sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Lição 7 — Esperança Contra a Depressão, por Robert J. Wieland

Para a semana 5 a 12 de fevereiro de 2011

Na semana passada me chegou um e-mail sobre depressão: "Parece que as pessoas hoje em dia sofrem cada vez mais nos Estados Unidos de depressão, quer seja considerada leve ou grave. De fato, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental americano, mais de 18 milhões de pessoas nos Estados Unidos, anualmente, sofrem Transtorno Depressivo Maior ou Transtorno Distímico1 (depressão leve, mas crônica). Algumas pessoas podem simplesmente atribuir esses números ao estilo de vida agitado da vida moderna e ao estresse diário que enfrentam, enquanto outros podem achar que os profissionais médicos são os melhores para diagnosticar os sintomas"2 Este relatório incluiu uma dieta pouco saudável e estimulantes, como contribuindo para estas desordens. Mas há uma causa subjacente para além destes fatores? Pode a depressão ser vencida?

Não importa para onde volvamos na Bíblia, encontramos alguém que sofre do que chamamos de "depressão": Jó, sentado em seu monte de estrume, raspando suas feridas com um caco de barro. Jeremias chorando enquanto escreve seu livro Lamentações, ou, certamente, Elias na sua caverna, em Horebe, orando ao Senhor para deixá-lo morrer. E não podemos esquecer David, cujos salmos são um excelente exemplo: "Das profundezas clamo a ti, ó Senhor” (Salmo 130:1), que é o nome poderoso, que apenas pronunciado já torna contrito o coração da pessoa. Então, no verso 2, Davi implora: "Senhor, escuta a minha voz!; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas"

Mas o príncipe dos portadores de depressão é o Senhor Jesus Cristo. Veja-O no jardim do Getsêmani. Seus discípulos, mesmo Pedro, Tiago e João, não podiam Lhe dar uma hora de seu precioso tempo humano, sem dormir, Mateus 26:36-40. Ele "começou a entristecer-Se e a angustiar-Se muito" (a versão King James diz "angustiar-Se pesadamente"). "Pesado," como? "Minha alma está cheia de tristeza até à morte" (vs.38) Você já esteve perto disto?

Sabemos que Jesus nunca pecou, portanto, devemos concluir que a "depressão" não é em si pecado. A depressão é uma tentação, não é pecado. É humana, e Jesus, o Filho de Deus, tornou-Se humano, Filho do homem. Ele levou em Sua alma toda a depressão que todos os seres humanos têm sofrido, cumulativa e corporativamente, e a carregou, "até à morte" (*Fil. 2:8), a final espécie de morte desesperada por abandonado de Deus, quando Ele clamou nas "profundezas" (*na Sua angústia), "Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?" Se você se sente deprimido, Jesus não o lança fora; Ele Se lembra de como Ele Se sentia em Sua cruz.

Se você é tentado pelo desespero, se tudo deu errado, decepções e desventuras parecem gritar em seus ouvidos que Deus Se esqueceu de você, e, ainda por cima de tudo isso, você está bem ciente do seu próprio pecado, lembre-se de Jesus. Não é razoável que você, finalmente, "se assente com [Ele] no [Seu] trono" (como prometeu em Apocalipse 3:20) a menos que você tenha provado um pouco do que Ele suportou. Alguma "comunhão com Ele em Seus sofrimentos" (cf. Fl. 3:10, KJV) é uma grande bênção para você a final. Se nos lembrarmos de Jesus, poderemos ver como a depressão não é pecado, mesmo que algumas pessoas bem-intencionadas se desgastem em fazer o seu sofrimento pior (Jó teve seus três "amigos").

Lembre-se e creia nas promessas do Novo Concerto de Deus a Abraão (Gen. 12:2, 3) e se veja como um "filho de Abraão" (Gal. 3:29). Aprenda a crer nessas promessas. Rápido por um tempo, deixe sua mente ser purificada para que possa ouvir a "voz mansa e delicada" que Elias teve que ouvir (1º Reis 19:12). E, melhor que tudo, ter uma boa, tranquila e longa conversa a sós com o Príncipe de todos os sofredores. Escolha, mesmo se você não se sinta à vontade, crer em Suas promessas.

O que podemos fazer para ajudar as pessoas que estão deprimidas? É importante dar-lhes "boas novas" do Grande Médico. Deus convida àqueles que O servem para ministrar aos outros em necessidade. Ele disse a Abraão que seus descendentes seriam uma bênção para o mundo; "tu serás uma bênção ... e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gen. 12:2, 3). Jesus viu que Sua missão era ajudar as pessoas deprimidas: "O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres [dar boas novas, alvissareiras] para [aqueles que não podem pagar o tratamento médico], enviou-Me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos. A pôr em liberdade os oprimidos" (Lucas 4:18).

