sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lição 9 — Autoestima X auto respeito por Helene Thomas

Para a semana de 20-26 fevereiro de 2011

Em nossa sociedade, o tema da autoestima é tão carregado de intensa emoção que cabe-nos examinar a Palavra de Deus com oração, para saber como visualizá-lo. Nossa identidade, nosso ministério, e os resultados da nossa caminhada espiritual são intrinsecamente ligados à nossa compreensão deste tema. Nós não devemos ficar surpresos ao (*descobrirmos que) a visão de Deus sobre o assunto é diferente das opiniões prevalecentes;

Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8, 9).

Há dois versículos da Bíblia que falam de amor para com qualquer ser humano. Curiosamente, nenhum destes versos sugere que deveríamos estimar-nos melhor do que, ou mesmo igual aos outros. O primeiro diz respeito àqueles que lideram a igreja:

“E rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós” (1ª Tess. 5:12, 13).

O segundo texto age em direção oposta a todos que são politicamente corretos no nosso mundo.

Portanto, se há alguma consolação em Cristo, se algum conforto no amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, contemplai o meu gozo, para que penseis o mesmo, tendo o mesmo amor, sendo acordes, de uma mesma mente. Não deixe que nada seja feito por contenda ou por vanglória; mas por humildade de mente, deixe que cada um estime os outros melhor do que a si próprios. ... Deixe esta mente estar em você, que houve também em Cristo Jesus: Que, sendo na forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus. Mas fez-Se de nenhuma reputação, e tomou sobre Si a forma de servo, tornando-Se em semelhança de homens: E, sendo encontrado em forma de homem, humilhou-Se, e tornou-Se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que, também Deus O exaltou soberanamente e Lhe deu um nome que é sobre todo o nome” (Filipenses 2:1 a 9, KJV, grifamos1)

Nossa natureza humana luta desordenadamente para suavizar o óbvio significado destas passagens. Nós nos asseguramos mutuamente que a ordem para "amar o próximo como a ti mesmo" na verdade significa que precisamos ter certeza de que, na verdade, amamos a nós mesmos. Isso, no entanto, não é a construção gramatical das nove passagens envolvidas.2 Para garantir que entendemos seu significado, Deus nos dá mais luz sobre o assunto: "Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta" (Efésios 5:29)

. Deus vê um quadro mais amplo. Ele sempre tem em mente a nossa felicidade. A boa nova do evangelho é estabelecida para que a Sua alegria esteja em nós, e a nossa alegria seja completa, João 15:11.

A Bíblia claramente assume que, se os seres humanos terão um problema com "autoestima", será porque (*a nossa natureza humana pecaminosa) nós leva a ter muito amor por nós mesmos.

Ellen White tem uma mensagem semelhante:

A ceifa da vida é o caráter, e é este que determina o destino, tanto para esta como para a vida futura. A ceifa é uma reprodução das sementes lançadas ao solo. Cada semente produz fruto segundo a sua espécie. Assim é com os traços de caráter que acariciamos. Egoísmo, amor próprio, presunção, condescendência própria, reproduzem-se e o fim é miséria e ruína” (Ellen White, Orientação da Criança, página 162 e 163, *grifamos).

O que é justificação pela fé? É a obra de Deus abatendo até ao pó a glória do homem, e fazendo por ele aquilo que não está em sua capacidade fazer por si mesmo. Quando os homens percebem a sua completa desvalia, estão preparados para ser vestidos com a justiça de Cristo. Aqueles a quem o céu considera santos, são os últimos a alardear a sua própria bondade. O apóstolo Pedro ... em si mesmo nada achava de que se gloriar” (Ellen White, A Fé pela qual eu Vivo, MM. de 1959, pág. 111)

"Que essa mente esteja em vós que houve também em Cristo Jesus. Ele morreu para fazer uma expiação, e para ser um Modelo para todo aquele que seria seu discípulo. Entrará o egoísmo em vossos corações? E deverão aqueles que não colocam diante deles o Padrão, Jesus, exaltarem seus méritos? Você não tem nenhum, exceto se vierem através de Jesus Cristo. Deverá o orgulho abrigar-se (*em você) depois de ter visto a Divindade Se humilhar, e depois ao o homem rebaixar-se, até que não mais tenha abismos aos quais ele possa descer? Espante-se, ó céus, e se surpreendam, ó moradores da terra, que tais atitudes devam ser rendidas ao seu Senhor.

“Que desprezo, que maldade, que formalidade, que orgulho, que esforço feito para elevar o homem e glorificar-se a si mesmo, quando o Senhor da glória humilhou-Se, agonizou e morreu a morte vergonhosa na cruz por nós.

