sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lição 9 — Autoestima X respeito próprio, por Robert Wieland

Para a semana de 20-26 fevereiro de 2011

O "evangelho da autoestima" é diferente do "evangelho do auto-respeito." O último é do Senhor, o primeiro é uma armadilha.

Ambos são mencionados em Romanos 12:3, onde o inspirado apóstolo (Paulo) apela à gente, "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós, que não pense de si mesmo além do que convém." Em outras palavras, tenha cuidado: não dê a você mesmo uma overdose de pensamento de "autoestima"! Graças a Deus pela "graça" que foi dado a "nosso amado irmão Paulo" (2ª Pedro 3:15), ele não irá desencorajar ninguém, tudo que ele sabe fazer é encorajar pessoas como você e eu.

Então, por outro lado, ele diz não cave um buraco e se esconda nele: você vale um preço infinito. Paulo continua a pregar-nos o evangelho do auto-respeito, mas "através da graça dada a mim, [eu digo] a todos que estão entre vós, ... pense com moderação, pois Deus repartiu a cada uma medida [metron no grego] da fé ". Um humilde servo passou mais de 90 anos "na escola" procurando aprender a “pensar sobriamente” sobre si mesmo. Ainda buscando aprender, mas grato por qualquer "medida" da sobriedade que o Senhor concede.

Um bom lugar para começar a aprender é o Salmo 139:

(A) Vosso Pai celeste te conhece por dentro e por fora, mas ainda o ama, incrível! (Vs. 1-6).

(B) Ele "formou [suas] partes íntimas ... no ventre da [sua] mãe" (vs. 13-15). Isto significa que Ele projetou os intrincados mecanismos de suas conscientes e inconscientes funções mentais, a interação de suas emoções e sentimentos de apreciação do coração.

(C) Ele pos todas as suas partes juntas em um plano divinamente inventado (vs. 16). Ninguém mais na terra era para ser ou ter sido exatamente como você. Você é algo especial, isso é bom.

(D) Se você fugir dEle hoje, você estará de volta à Sua escola amanhã (vs. 7-10).

(E) os seus momentos de profunda depressão não são escuras, com desespero; o vosso Pai celeste está em você na sua escuridão, onde a fé ainda está operando (vs. 9 - 12).

(F) Faz bem saber que um amigo está sempre pensando em você, lembrando de você, na sua hora de profunda provação pessoal. Imagine seu Pai celestial — cogitando mil pensamentos sobre você, todos eles cheios de graça (vs. 17, 18).

(G) Agora, seja feliz: não tenha medo de deixar que Ele procure o seu coração (vs. 23, 24).

Robert Wielan

Escrito em 16 de Abril de 2007.

O irmão Roberto J. Wieland é um pastor adventista que foi, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Hoje, jubilado, vive na Califórnia, EUA, onde ainda é atuante na sua igreja local.