terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lição 10 — Adoração, do Exílio à Restauração, por Carol A. Kawamoto, Com participação do Pr. Paul E. Penno

Para 27/8 a 3/9/2011


Nossa lição da Escola Sabatina para segunda-feira faz a declaração: "O quarto mandamento (*Êxodo 20:8-11) a respeito do sábado, será a questão aparentel nos últimos dias."

Em 16 de agosto, o senador dos Estados Unidos Joe Lieberman, lançou seu novo livro, O Dom do Repouso: Redescobrindo a Beleza do Sábado. Lieberman, um judeu ortodoxo, tem sido, durante muitos anos muito influente na política dos EUA. No entanto, ele deixa uma considerável liberdade em quando e como guardar o sábado. "Espero que quando as pessoas lerem este livro, em sua própria maneira eles venham a aceitar o dom de descanso e trazê-lo para suas próprias vidas — talvez apenas decidindo por um dia ou parte de um dia abster-se de usar seu “lap top” ou “iPads” e de assistir televisão." Críticas elogiosas ao livro por vários líderes religiosos e seculares são postados no Amazon.com e em outros lugares, e Timothy M. Dolan, Arcebispo de Nova York, diz: "O senador Lieberman nos lembra que o dia de descanso dado por Deus, quer lhe chamemos sábado ou domingo, deve ser honrado por todos os crentes."

Mas será que esta "questão aparente nos últimos dias" realmente atinge ao cerne da questão? Este é o "velho concerto" perspectiva sob a qual Laodicéia sofre e, no final, fará com que ela submeta-se à questão do medo da marca besta, mas existirão 144 mil que vencerão a provação. Eis o porquê:

O sábado do sétimo dia é o "selo de Deus." "Lembra-te do dia do sábado para o santificar." A santidade do sábado é dom de Deus do amor Ágape. É o Seu dom para a humanidade. Devemos "guardar" o que Ele tem dado. Em outras palavras, a fé é motivada por Ágape. O sábado, o evangelho, a verdade do santuário, e a cruz estão intimamente interligados em uma unidade.

A perspectiva do velho concerto (*Êxodo 19 e 24) vê o sábado como obediência manifestada na "guardar" do sétimo dia. "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos." Isto é exemplificado na fala do nosso senador Lieberman sobre o dia da posse presidencial, em 2001, quando ele e sua esposa andaram sete quilômetros de sua casa até o Capitólio. Ele disse: "Nós não queriamos dirigir. Isto teria sido uma violação das regras do sábado. Caminhamos ... e eu estava feliz por assim fazermos."

É bom para a psique humana e bem-estar físico ter tempo de folga. Mas NADA dessa observância do velho concerto é verdadeira observância do sábado, porque é motivada por interesse próprio. A observância do novo concerto do sábado é motivada por uma "fé que opera por amor" (*Gáladas 5:6, grifamos).

A lição nos diz sem rodeios que "mesmo agora, todo o mundo está dividido em dois grupos: os que são fiéis ao Senhor e os que não são. Não há meio termo: ou estamos de um lado ou o outro” E para os adventistas do sétimo dia, não deve haver absolutamente nenhuma confusão sobre o sábado..

Será que lendo a lição de quarta-feira alguém indagará se há um paralelo entre o Antigo Testamento "do exílio para restauração" e do tempo em que estamos vivendo, os últimos dias? O texto bíblico citado na lição de quarta-feira, "Vossos pais, onde estão?" (Zac. 1:5), pode nos dar algumas pistas. A lição prossegue dizendo, "... aprendam com os erros dos que vieram antes de vocês; não façam o que eles fizeram; aprendam com o passado, e com o que aconteceu antes de vocês."

Em uma carta ao pastor Ole A. Olsen (*presidente da associação Geral de 1888 a 1897), escrita da Tasmânia em 1895, Ellen G. White teve algumas palavras duras para os irmãos. (*Está em Testemunhos para Ministros, págs. 79 e 80). Ao citar Mateus 23, ela disse:

“Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas' (*vs. 30) '... Assim,' disse Jesus, 'vós mesmos testificais que sois filhos de que mataram os profetas' (*vs.31). Que lições há aqui! Quão terríveis e decisivas! Jesus disse: '... Eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis, e a outros açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade' (*vs. 34). Essa profecia foi literalmente cumprida pelos judeus no tratamento que deram a Cristo e aos mensageiros que Deus lhes enviou. Seguirão os homens, nestes últimos dias, o exemplo daqueles que Cristo condenou?

