a lição um. Todas as bênçãos fluem do nosso Criador para nós, suas criaturas. A relação entre os membros da Divindade oferece-nos uma visão do final "Grupo de Apoio Social." O fato de que Deus é Amor é a prova definitiva de que alguém tinha de ser o destinatário daquele amor. Esta relação aponta para a existência do Espírito de Amor.

O amor de Deus, por vezes referido como "Ágape," é incondicional. Origina-se com Deus e é dado como um dom à humanidade. Porque Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem", somos seres sociais. Temos uma necessidade para as relações sociais e temos uma necessidade de ser amados. Isto afronta a teoria da evolução. A evolução indica que o "amor próprio" é o último relacionamento amoroso e, eventualmente, resultará em "nada," ou coisa alguma.

(Se eu puder inserir um comentário pessoal: a maioria das nossas lições deste trimestre diretamente contradizem a teoria da evolução).

(Segunda-feira) Nós somos seres sociais, porque Deus nos fez assim, e Deus é o nosso exemplo. Porque o pecado nos danificou, a maioria de nossas relações sociais são relações danificadas pelo pecado. Se nós compreendermos e aceitarmos este estado de coisas, podemos entender melhor a solução para o problema. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de nossas relações sociais (Romanos 1:16). Quando a nossa "ligação" com Deus é restaurada experimentalmente, podemos desfrutar de saudáveis relações sociais em todas as áreas da sociedade.

(Terça-feira) A criação ilustra nossa unidade corporativa da humanidade. Toda a humanidade está em pé de igualdade ao pé da cruz, necessitando da graça salvadora de Deus deve eliminar as barreiras sociais. Dentro da igreja, os membros podem ter relações sociais sem se sentirem superiores ou inferiores. Quando vemos uns aos outros como irmãos e irmãs, salvos pela graça, podemos desfrutar relacionamentos social, emocional, espiritual e que resultarão em crescimento espiritual e saúde física. Esta é a unidade que a igreja primitiva apreciou e é tão necessária para a igreja que experimentará a trasladação.

Quarta-feira fala de apoio um ao outro. Novamente Deus é o nosso modelo. Um povo redimido vai apoiar-se mutuamente. Quando temos a certeza da salvação, nós paramos de nos preocupar com nós mesmos e podemos realmente trabalhar para a salvação de outros. Eu gosto da ilustração que foi retratada para mim há muitos anos. Pense no apoio que as pilastras e vigas dão a uma ponte, ou o apoio que uma fundação dá para um edifício. As partes da estrutura podem não ser visíveis, mas a ponte ou o prédio dependem delas. Nós (como membros da igreja) precisamos apoiar-nos mutuamente. (A lição de quinta-feira dá continuidade a este pensamento.)

Jesus, o Filho de Deus, esvaziou-Se1 como as ofertas de bebida eram derramadas2. Ele se entregou completamente por nós. Só o amor de Deus (Ágape) faz isso. Jesus disse a Nicodemos que Ele, levantado como a serpente no deserto, atrairia todos os homens a Ele. João 3:16 nos diz que se nós apenas realmente crermos nesse ato do amor de Deus, teremos vida eterna. Essa resposta de fé de mudança para uma vida simples será o bálsamo que curará todos os nossos relacionamentos sociais. Meu testemunho pessoal é que a "mui preciosa mensagem" dada em Minneapolis, há tantos anos, tem feito a diferença nas minhas relações sociais.

Jerry B. Jablonski

Jerry B. Jablonski é ministro da igreja adventista na cidade de Hanford, Califórnia, onde ele atualmente serve como pastor interino numa igreja próxima. É também membro da mesa administrativa do comitê de estudos da mensagem de 1888, e do comitê editorial. Seu amor é o ministério da prisão, a que ele dedicou sua vida compartilhando a mensagem do Ágape de Cristo e Sua Justiça com os que estão encarcerados (muitos com prisão perpétua) em uma das maiores prisões da Califórnia. Ele tem mais de 70 anos, mas hesitamos em chamá-lo de um ministro "aposentado" porque é muito ativo no trabalho ministerial.

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira

Nota do tradutor:

1) Filipenses 2:7, 2ª Cor. 8:9;


__________________________________________