terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lição 10 — Adoração, do Exílio à Restauração, por Bob Hunsaker

Para 27/8 a 3/9/2011

A lição desta semana aponta para o papel central que o santuário de Jerusalém exercia no pensamento religioso e no culto dos judeus. Chama a atenção especialmente para a restauração do templo depois de setenta anos de cativeiro babilônico.

Qual era o serviço do Santuário originalmente concebido para realizar? Era ele significativo apenas pelo seu desenho e arquitetura? Tinha ele o seu significado a partir do desempenho de uma variedade de atos de adoração e sacrifícios? É possível, em nossos dias, que temos um foco superficial sobre a importância de estruturas e serviços, que em um maior ou menor grau perderam seu verdadeiro significado espiritual em nosso pensamento?

Não muito tempo após o êxodo dos israelitas do Egito, Deus lhes disse o propósito de templos, santuários, e sistemas de sacrifício. Ele disse: "E Me farão um santuário, para que Eu possa habitar no meio deles" (Êxodo 25:8). O propósito de Deus na criação de um sistema do santuário, incluindo um edifício, era de intimidade. Ele queria estar perto de seu povo, e esperava que eles gostassem de ser íntimos e próximos dEle. Ele desejava um relacionamento profundo e terno com um grupo de pessoas que pudessem representar a Sua bondade a um mundo alienado e hostil. Ele expôs isto (*dizendo) simplesmente: "Eu serei o seu Deus , e eles serão o Meu povo" (Jeremias 31:33, ú. p.).

O desejo de Deus para "habitar no meio deles" (e entre nós!), Não é uma declaração geográfica. Ele não está dizendo, "Eu quero viver perto dessas pessoas." Deus está fazendo uma declaração sobre o desejo do Seu coração de viver em amizade e intimidade relacional com os israelitas — e conosco! Apocalipse 7:15 nos diz que por toda a eternidade isto continuará a estar no centro do desejo de Deus sobre nós - "Aquele que está assentado sobre o trono vai habitar no meio deles" (KJV). No final, essa proximidade vai ser percebida na experiência de Deus, e nossa, porque Ele vai habitar entre nós.

Mais e mais a idéia de que o desejo de Deus é viver com e em nós é retratado nas Escrituras. O templo e a lição do livro do santuário são uma metáfora desta realidade.

"Não sabeis vós que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1ª Coríntios 3:16)

"Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós" (1ª Coríntios 6:19)

"Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo” (2ª Coríntios 6:16).

"Jesus respondeu, e disse-lhes: ‘Derribareí este templo, e em três dias Eu o levantarei" (João 2:19).

Claramente, o templo que Deus está interessado é o templo da alma, o templo espiritual, o templo intelectual e emocional — o templo de nossas mentes e corações. O templo somos nós — o núcleo do nosso ser!

Este templo se relaciona conosco como indivíduos e como uma corporação de crentes. "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" (Efésios 2:19-22).

"De tempos eternos era o propósito de Deus que todo ser criado, a partir do Serafim brilhante e sagrado até o homem, deve ser um templo para a habitação do Criador" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, página 161).

O problema para Deus tem sido que enquanto Ele profunda e sinceramente deseje comunhão e companheirismo conosco, nós enchemos o templo de nossa alma com outros deuses com quem preferiríamos ter companheirismo e comunhão. Deus não nos lançou fora, ou perdeu a esperança de que voltemos para Ele. Ele está empenhando todas as Suas energias para trazer-nos de volta. Ele se esforça para criar em nós um desejo de nos convertermos dos nossos ídolos e "deuses" atuais, de volta para Aquele que nos amou com um amor eterno. Ele diz de Seu povo — Sua noiva: "Eu a atrairei, e Eu a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração" Oséias 2:14.

O título de nossa lição é: "Adoração, do Exílio à Restauração." Embora este seja aplicado corretamente à nação judaica, é agora urgente verdade que nós, como indivíduos e como um corpo de crentes Adventistas do Sétimo Dia, estamos sendo chamados por Deus para retornar — em verdadeira adoração de coração e mente — do exílio espiritual para a restauração espiritual. Esta chamada de retorno é um chamado ao arrependimento. Do exílio para restauração envolve sempre o arrependimento. "Cada animal morto pela mão do pecador (no serviço do santuário) era para ser um calvário em miniatura. Era para revelar a inimizade do pecador, profundamente arraigada, contra Deus. Foi para provar que Deus não poupou nada, nem mesmo Seu Filho, se, por qualquer meio Ele pudesse fazer o homem ver e abandonar a rebelião enterrada tão profundamente em sua mente. O serviço era para ser um catalisador para derreter o coração orgulhoso e teimoso. Nada menos do que "sangue" poderia lavar o pecado inconsciente tão profundamente escondido — a vontade de matar a Deus" (Donald K. Short, Então o Santuário Será Purificado, pág. 35). Este é o exílio do qual Deus está trabalhando para nos trazer de volta, uma inimizade para com Ele que se manifesta em todos os tipos de auto-absorção.

A boa nova do Evangelho sempre nos deixa com esperança e encorajamento. "Ninguém pode de si mesmo expulsar a turba má que tomou posse do coração. Só Cristo pode purificar o templo da alma. Mas Ele não forçará a entrada. . . Ele diz: ‘Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa’ (Apocalipse 3:20). Ele virá, não para um dia apenas, pois Ele diz: 'Eu Neles habitarei, e entre eles andarei;. . . e eles serão o Meu povo.’ ‘Ele subjugará as nossas iniquidades’ (2ª Coríntios 6:16; Miquéias 7:19).. Sua presença vai purificar e santificar a alma, de modo que ele possa ser um templo santo para o Senhor "(Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, página 161). Ele pode encontrar uma entrada em todos os nossos corações hoje.


- Bob Hunsaker

O irmão Roberto Hunsaker é adventista por muitos anos, é médico, e diretor do ministério pessoal de sua Igreja Adventista do Sétimo Dia, na área de Boston, MA., U.S.A., e também professor de sua unidade evangelizadora. Ele tem, também, um programa semanal na rádio (AM WEZE 590) aos domingos à noite, às 19:30 horas, em parceria com o Pr. Bill Brace, intitulado Portraits of God (Quadros de Deus).