terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lição 12, Adoração na Igreja Primitiva, por Paul Penno

Para 10 a 17 de setembro de 2011

Se uma árvore cai na floresta e ninguém está por perto para ouvi-la produz um som? Se o Espírito Santo é derramado e ninguém o ouve produz um som? "Porque, assim como desce a chuva, (*e a neve dos céus) e para lá não tornam, mas regam a terra, ... assim será a Minha palavra, que sair da Minha boca: ela não voltará para mim vazia ...." (Isaías 55:10, 11).

Pedro explicou o significado de Pentecostes do profeta Joel: "Do meu Espírito derramarei sobre toda a carne" (Atos 2:17). Deus derrama o Seu Espírito Santo sobre todos no mundo, mas isso não significa que todo mundo O recebe. Cristo era "a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo" (João 1:9). Os antigos judeus não acreditavam nisso. Eles achavam que eram os únicos iluminados.

Jesus nos ajuda a entender: "Quando Ele [Espírito Santo] vier, reprovará [condenará], o mundo do pecado, ... porque não crêem em Mim" (João 16:7-9, KJV). O Espírito Santo ilumina cada coração humano; essa pessoa pode não receber a luz, mas no dia do último grande julgamento, ninguém poderá acusar a Deus de não deixar alguma luz brilhar sobre seu caminho, alguma evidência pela qual a alma pudesse fazer uma escolha. Em cada coração humano o Espírito Santo trouxe uma convicção do pecado, um senso de certo e errado. E abençoados são aqueles que respondem à persuasão de que o Espírito Santo dá.

Algo maior do que a adoração no dia de Pentecostes aconteceu em 1888 e houve recepção mínima e máxima rejeição. Significa isso que ninguém ouviu, e, portanto, isso nunca aconteceu? Ellen White apela a "homens" para "desistir de seu espírito de resistência ao Espírito Santo ... O Espírito Santo tem sido insultado, e a luz tem sido rejeitada" (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, volume 4, pág. 1494, de 6 de fevereiro de 1896).

"Nós" temos "inveja Pentecostal", porque eles têm "luz e muito poder." Há música pop "cristã", apresentações teatrais, monólogos cômicos, mensagem emocionante, mega-igrejas, mas elas não seguiram Jesus até o Santíssimo, e, consequentemente, "Satanás, inspirava-lhes uma influência má; (*nela havia luz e muito poder) ... mas não suave amor, alegria, e paz. (*O objetivo de Satanás era mantê-los enganados)" (Primeiros Escritos, pág. 56).

É hora de nos despertarmos para o fato de que apenas "os que se levantarem com Jesus é [que] irião enviar a sua fé a Ele no santíssimo, e orar," Meu Pai, dá-nos o Teu Espírito. "Então Jesus assoprava sobre eles o Espírito Santo. Neste sopro havia luz, poder e muito amor, alegria e paz" (Primeiros Escritos, pág. 55).

O é que o Pentecostes aconteceu novamente em 1888. "... O alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa o pecado. Este é o começo da luz do anjo cuja glória encherá toda a terra" (Review and Herald, 22 de novembro de 1892). "... A mensagem da justificação pela fé ..."é a mensagem do terceiro anjo em verdade" (Review and Herald, de 1º de abril de 1890).

Era uma "luz" maior sobre a verdade da "justificação pela fé” — um dínamo do poder correndo pelas comportas — ao o Espírito Santo vir direto do (*lugar) "Santo" com uma mensagem reconciliadora do coração, — amor Ágape. A mensagem de perdão dos pecados foi a declaração de "paz" de Deus para o pecador, resultando em muita "alegria". Foi o nosso Dia da mensagem da Expiação.

Esta mensagem ganha os corações de uma igreja "morna" e que, por sua vez, a compartilha com o mundo. "A mensagem dada a nós por Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner é a mensagem de Deus para a igreja de Laodicéia, ... Justificação pela fé e a justiça de Cristo são os temas a serem apresentados a um mundo que está perecendo" (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, págs. 1052, 1054, originalmente Manuscript Release, págs. 1152).

Estes temas são a "graça muito mais abundante" do amor de Deus. Esta é a verdade da purificação do santuário. Jesus está ministrando a "verdade presente" da cruz para transformar corações. É o próprio "coração e alma" dos Dez Mandamentos. O "selo" da lei de Deus é o sábado do sétimo dia. O próprio fundamento da Sua lei é Ágape. Assim, o sábado é o evangelho do amor reconciliador de Jesus. O sábado é a própria encarnação da mensagem do santuário — o centro de adoração.

Nossos pioneiros foram divinamente dirigidos para escolher o nome "Adventista do Sétimo Dia". O sábado é a verdade da purificação do santuário que prepara um povo para a trasladação na Sua segunda vinda. "No início do tempo de angústia, estávamos cheios do Espírito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente" (Ellen G. White, Maranata, O Senhor Vem, MM de 1977, pág. 170). Adoração no dia de Sábado é agora vista à luz do Calvário como a verdade do santuário celestial, reconciliadora do coração -.

Estamos vivendo no tempo da sacudidura, quando tudo vai ser abalado furiosamente. A idéia básica de uma "sacudidura" entre o povo de Deus é que o Senhor está farto da hipocrisia da fé professada, que não é validada pelas apropriadas obras motivadas por Ágape. "Alguns não suportarão esse testemunho direto. Eles levantar-se-ão contra ele, e isso é o que determinará a sacudidura entre povo de Deus" (EGW, Primeiros Escritos, p. 270).

(*Será que) existe uma verdade absolutamente necessária que deva ser proclamada, mesmo à custa da vida? A Bíblia diz claramente que sim! Chegamos ao tempo em que 1ª Coríntios 13 se tornou uma profecia!

O apóstolo João concorda com Paulo: ele diz que "Deus é amor [Ágape]" (1ª João 4:8), e "quem não ama [com Ágape] não conhece a Deus."

Há confusão? Não, nem vestígio: este é o sólido bloco de construção da verdade bíblica. É o que Paulo queria dizer quando escreveu aos coríntios:

"Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado" (1ª Cor. 2:2). Em outras palavras, Ágape.

Obediência à lei está incluída, pois só "o cumprimento da lei é o amor (Ágape)" (Rom. 13:10). Portanto, não é emocionalismo sentimental, o amor é ser crucificado com Cristo, com alegria e gratidão pelo privilégio de comunhão com Ele.

Justificação pela fé traz o dom do celeste “amor Ágape (*de Deus), derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rom. 5:5). Isso significa uma libertação de todos os tipos de medo, porque "o perfeito (*amor) Ágape lança fora o temor" (1ª João 4:18). O medo deixa de ser um motivo para seguir a Cristo, “porque o ágape de Cristo nos constrange" para não viveros para nós mesmos, mas "para Aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2ª Coríntios. 5:14, 15).

Tal Ágape produz a mudança mais milagrosa nos corações humanos jamais vista na história do mundo, pois, como sabiamente disse Lutero, um completo entendimento da justificação pela fé deve crescer à medida que o mundo se torna progressivamente mais mau pouco antes do final. "Pecado mais abundante" exigirá uma clara revelação da graça [que] muito mais excederá (Rom. 5:20).

Em outras palavras, a nossa verdade da "chuva serôdia" de 1888 é recuperável! E qual será o resultado final? Um povo preparado para a trasladação quando Jesus voltar (1ª Tess. 4:16, 17).

--Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White.Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99