sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lição 9 — Autoestima, por Debbi Puffer

A Bíblia fala de grandes homens e mulheres que pareciam ter muita confiança, e avançaram firmes em face de circunstâncias esmagadoras.

Qual é o segredo deste tipo de garantia? Onde eles conseguiram a confiança que não se preocupa com o que os outros pensam? Como eles poderiam avançar em face da controvérsia, ridículo, e até mesmo ameaças? Será que tinha alguma coisa a ver com autoestima?

Vejamos o que significa "estimar". Significa dar valor, mérito e confiança sobre o objeto. É manter em alta conta. É homenagear o que você mantém em sua mente como um tesouro valioso. Então, "autoestima" é assumir valor, honra e confiança em si mesmo, em suas próprias opiniões e idéias, para se ver como digno em relação aos outros ao seu redor. Isso nos levaria a honrar a nós mesmos.

(*MAS) Para saber onde os "grandes" da Bíblia buscaram a sua confiança e sucesso, temos de compreender a verdade bíblica sobre a "autoestima." Este é um dos paradoxos do evangelho. Um paradoxo é uma afirmação ou proposição que, na superfície, parece contraditória ou absurda. Um paradoxo do evangelho é: "Para verdadeiramente viver, você tem que morrer." Corretamente compreendida, essa verdade é poderosa. Gálatas 2:20 explica que para ter uma vida de felicidade, paz e vida eterna, é preciso primeiro "morrer" para si mesmo, e todo egoísmo. Isso abre espaço para o poder e a paz de Cristo operar em nós.

O paradoxo do evangelho a respeito da autoestima é algo assim: "A fim de compreender o seu valor, você deve reconhecer que é totalmente indigno" Quando vemos que em nós não há nada para nos recomendar a Deus, começamos a encontrar a nossa autoestima verdadeira no valor que Deus coloca em nós. Os grandes homens da Bíblia mantinham-se serenos diante dos governantes da terra, porque eles entenderam que o seu valor não era aquele pelo qual os homens medem. Não estava em qualquer coisa que eles mesmos poderiam fazer. Eles estavam seguros no valor que Deus dá àqueles que confiam nEle. Paulo colocou isto desta forma: "A mim, que sou o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo" (Efésios 3:8).

Elias, um dos maiores dos profetas, ajoelhou-se humildemente diante do Rei do universo. "O servo observava enquanto Elias estava em oração. Seis vezes voltou ele de sua observação, dizendo: Não há nada, nenhuma nuvem, nenhum sinal de chuva. Mas o profeta não desistiu, não desanimou . . . À medida que esquadrinhava o coração, ele parecia ser cada vez menos, tanto em sua própria estima, como aos olhos de Deus. Parecia-lhe que não era nada, e que Deus era tudo, e quando ele chegou ao ponto de renuncia do próprio eu, enquanto se apegava ao Salvador como sua única força e justiça, veio a resposta ... Temos um Deus, cujo ouvido não está cerrado às nossas petições, e se Lhe provamos a palavra, Ele honrará nossa fé" (Ellen White, Nossa Alta Vocação, página 131, meditação de 8/5/62).

Muitas passagens falam à questão de como devemos "estimar" a nós mesmos e aos outros. Romanos 12:10 diz: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros."

Em Filipenses 2: 2-4, encontramos o seguinte: "Contemplai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo "

Depois, há Romanos 12:3 e 16. "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós, que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé ... Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes: não sejais sábios em vós mesmos."

Parece que os escritores da Bíblia foram inspirados a se preocupar mais com a arrogância do que acerca de baixa autoestima, como em Gálatas 6:3 que diz: "Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo."

Paulo, que escreveu parte da Bíblia mais do que ninguém, parece ter-se beneficiado de seu próprio conselho porque ele diz em Efésios 3:8, "A mim, que sou o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo.” "Estimar" a nós mesmos e aos outros, de forma adequada, ao que parece, é ter a mente de Cristo!

