quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lição 6 – Bons Pensamentos, por Carol A. Kawamoto

Para a semana 29 de janeiro a 5 de fevereiro de 2011

Bons pensamentos, maus pensamentos. Branco e preto. Mas há uma área "cinzenta" que assola a igreja cristã? Tudo começa na mente. "Como [o homem] imaginou no seu coração, assim é ele " (Pov. 23:7)1. Os pensamentos acariciados eventualmente regem a conduta exterior. Fundo nos pensamentos é onde a batalha é decidida, onde se "milita a boa milícia da fé" (1ª Tim. 6:12). É a luta de se crer quando cada partícula do seu ser, parece empurrá-lo para o lado contrário. É "levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2ª Coríntios. 10:5).

Nossa lição da Escola Sabatina abrange os resultados dos maus pensamentos — o comportamento indesejável, e nos indaga na pergunta 7: "que coisas específicas somos chamados a fazer a fim de viver em Cristo, como nos é prometido?" (parte de 5ª feira, pág. 73 da lição dos professores, e 43 da lição do aluno) . Esta é a área "cinzenta" que assola o nosso pensamento — uma lista do que devemos fazer para mudar o nosso pensamento. Livros e livros (cristãos e outros) têm sido escritos sobre o tema da saúde mental, mas gostaríamos de apresentar o tema da lição em uma luz diferente, para desenvolver o nosso pensamento para além de nós mesmos.

Poderia essa questão de bom (ou mau) pensamento corresponder ao Velho Concerto e ao Novo Concerto? Pode o modo de pensar do Velho Concerto ser transmitido de geração em geração? Por exemplo, ao longo dos séculos do antigo Israel, a adoração a Baal manteve-se infiltrando em gerações do verdadeiro povo de Deus. Apenas ocasionais breves reavivamentos sob reis como Ezequias e Josias, trouxeram um alívio temporário. Qual a origem do problema? Sempre o modo de pensar do Velho Concerto, que seus pais abraçaram no Monte Sinai e legaram aos seus filhos. Ainda hoje as falhas espirituais de muitas pessoas sinceras são o resultado de lhes ter sido ensinado idéias do Velho Concerto, especialmente na infância e juventude.

A verdade do Novo Concerto era um elemento essencial da mensagem de 1888, e mesmo hoje alivia uma carga de dúvida e desespero de muitos corações sobrecarregados. A idéia do Velho Concerto, "obedece e viva,”2 nada mais faz do que "gerar filhos para a servidão" (Gal. 4:24, Alm. Fiel; ou "escravidão”, na ARA), enquanto o Novo Concerto foi criado em "melhores promessas" [promessas de Deus ao invés da promessa do povo, Heb. 8:6] (ver Patriarcas e Profetas, pág. 372)3.

"Sois faltos de poder moral, escravos da duvida, e controlados pelos hábitos de sua vida de pecado. (*Vossas promessas e resoluções são como palavras escritas na areia) ... Não podeis controlar seus pensamentos, seus impulsos, suas afeições. ... Não podeis mudar vosso coração, não podeis, por vós mesmos, consagrar a Deus, as vossas afeições, mas podeis escolher servi-Lo. ... Assim, toda a vossa natureza será trazida sob o controle do Espírito de Cristo, vossas afeições centralizar-se-ão nEle, vossos pensamentos estarão em harmonia com Ele" (Caminho a Cristo, pág. 47, grifamos).

Surgem algumas perguntas: É possível para qualquer igreja, em qualquer época da história, em qualquer lugar do mundo, ser "morna" e ao mesmo tempo, estar vivendo sob o Novo Concerto? Foi por isso que Cristo morreu para cumprir isto — levantar uma professa igreja cristã que é apática em sua devoção ao seu Salvador e gratidão por Seu sacrifício na cruz?

Logo que você começa a ler o Novo Testamento, é confrontado por uma dolorosa verdade: mornidão espiritual é incompatível com a compreensão e crença no Novo Concerto. Onde quer que vejamos tal devoção patética, podemos saber que estamos em uma área de experiência espiritual dominada pelas idéias do Velho Concerto. Eles podem ter suas raízes abaixo da superfície de nossa consciência, e isso é o cúmulo da arrogância para nos gabarmos de que somos "ricos e aumentados de bens, e de nada tenho falta" (*Apoc 3:17, KJV), em nossa compreensão do evangelho quando os princípios do Velho Concerto ainda atormentam o nosso pensamento.