"Estas terríveis predições não as têm eles até aqui cumprido plenamente, mas se Deus lhes poupar a vida, e nutrirem o mesmo espírito que assinalou sua atitude, tanto antes como depois da reunião de Minneapolis, imitarão plenamente os atos daqueles que Cristo condenou quando esteve na Terra.

"Os perigos dos últimos dias impendem sobre nós. ... Alguns vêm cultivando ódio contra os homens a quem Deus comissionou para dar uma mensagem especial para o mundo. Eles começaram essa satânica obra em Mineápolis. ... Prosseguiram em seu próprio espírito, cheios de inveja, ciúme e más suspeitas, como fizeram os judeus" (Testemunhos para Ministros, págs. 79 e 80. Originalmente este texto é Manuscrito nº 1100, e se encontra em Materiais de Ellen G. White sobre 1888, págs. 1324 e 5, com o título “Advertências contra o mundanismo, rejeição de luz, e líderes não convertidos. Um Apelo para exaltar a Cristo e proclamar a mensagem da justificação pela fé”)

Como a nossa lição diz (*ainda na parte de 4ª feira): "... aprendam com os erros dos que vieram antes de vocês."

Vários anos depois, em 1907, Ellen White, em um artigo na Review and Herald, trouxe encorajamento: "[Cristo] fez uma oferta tão completa que, pela Sua graça, cada um pode alcançar o padrão de perfeição. Daqueles que recebem Sua graça e seguem Seu exemplo será escrito no livro da vida: ‘Completo nEle — sem mancha nem macula.' ... Ele pode levar-nos à completa restauração” (Review and Herald, 30 de maio de 1907 – Grifamos)

Esta "completa restauração" vai incluir a restauração do verdadeiro sábado de Cristo por Sua verdadeira igreja no período de encerramento antes que Cristo venha novamente.

Os dois mensageiros de 1888, Jones e Waggoner, viram que a verdade do sábado está incorporada em uma visão total e completa da justificação pela fé, porque o sábado é o "sinal" daquela verdadeira fé. Onde a verdade do sábado é negada, tem que haver uma falsificação ou uma visão imatura da justificação pela fé. Corretamente concebido, sem "mistura de venenoso erro," justificação pela fé se torna a mensagem que vai motivar pessoas de todo o mundo para "guardarem os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.”1


-Carol A. Kawamoto

(com agradecimentos ao pastor

Paul E. Penno por sua contribuição)


A irmã Carol Kawamoto vive no sopé da bela Serra da Califórnia. Ela freqüenta uma pequena igreja adventista onde foi batizada há muitos anos. Pouco depois do batismo ela conheceu Helen Cate, então editora para o Comitê de Estudos da Mensagem de1888 (que também era um membro da mesma igreja) e o pastor Robert J. Wieland, que pregava as verdades da Boa Nova da mensagem de 1888. Ela começou a trabalhar com Helen, que fundou a revista “1888 Message Newsletter” (Noticiário da Mensagem de 1888). Após a morte de Helen, Carol foi eleita editora para o Comitê de Estudos da Mensagem de1888, onde teve o privilégio de trabalhar diretamente com o pastor Wieland, redigindo o boletim de notícias para aquela revista, e publicando os numerosos livros dele. Ela continua com o seu amor em partilhar a "mui preciosa mensagem" (TM, pág. 91), através da edição de diversos artigos, de diferentes autores, que publicamos neste blog. Ela tem também outros projetos. Ela envia suas saudações a todos os leitores deste blog, tanto no Brasil como em outros países de fala portuguesa.


e


O irmão Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em

http://www.youtube.com/user/88denver99



Nota da autora:

1) Ver, por exemplo: de Waggoner, “Cristo e Sua Justiça”, págs. 37-45, nova edição), "O Repouso que ainda resta para o Povo de Deus", publicado por Bible Students Library, em Jan. de 1893.; “Boas Novas,” págs. 140-144. De Jones, “Boletim da Conferência Geral de 1893,” págs. 243-245, 261, 262, 342-343 (citado por Roberto J. Wieland, em “A Brief Look at 1888”, Um breve olhar sobre 1888).

_____________________________

Atenção:

Se você deseja divulgar este blog, nos escreva e lhe enviaremos o material necessário para tal.

agapeed2001@yahoo.com.br

_____________________________