Qual é, então, a questão por trás daquilo que é chamado de "baixa autoestima?" Conselheiros e pastores têm seus escritórios cheios de pessoas que estão lutando com o que é clinicamente chamado de "baixa autoestima". A depressão está aumentando, e os transtornos alimentares são abundantes. O que realmente está acontecendo nessas situações?

Aqueles que não se vêem em sua indignidade total, não podem apreciar o grande valor que Deus, de Seu coração de amor, tem colocado sobre eles como Seus. Deus não decidiu comprá-las como Suas próprias por terem provado alguma coisa no que diz respeito à sua bondade ou talento. Ele morreu por nós "sendo nós ainda pecadores", para que possamos saber o quanto fomos valorizados, apesar de nossas misérias.

A verdadeira questão é que a natureza humana tenta agarrar-se às coisas que devemos abandonar, a fim de encontrar o que estamos almejando. Todos desejamos amor. Almejamos sentir que somos valiosos para alguém. Uma pessoa com "baixa autoestima" está sempre lutando para valorizar o eu, e encontrar outras pessoas que, em seguida, a valorizarão tanto quanto eles o fazem. Alguns colocam-se em baixo, falam de si próprios como sendo feios, etc., na esperança de que alguém vai responder de uma forma que os valoriza. As escrituras nos dizem que "nunca ninguém odiou a sua própria carne" (Efésios 5:29). O problema real com baixa autoestima é a doença de "amor próprio". É tudo sobre nós. É tudo sobre como a vida é má para nós.

Temos nós necessidades? Claro que sim! Mas a necessidade não é satisfeita por olhar para ter o eu validado. "Eu" é o monstro neste cenário. Esse monstro que vive dentro de cada um de nós nunca está satisfeito, e por causa de seu apetite feroz, quando cada vez mais, não importa o quanto ele é alimentado, sempre anseia mais. Nenhuma quantidade de elogios ou atenção pode preencher o vazio.

Quando nossa atenção se desvia de si para o evangelho — a boa nova que é o coração do amor de Deus, começamos a encontrar as soluções que precisamos tão desesperadamente. Quando percebemos que Deus está Se chegando a nós, tão indignos como somos, e que Ele nos ama, apesar de que Ele sabe tudo sobre nós, começamos a perceber que não temos de provar nada a ninguém, a fim de ter valor. Já somos amados. Temos sido adquiridos como propriedade de Deus, para que possamos ser filhos e filhas do Rei do Universo. Se vamos permitir que esse fato afunde-se em nossos corações, “nós amamos, porque Ele nos amou primeiro" (1ª João 4:19). Então o nosso valor, nossa confiança está no que Deus pensa de nós, o valor que Ele colocou sobre aqueles que são indignos. Quando entendemos o amor com que temos sido amados, nada é demais para dar de volta Àquele que nos amou!

"Quanto menos vermos em nós mesmos algo digno de estima, tanto mais haveremos de ver a infinita pureza e amabilidade do nosso Salvador como digna de estima. A visão de nossa pecaminosidade impele-nos para Ele, que é capaz de perdoar; e quando a alma, reconhecendo o seu desamparo, anseia por Cristo, Ele se revelará em poder. Quanto mais a sensação de nossa necessidade nos impelir para Ele e para a Palavra de Deus, tanto mais exaltada visão teremos de Seu caráter, e mais plenamente refletiremos a Sua imagem" (Ellen White, Caminho a Cristo, página 65).


—Puffer Debbi



A irmã Debbi Puffer é mãe de três filhos adultos, e vive com seu marido na Geórgia, USA.. Ela é terapeuta massagista licenciada, com qualificação em serviços de saúde. Ela é autora do livro "Tasty Vegan Delights" (Agradáveis Delícias Vegan). Ela tem sido adventista já por 35 anos e ama a mensagem de Cristo, que é a nossa justiça.