quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

L. 8, Aqui Está a Paciência (Resiliência) dos Santos, Apoc. 14:12

Para a semana de 12-19 janeiro de 2011

Qual é a solução para o sofrimento, perseguição e aflição? A versão popularizada protestante do justo pela fé é "o poder do pensamento positivo." No entanto, o Senhor Jesus nos deu melhores boas novas do que alguns "truques" psicológicos de olhar para dentro, a fim de superar a adversidade. Ele nos tem dado "uma graça muito mais abundante" (*Rom 5:20, KJV).

Uma menina judia tinha sido capturada na guerra da Síria e se tornou uma escrava doméstica da esposa de (*um) general (2º Reis 5:1-14). Amargura, ódio e vingança poderiam ter cativado seu coração. Afinal, nenhum israelita deveria ser um escravo tendo sido libertado do Egito. Ela nasceu "livre". A verdadeira razão de ela ser uma vítima da guerra foi por causa dos pecados de rebeldia do povo de Deus. Sua tentação foi odiar seus captores, e questionar seriamente o destino divino da igreja de seus dias.

Mas ela era uma verdadeira israelita e optou por crer na liberdade que Deus lhe dera. Em outras palavras, ela entendia a justificação pela fé. Ela era uma prisioneira política. Os sírios podiam possuí-la fisicamente, mas ela preferiu tornar a sua mente "cativa" de Deus. Ela entendeu o que é fé e, consequentemente, desfrutou libertação do pecado.

Estamos vivendo numa época em que "todo vento de doutrina" (*Efé. 4:14) está varrendo a igreja. Jovens incautos, a própria flor e futuro da igreja, estão desinteressados pela hipocrisia e legalismo que vêem — vítimas da guerra do grande conflito. Eles, silenciosamente, saem pela porta dos fundos para "Babilônia", enquanto o "culto a Baal," o culto de si mesmo, disfarçado como adoração a Cristo, sutilmente infiltra nos púlpitos da igreja. Como podem os "verdadeiros israelitas" vencer em meio à "patética" mornidão da igreja remanescente de Deus?

Em toda a história do povo de Deus o problema mais difícil que o Senhor Jesus tem de resolver com o seu povo é a polêmica que sua própria igreja de Laodicéia tem com Ele. Ela, que acha que sabe tudo, que é rica e aumentada de bens, e que não tem falta de nada " arrogância espiritual, que não tem fome de crescer além de adolescência orgulhosa, convencida de que é a tal (Apocalipse 3:17).

Como Jesus reagiu às adversidades dentro da igreja? Apenas alguns dias antes de sua crucificação Ele enfrentou a tentação de deixar Jerusalém e evitar a cruz. Enquanto Ele saía do templo um dia, alguns gregos pediram aos discípulos: "Queríamos ver a Jesus" (João 12:21). Foi um verdadeiro incentivo para o Salvador, quando a maioria do seu povo O estava rejeitando, que os gregos desejassem "vê-Lo."

Jesus explicou para os gregos o princípio do Seu reino:. "Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guarda-la-á para a vida eterna" (João 12:24, 25). Na verdade, Ele estava rejeitando a tentação de deixar a nação israelita apodrecer por abandoná-la, a fim de fazer uma obra gloriosa em Atenas. Ele preferiu a cruz no centro da "obra". Sua morte não foi um sono, mas a coisa real. Auto-sacrifício é a lei do Seu reino.

A resposta de Jesus à adversidade dentro da igreja foi resiliência1 — o princípio da cruz — que, pela morte, vem a vida. Só então é que Ele pode salvar o mundo. Ele dá esse princípio de resiliência a nós, Seus discípulos: "Se alguém Me serve, siga-Me, e onde Eu estiver, ali estará também o Meu servo" (João 12:26).

O que isso significa para nós hoje, que somos confrontados com a adversidade dentro da igreja? Há uma progressão na mensagem dos três anjos que torna-se um "alto clamor" e "a chuva serôdia" amadurece a colheita para enfrentar o exame final da questão da "marca da besta." Em seguida, a colheita estará pronta para o Ceifeiro na Sua vinda, Apoc. 14:16.

O primeiro anjo declara com "uma voz forte" que o Dia cósmico da Expiação é a boa nova da verdade do "evangelho eterno. — "É vinda a hora do Seu juízo" (Apocalipse 14: 6, 7) é a verdade da purificação do santuário

O segundo anjo adverte sobre o falso cristo e falso profeta, de Babilônia — a salvação em seus pecados e não dos seus pecados. É o alicerce da ausência da lei.

A mensagem do terceiro anjo é uma advertência sobre o produto final do falso evangelho ou o culto de si mesmo — a adoração no dia escolhido pelo próprio homem para o culto, o domingo, em oposição ao santo sábado de Deus do sétimo dia. A tentação subjugante será o medo da auto-preservação, versus revelação de Jesus do Ágape — o selo de Deus, como revelado no Seu "descanso" do sábado de todo (*o) "eu". "Aqui está a paciência [resiliência] dos santos" (*Apoc 14:12) no conflito final.

Qual é a força propulsora da mensagem de 1888? O que aquele anjo de Apocalipse 18:01 faz para trazer a mensagem do terceiro anjo que ilumina o caráter de Deus "em verdade"?

Finalmente, a verdade da cruz converge com a purificação do santuário, para que a verdade se torne prática para os "santos", "E eles o venceram [a Satanás] pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do Seu testemunho, e não amaram as suas vidas até à morte" (Apocalipse 12:11). Aqui está a mensagem de resiliência para os santos aflitos.

O final combate, cara a cara para vencer a tentação do pecado terá lugar na mente. "O testemunho deles" vai coincidir com o "Seu testemunho". Ele não amou a Sua vida mais do que Ele amou o mundo como Seu Salvador. Eles não amam a vida mais do que amaram Àquele que deu a Sua vida pelo mundo. Daí o poder restritivo do Cordeiro plenamente reconciliou seus corações com O Crucificado. A expiação está terminada. A colheita está madura. Para mudar a metáfora, a Noiva já se aprontou para o seu Esposo, Apoc. 19:7).


- Paul E. Penno

Nota do tradutor:

1) No dicionário Caldas Aulete resiliência (s. f.) é, a) (em engenharia), significa a capacidade de um material armazenar energia por deformação sem se romper; (em metalurgia) valor característico da resistência ao choque oferecida por um material;

b) número que o representa, exprimindo a energia absorvida pela ruptura de uma barra de seção unitária.

Este dicionário manda comparar com o a palavra inglesa “resilience”

No dicionário inglês Webstert as definições técnicas acima correspondem às acima, apenas com diferença de redação. E mais

c) A habilidade para recuperar rapidamente força, espírito, bom humor, etc.,.

Assim, parece que este é o sentido que levou o autor da lição deste trimestre a usar esta palavra como título desta lição 8.

Este sentido não encontrei no dicionário Caldas Aulete, da língua portuguesa. Este pode ter sido o motivo da escolha da CPB pelo título “Poder de Recuperação.

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior.

_________________________________________________