sexta-feira, 4 de junho de 2010

Lição 10 — Integridade: Inteireza e Santidade, por Paulo E. Penno

O que há sobre a atração do sexo que parece impossível de vencer? A sociedade está viciada nisso. Há um fascínio compulsivo para ver todas as suas aberrações. Pode a verdade presente, testemunha dos últimos dias da boa nova encontrada na mensagem do terceiro anjo, trazer libertação dessa tentação?

Paulo escreve que "o amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor” (Rom. 13:10). Somente Cristo é a fonte de Ágape, que é "o cumprimento da lei." Somos amantes natos de nós mesmos, o oposto de Ágape. Ágape só pode ser obtido de Deus. Jesus pode nos ensinar Ágape para que possamos aceitá-lo dEle.

Não há uma pessoa na Terra que seja melhor do que qualquer outra quanto às nossas motivações caídas, pecaminosas. O potencial existe para qualquer alma, apegada à terra, repetir o pecado dos outros, exceto pela atuação da muita mais abundante graça divina. O sexo é tão sedutor que é quase como papel mata mosca, um único contato com ele e você está preso para sempre. Todos os programas de auto-ajuda no mundo não fazem bem algum para livrar do vício sexual.

Desde que o amor de Deus é a meta dos Dez Mandamentos, segue-se que a violação da lei é o oposto do Seu amor. Então você está preso! Desobediência ao mandamento "Não adulterarás" é total egocentrismo na alma.

Há atores que podem ser muito convincentes e agem como se eles realmente amassem e se preocupassem com alguém inexperiente. Jovens inocentes são seduzidos porque não tiveram qualquer experiência e são vulneráveis ao quererem um relacionamento significativo. Eles não sabem a diferença entre o amor verdadeiro e falso. Mas, quando o verdadeiro amor de Deus está no coração, você não vai tomar a iniciativa de contaminar outra pessoa com um caso amoroso ou pela força. Com o amor de Deus no interior, isso não vai acontecer.

Então, qual é a cura para o fascínio sutil das relações sexuais ilícitas? Tem que ser a revelação da boa-nova sobre Jesus. O evangelho é suficientemente fácil de se entender até mesmo por uma criança; entretanto Satanás tem feito com que seja enfraquecido pelos falsos ensinamentos que vêm do paganismo, e são absorvidos pela "religião" cristã babilônica. É vital que gastemos tempo com a Palavra, para que possamos ser ensinados por Deus sobre a verdadeira, eterna boa-nova. Se você tiver descoberto uma tal pedra preciosa, não tiraria tudo do banco, a fim de comprá-la?

O Evangelho não lhe ensina a ser bom para que você possa se divertir. O evangelho mostra o que a verdadeira fé é em Jesus e o que Ele realizou na cruz, e isto produz a verdadeira alegria. Então o que Ele fez? Jesus livrou-o da segunda morte. E isso é o que o inferno representa. O inferno é fogo e enxofre, no final do milênio; no entanto, existe tal coisa como uma vergonha ardente aqui e agora.

João, o Revelador, escreve, "Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não vejam as suas vergonhas" (Ap 16,15). Se você está em busca incontida de um constrangimento que pareça quente, apenas revele o que você realmente é, o seu amor a si mesmo e os seus desejos, para que todos possam ver quem em realidade é, então o seu nome, sua integridade, decência e lealdade desaparecem. Todo mundo em casa, no bairro, no seu local de trabalho, os seus colaboradores próximos vão sentir que você é falso. Não haverá qualquer escape, porque não será capaz de fugir de si mesmo para algum lugar solitário. Você não será capaz de descansar à noite. Estará exposto à comunidade e terá que suportar o constrangimento.

Onde está o evangelho? O Redentor resgatou a todos de passar por essa experiência terrível. Como podemos ver isso? A Bíblia verdadeiramente diz: "Não há um justo, nem um sequer" (Rom. 3:10). O detector de verdade abre a nossa personalidade para o que ela realmente é, mostrando como ela age em tentações atraentes. Sem um Redentor estaríamos a descoberto para que todos possam ver.

Um pequeno arbusto, do lado protegido do prado, é mal aconselhado a sorrir zombeteiramente a um grande e alto pinheiro no cume mais alto, quando é derrubado no chão, ante a força de um vento cortante. O arbusto devia sentir-se feliz em confessar: "É só a misericórdia de Deus que me impede de cair."

Essas “vestes" que lhe estão cobrindo não são alguma bondade inata, mas são o manto de Jesus dado a você. Eles não são apenas para cobrir suas roupas sujas, mas para substituí-las por completo. É pela fé que você receber o Seu manto da justiça. Não temos nada com que endireitar-nos. O profeta Isaías ensina: "a sua justiça ... de Mim procede, diz o Senhor" (Isaías 54:17). Você pode experimentar a graça da justificação pela fé do Salvador.

"A pureza, a santidade da vida de Jesus, ... possue mais poder para reformar e transformar o caráter do que fazem todos os esforços empreendidos para retratar os pecados e crimes dos homens e seus inevitáveis resultados. Um olhar firme para o Salvador, erguido sobre a cruz, vai fazer mais para purificar a mente e o coração de toda imundícia do que todas as explicações científicas pelas mentes mais capazes. Este é o meu ensino de pureza moral. A abertura das trevas da impureza não terá nem a metade da eficácia no desenraizamento do pecado como será a apresentação destes grandiosos e enobrecedores temas. ... [Outras abordagens] criam sensualidade em lugar de arrancar isso. A Bíblia, e a Bíblia só, deu a verdadeira lição sobre a pureza" (Ellen G. White, The Australian Years, — Ellen G. White, e os Anos na Austrália — escrito pos Arthur L. White, vol. 4, págs. 131, 132).

Seu coração natural, de nascimento, que ama a si próprio, pode apreciar o altruísta Ágape de Deus que lhe salvou. O Ágape de Jesus O levou a escolher a agonia da morte eterna, para que você nunca tenha de passar por ela. Esta foi a "maldição" que Ele suportou em favor do pecador durante aquelas horas morrendo no Calvário. Ele morreu sem roupa diante do mundo porque Ele quis que você fosse revestido de Sua justiça. Por isto podemos escolher levantar nossas vozes em louvor ao seu nome. É o suficiente para nos manter num constante estado de humildade.


—Paul E. Penno Junior

O irmão Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno, foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior.


Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.


__________________________________________