Para
"Para você ser enchido a fartar deverá ser esvaziado" — isto pode soar como uma contradição, mas é verdade. O oposto também é verdadeiro. Para ser esvaziado você deve estar cheio. Mesmo quando uma garrafa é esvaziada do líquido que contem, ela ainda está cheia de ar. Se eu encher um jarro com água e fechar a tampa apertadamente, a água permanece dentro e o ar fica de fora. No momento em que a tampa é aberta, a água pode fluir para fora, mas apenas na proporção em que o ar possa entrar. O ar deve deslocar a água para que a água se mova para fora
Digamos que, por alguma razão, eu queira encher a garrafa com o ar. A tampa deve ser aberta para deixar a água sair, ou, caso contrário, o ar não poderá entrar. Este conceito é aplicável em outros contextos também. Por exemplo, para encher um caminhão com caixas e móveis, o caminhão deve primeiro ser esvaziado de sua carga anterior. Seu estômago precisa de tempo para digerir uma refeição antes de enchê-lo com outra. O conceito, então, é que você não pode preencher algo que já está cheio. Assim também se dá no reino espiritual.
Santo Agostinho disse uma vez: "Devemos ser esvaziados daquilo que nos enche, para que possamos ser preenchidos com aquilo de que estamos vazios." Muitos oram para serem cheios do Espírito Santo. Para que Deus possa responder a esta oração, devemos ser esvaziados de nós mesmos. Mas, não podemos fazer este trabalho nós mesmos.
"Ninguém se pode esvaziar a si mesmo do eu. Somente podemos consentir
Essa idéia de ser esvaziado para ser preenchido pode ser ilustrada pela história da mulher samaritana. Em João 4, Jesus a encontra no poço, e pede a ela um copo de água. Surpreendida por um judeu pedir um favor de uma mulher samaritana, ela O questiona. Em resposta, Jesus Se apresenta e a Sua missão, usando a água como metáfora para o que Ele tem para oferecer. Não compreendendo, ela O questiona novamente. Sua resposta está nos versículos 13 e 14 –
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede: mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna "
Esta mulher era muito consciente das leviandades morais de sua vida passada. Ela estava vazia, e ela sabia disso. Quando ela creu na revelação de Cristo de Si mesmo, o coração da mulher samaritana foi aquecido e preenchido. Aquilo pelo que ela ansiava não era apenas água, mas um reservatório de água espiritual que saltasse para a vida eterna. Este fluxo de água abundante, que representa o Espírito Santo, desarraigaa toda a repugnância de si mesmo. A verdade inspirada pelo Santo Espírito, crida e recebida no coração, desaloja o eu de seu trono. (*Se) nós quisermos adorar a Deus de uma forma que O agrade, devemos adorar no Espírito Santo. Queremos ser preenchidos por Ele, e esvaziados de nós mesmos. Em seu diálogo com a Samaritana, Jesus diz que os crentes genuínos adorarão o Pai em espírito e em verdade. São as duas coisas diferentes?
Jesus afirma em João 14, versículos 6 e 17, que tanto Ele como o Espírito Santo são a verdade. No versículo 17, Jesus é ainda mais específico dizendo que o mundo não pode recebo-Lo (o Espírito da Verdade) “porque não O vê nem O conhece." Então Cristo diz que nós O conhecemos porque habita conosco e em nós. É dessa maneira que Jesus iguala o caráter e a essência do Espírito Santo com os Seus próprios.
Jesus também foi chamado, “Emanuel, Deus conosco” (*Mateus 1:23). João 1:14 afirma que a Palavra (Jesus) Se fez carne e habitou entre nós. É a Verdade — a Palavra de Deus — Jesus Cristo, através do Espírito Santo, que remove as mentiras do eu
Jesus não só assegurou à mulher samaritana que Ele era o Cristo, o Messias esperado, mas Ele implantou a semente da Verdade e amor em seu coração. Esta semente viria depois a ser regada pelo Seu sangue, e iria dar fruto em justiça. Ele deixou claro que o Pai quer adoradores que adorarão ao aceitar e receber o Espírito Santo e por crer na Verdade. Ele a reassegurou e a todo o povo de Samaria, que o Pai iria recebê-los como Seus filhos. Depois de ver e entender a morte de Cristo na cruz por eles, os crentes entre eles receberiam o Espírito Santo como um guia para levá-los a toda a verdade, portanto, desalojando as mentiras do eu.
Podemos experimentar a plenitude do poder do Espírito Santo, desde que nós permitamos que Jesus Cristo, a Fonte da Vida, seja Aquele que habita em nós através desse Espírito. Deus nos prometeu uma abundância de água espiritual — Sua verdade. Podemos crer em Sua promessa, pedir Seu dom, receber e "beber" a água refrescante da vida que encontramos
No livro Desejado de Todas as Nações, na página 671, Ellen White escreve uma poderosa nova boa sobre este tópico:
"O Espírito Santo era o mais alto dos dons que Ele podia solicitar do Pai para exaltação de Seu povo. Ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira Pessoa da Divindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do poder divino. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele o crente se torna participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer todas as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e para imprimir Seu próprio caráter em Sua igreja."
Não rejeitemos o maior dom da água viva que o Pai pode nos conceder através de Cristo. Para saciarmos a nossa sede dependemos disso.
—Raul Diaz
O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton, Dr. Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org
__________________________