Quando nos dermos conta da nossa dívida para com o "Salvador do mundo", nós vamos quere estar prontos para "saber falar, a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado" (Isaías 50:4), porque o Senhor nos enviou a fazer o trabalho que Ele faria se estivesse aqui em pessoa.

O tema da lição desta semana atravessa muitos dos conceitos, ou "pontos," da mensagem de 1888. Cristo tem, "em primeira mão," o conhecimento da depressão, Ele veio todo o caminho até onde estamos, tomando sobre Si "a semelhança da carne do pecado, e, pelo pecado, condenou o pecado na carne" (Rom. 8:3). Assim, Ele é o Salvador "perto, à mão, e não longe de nós." Mas o ponto focal mais reconfortante é que Cristo é o Bom Pastor que procura a ovelha perdida, mesmo que não O tenhamos buscado. A incompreensão do caráter de Deus nos leva a pensar que Ele está tentando Se esconder de nós. Mas aonde cada pessoa está, há um bom Pastor que a encontrou, a conforta, e tem uma mensagem de encorajamento e de esperança para ela.

O Evangelho é a Boa Nova do que Jesus realizou em Sua encarnação. Será que Ele realmente conquistou esse pecado na "semelhança da carne do pecado"? Ou Ele contornou o problema real, tomando sobre Si uma natureza diferente da que somos confrontados com ela? Quando Ele inspirou a Bíblia, empregou Ele astuciosamente evasiva retórica para nos fazer pensar que "em todos os pontos Ele foi tentado como nós, mas sem pecado", quando na realidade Ele teria evitado enfrentar e conquistar a REAL tentação que nos assola a todos? Bem, devo dizer a você que eu creio: no verdadeiro evangelho, que é o poder de Deus para a salvação da depressão para todo aquele que crê (cf. Rom. 1:16).. Então, tudo depende da compreensão do que significa crer!

A depressão é vencida — por se crer, na verdadeira Boa Nova.



Robert J. Wieland

[Extraído de seus escritos]

O irmão Roberto J. Wieland é um pastor adventista que foi, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Hoje, jubilado, vive na Califórnia, EUA, onde ainda é atuante na sua igreja local.

Notas do tradutor:



1) Distimia, (na medicina) é um estado geral de abatimento e cansaço moral

2). De Brian Field, através de e-mail que o pr. Wieland recebeu da jornalista Cindy Jones Shoeman, em 2 de fevereiro de 2011. Continuando considerando os efeitos da "Standard American Diet" (Dieta Padrão Americana, referidos como “triste” por uma razão), é melhor não descartar os efeito da dieta sobre seu estado mental.


Por um lado, uma dieta que consiste em alimentos altamente processados, tem sido associada à depressão. Algumas pesquisas têm demonstrado que uma dieta pouco saudável, com falta de alimentos frescos podem aumentar o risco para a depressão. Um estudo conduzido pela University College de Londres sugere que uma dieta rica em frutas, legumes e peixe, reduz o risco de uma pessoa ter depressão.


No entanto, ainda há mais. O álcool, embora não seja estritamente um alimento, é considerado um calmante. Por quê? Retarda o cérebro e pode causar depressão. Mais do que isso, a Radford University, diz que o álcool pode "causar sentimentos de ansiedade, depressão, e muitas vezes a agressão". Pessoas que experimentam tendências depressivas devem evitar o álcool completamente.


Os alimentos que contêm açúcar e cafeína também podem levar à depressão. De acordo com o Kansas State University, açúcar e cafeína são frequentemente usados para aumentar a vigilância, o problema, porém, é que a pessoa eventualmente entrará em "colapso" porque a cafeína e açúcar irão elevar os níveis de açúcar no sangue, inicialmente, mas quando os níveis caem, a depressão pode tomar conta

Outras fontes também citam os seguintes alimentos como possivelmente contribuindo ou levando à depressão:
Muita ou pouca gordura na sua dieta; as alergias alimentares; alimentos de redução de serotonina (como os ovos); alimentos pobres em carboidratos

Alimentos receitados para melhorar os sintomas da depressão podem incluir os ricos em Omega-3, os ácidos graxos (como o de linhaça) e alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Enquanto outros tratamentos (como a terapia) ajudam depressão também, o que uma pessoa come também deve ser considerado no tratamento de transtornos depressivos. Alimentação pouco saudável, alimentos processados, excessivamente refinados foi mostrado diminuir a sensação de bem-estar, por isso é melhor para as pessoas considerarem o que está em seu prato e como isso afeta seu estado mental, além de suas outras formas de tratamento.

Fontes:

http://www.nimh.nih.gov/health/publ...
http://news.bbc.co.uk/2/hi/8334353.stm
http://www.runet.edu/kcastleb/affec...
http://www.k-state.edu/counseling/t...
http://www.healthy.net/scr/article....
http://lifestyle.iloveindia.com/lou
...
http://www.foodforthebrain.org/cont...