"Quem está a aprender a mansidão e humildade do Padrão? Quem está se esforçando para dominar sinceramente o eu? Quem está levantando a cruz e seguindo Jesus? Quem está lutando contra o conceito próprio? ... Será que estas palavras podem ter essa impressão na mente de todos os que as lêem para cultivar a graça da humildade, para serem abnegados, mais dispostos a estimarem aos outros mais do que eles mesmos, tendo a mente e o espírito de Cristo para suportar as cargas uns dos outros? Ó, que possamos escrever profundamente em nossos corações, ao contemplarmos a grande condescendência e humilhação a que o Filho de Deus desceu, para que possamos ser participantes da natureza divina" (Alonzo T. Jones, General Conference Daily Bulletin, 1895, Boletim Diário da Conferência Geral de 1895, pág. 332. Este sermão Jones pregou em 25 de fevereiro de 1895, perante a congregação ali reunida).

"Quando cada um valoriza os outros melhor que a si mesmo, torna-se um prazer servir ao outro: será mais que um prazer servi-lo, ajudando-o, do que servir-se a si mesmo" (Alonzo T Jones, Adventist Review e Sabbath Herald, Revista Adventista e Arauto do Sábado, de 23 de outubro de 1900, pág. 552).

Helene Thomas

A irmã Helena Thomas é esposa de um obreiro bíblico adventista. Eles vivem no estado de Michigan, nos EUA. Além de exercer as funções do lar, como esposa, mãe e avó, ela é escritora, e produz artigos literários de dentro da própria casa. Desde Janeiro de 2010 ela é a nova editora do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888. O endereço eletrônico dela é jhthomasal@gmail.com


Notas do tradutor:

1) Esta nota pode lhe parecer uma digressão do assunto que estamos estudando, mas faz toda diferença na vida cristã. Grifamos diversas vezes, no texto acima, da versão do Rei Tiago (KJV), a palavra deixar, e já temos dito, em ocasiões anteriores neste blog, que ela encerra em si o próprio evangelho. É Deus que quer realizar em nós o que Ele pede ou mesmo nos ordena fazer. Daí o uso do verbo “deixar” ser significativo:


“Colaborando a vontade do homem com a de Deus, ela se torna onipotente. Tudo que deve ser feito a Seu mando pode ser cumprido por Seu poder. Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras” (Parábolas de Jesus, página 333, grifamos)


As Bíblias em português podem dar a idéia de salvação pelas obras; nos dão a impressão de que é algo que temos que cumprir.. Cristo, como nós, dependeu do Pai em tudo. Ele disse: “Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma” (João 5:30), Ele já desceu do céu com o propósito de não fazer a Sua vontade humana mas sim a vontade divina do Pai, João 6:38.Assim, compare a versão da Almeida Fiel, que se segue, e note o tom imperativo dos verbos que também grifamos:

Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões. Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. ... De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus O exaltou soberanamente, e Lhe deu um nome que é sobre todo o nome.” (Fil. 2: 1 a 9, Almeida Fiel, grifamos).

Vê-se, claramente, que os tempos verbais imperativos nos dão a idéia de que os comandos são algo que exige esforço nosso, sendo que o evangelho é Deus desejando realizar tudo em todos. DEIXE que isto aconteça em sua vida. É certo que Ele não incutirá em você autoestima, ou amor próprio, mas sim respeito próprio.


2) veja as nove passagens envolvidas:

Levítico 19:18 “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo: Eu Sou o Senhor.”

Mateus 19:19 “Honra a teu pai e mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Mateus 22:39 “E o segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Marcos 12:31 “E o segundo, semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”

Marcos 12:33 ”E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.”

Lucas 10:27 “E, respondendo Ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Romanos 13:9 • “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” E Romanos 13:10, “O amor não faz mal ao seu próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Gálatas 5:14 “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”

Tiago 2:8, “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem.”

Quanto à construção gramatical traduzimos abaixo as considerações que nos foram enviadas, mas confessamos que teremos que melhor desenvolver o raciocínio quanta a elas. Mas se você quiser participar, envie-nos sua análise.para agapeed2001@yahoo.com.br

1. uma figura de linguagem em que duas coisas diferentes são comparadas explicitamente, como em "ela é como uma rosa." Compare a metáfora.

2. um exemplo de tal figura de linguagem ou de um uso de palavras exemplificam isso.

Os seres humanos naturalmente vêem o eu como diferente, e mais importante do que o "outro". Deus está tentando ensinar ao povo que o "outro" deve ser tratado, pelo menos, bem como a si mesmo.

Abaixo temos uma passagem com uma construção gramatical semelhante que talvez possa ajudar a demonstrar o ponto:

Daniel 12:3 “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.”

O "resplandecerão" é a primeira parte do sorriso e pertence aos sábios, que são comparados com as estrelas que vão brilhar quer um indivíduo decida ser sábio ou não e obter essa bênção.

Da mesma forma, o "amarás o próximo como a ti mesmo" é um mandamento para amar e assume-se na passagem que o leitor vai entender que todo mundo já faz isto e sempre vão amar a si mesmos. O único comando aqui é o amor ao próximo. Não é um mandamento para amar a si mais do que a passagem acima comanda as estrelas a brilhar..

Esta hipótese é reforçada pela seguinte passagem:

Efésios 5:29 “Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à Igreja.”

___________________________