O viver "cristão" do Velho Concerto é muito popular, mas é difícil para Jesus explicar aos santos anjos como Seu povo pode se contentar em continuar geração após geração, século após século, espiritualmente tão ingênuos, tão auto-satisfeitos. Em Sua mensagem para a liderança de Sua igreja nos últimos dias, Ele confessa que esta indiferença perpetuada por tanto tempo O faz sentir vontade de vomitar (veja Apoc. 3:16, 17). Ele está sofrendo a dor da náusea aguda, não deveria ser nossa preocupação, não conosco mesmos, mas pela Sua cura?

Quando perguntado: "Como posso controlar meus pensamentos?", Ellet J. Waggoner respondeu certa vez que só há um remédio para os nossos pensamentos retrógrados, e que é encontrado em Isaías 55:7-9: "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Em outras palavras, deixemos que o Senhor efetue o nosso modo de pensar em nós. Isso é possível, pois temos a Sua garantia: "Confia as tuas obras ao Senhor, e teus pensamentos serão estabelecidos" (Pov. 16:3).

O apóstolo Paulo escreveu: "De sorte que haja em vós, a mesma mente que houve em Cristo Jesus" (Filip. 2:5, KJV, *na Almeida = “sentimentos”). Mas como podemos obter essa "nova mente"? Não é por "obras," não por "fazer". A escolha é nossa, pela fé, para "ver" Jesus e permitir que Seus pensamentos se tornem nossos "corretos pensamentos." Se nós não resistirmos ao Espírito Santo, Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote no santuário celestial, vai trabalhar para comunicar "a mente de Cristo" a nós — a maior alegria que podemos ter de ser totalmente unidos4 com Ele. O processo é ministrado pela "graça". À medida que você começar a apreciar a dimensão do Ágape que O levou à cruz, Sua "mente" começa a ser compartilhada com você. E você, "vencerá ... assim como [Ele] venceu" (Ap 3:21).

Ao nos aproximarmos da gloriosa finalização da obra de Deus no mundo e da vinda de Jesus, todas as teias de aranha e lixo legalista, egocêntricos pensamentos, serão removidos. Então, quando o Senhor tiver uma igreja mundial verdadeiramente reconciliada com Ele, o mundo poderá ser iluminado com a Sua mensagem final (Apoc. 18:1-4).


-Carol A. Kawamoto

A irmã Carol Kawamoto vive no sopé da bela Serra da Califórnia. Ela freqüenta uma pequena igreja adventista onde foi batizada há muitos anos. Pouco depois do batismo ela conheceu Helen Cate, então editora para o Comitê de Estudos da Mensagem de1888 (que também era um membro da mesma igreja) e o pastor Robert J. Wieland, que pregava as verdades da Boa Nova da mensagem de 1888. Ela começou a trabalhar com Helen, que fundou a revista “1888 Message Newsletter” (Noticiário da Mensagem de 1888). Após a morte de Helen Carolo foi eleita editora para o Comitê de Estudos da Mensagem de1888, onde teve o privilégio de trabalhar diretamente com o pastor Wieland, redigindo o boletim de notícias para aquela revista, e publicando os numerosos livros dele. Ela continua com o seu amor em partilhar a "mui preciosa mensagem" (TM, pág. 91), através da edição de diversos artigos, de diferentes autores, que publicamos neste blog. Ela tem também outros projetos. Ela envia suas saudações a todos os leitores deste blog no Brasil e em outros países de língua portuguesa.

Notas do tradutor:

1) “O pensamento determina a conduta” (Comentário Bíblico), vol. 1 da série SDABC, pág. 756.

2) As condições do "velho concerto eram: Obedece e vive - "cumprindo-os [estatutos e juízos] o homem, viverá por eles" (Ezeq. 20:11; Lev. 18:5); mas "maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei". Deut. 27:26.

3) Muita confusão tem existido no cristianismo a respeito dos dois concertos. Graças a Deus, o Senhor nos legou uma excelente explanação, que elucida bem o assunto, dos concertos por intermédio de Ellen G. White, conforme se lê a seguir do livro Patriarcas e Profetas, a partir da pág. 367. Veja o assunto “Os Dois Concertos,” postado a seguir.

4) A obra de Cristo no Santuário celestial está ocorrendo, neste momento, em nosso benefício. A palavra para expiação, em inglês, é “atonement,” originalmente significava “at-one-ment,” quer dizer um estado do ser "em um” ("at one”) ou “em acordo,+” denota harmonia de relacionamento (Dicionário Bíblico”, vol. 8 da série SDABC, pág. 97).

_______________________