terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lição 11, Em Espírito e em Verdade, por Daniel H. Peters

Para 3 a 10 de setembro de 2011

Vá a qualquer catedral nos Estados Unidos da América ou na Europa e você verá idolatria em exibição; por exemplo: Catedral de São Patrício (Nova Iorque); Notre Dame (Paris), ou de São Paulo (Londres). Ou vá a qualquer igreja protestante, com suas cruzes bem visíveis e seus vitrais coloridos, objetivando verdades sagradas e personagens da Bíblia, e você vai ver uma forma sutil de idolatria. Isto não é diferente dos judeus antigos, cujo culto consistia de formas exteriores e cerimônias, um substituto para o genuíno. A adoração publicamente anunciada pela mensagem de 1888 é o Verdadeiro Evangelho, que livra o homem dos seus ídolos e restaura a verdadeira adoração.

Para se "adorar a Deus em espírito e em verdade" todos os ídolos devem ser lançados fora do coração. É paganismo considerar adorar a Deus em lugares santos, santuários de romarias, ou onde há pessoas ou professores santos. Não há locais "santos" ou "professores" santos.

Paganismo é o ídolo do "amor-próprio" cultuado em todos os natos corações pecadores. O evangelho da cruz de Jesus, "a verdade do evangelho", lança fora o eros, o amor-próprio [auto-estima], e, através do Espírito Santo, envolve Ágape, que é a verdade sólida. Assim, adorar a Deus em espírito e em verdade é a transformação do coração humano pelo Espírito Santo que traz com Ele toda a verdade.

Isso só pode ocorrer quando o povo de Deus exercita "a fé de Jesus", que foi dada a cada um. O povo de Deus foi chamado para a cruz a humilhar-se em arrependimento corporativo. Arrependimento corporativo envolve (*no grupo corpoorativo) o reconhecimento da idolatria oculta do amor-próprio (auto-estima) dentro de cada coração humano, que resulta na manifestação externa de todo pecado e queridos ídolos acariciados. É exatamente a esta verdade de arrependimento corporativo que tantos resistem. Esta resistência funciona ao reverso para mostrar resistência à mensagem da cruz e, sem o saber, muitos do povo de Deus agora resistem à mensagem que foi projetada para atraí-los para a cruz! A mensagem da cruz atrai-nos pelo amor de Cristo ao arrependimento e perdão dos pecados (*grifamos).

A cruz define a verdadeira adoração. A verdadeira adoração não inclui os esforços do homem de modo algum. Esta dinâmica da mensagem de 1888 traça claramente a linha a respeito de quem nos salva e quem faz a obra. Ela também mostra como a verdade faz com que alguns se sintam ofendidos e envergonhados. Ellet J. Waggoner, um dos dois mensageiros de 1888 enviados por Deus (de quem Ellen White disse que tinha "credenciais celestes"1), escreveu: "O escândalo da cruz consiste em que a cruz é uma confissão da fraqueza e pecado humanos, e da sua incapacidade para obrar o bem. Tomar a cruz de Cristo significa depender somente dele para tudo, é o que leva ao abatimento de todo orgulho humano, soberba humana [auto estima/amor próprio]. Os homens gostam de sentir-se independentes e autonomos. Mas, pregando-se a cruz, fica manifesto que no homem não habita bem algum, e que tudo deve ser recebido como um dom, e imediatmente alguém se sente ofendido" (Ellet J. Waggoner, em Glad Tidings, Boas Novas, pág. 113).

No entanto, muitos cristãos professos continuam como se o ciclo do dia, mês e ano, deva continuar infinitamente. Eles não têm senso de urgência ou não levam em conta o Dia da Expiação, que está sobre nós. Uma fábula comum que é mantida entre eles ensina que o homem deve continuar pecando, enquanto nesta carne (*Ledo engano) , ele não pode ajudar-se a si mesmo, e, assim, o perdão é grande porque ele continua pecando vez após vez. Isto não é (*adoração) em Espírito e em verdade. Esta é uma fábula, uma heresia, ensinamento de homens.

Waggoner clarifica isso com (*bela) simplicidade: "Que nenhum professo cristão tome conselho de suas próprias imperfeições e diga que é impossível que o crente viva uma vida sem pecado. Para um verdadeiro cristão, para aquele que tem fé plena, o que é impossível é viver qualquer outro tipo de vida. 'Porque nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?’ (Rom. 6:2). 'Todo que é nascido de Deus não comete pecado; porque a Sua semente permanece nEle, e ele não pode pecar, porque é nascido de Deus’ (1ª João 3:9). Portanto, ‘permaneça nEle’.” (Idem, pág. 42, *grifamos).

"Aquilo que é destruído é o corpo do pecado, e é destruido somente por esta presença pessoal da vida de Cristo. ... É destruído para todos, pois Cristo aboliu, em Sua própria carne, ‘a inimizade,’ a mente carnal do pecador. Nossos pecados, nossas fraquezas, estavam sobre Ele. ... Nós temos apenas de aceitar a vitória que Cristo ganhou. A vitória sobre todo o pecado já é uma realidade" (idem, pág. 43).

Para a mulher junto ao poço Jesus disse: "a salvação vem dos judeus" (João 4:22) e Jesus sabe o que é a verdadeira adoração. Ele disse, "nós adoramos o que sabemos" (vs. 22). Então, Ele deixou claro: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade" (João 4:23, 24).

A boa nova de 1888 da promessa de Deus a Abraão no concerto eterno nos alerta para a verdade de "que a bênção de Abraão" é "por Jesus Cristo" "a promessa do Espírito mediante a fé" (Gal. 3:14). "A promessa do Espírito" é justiça (amor-agape) “pela fé”. "O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo" (Rom. 5:5). "Porei minhas leis em seus corações, e as escrevereis em suas mentes" (Heb. 10:16).

Estes são desse grupo especial que vemos em Apocalipse 7. "Outro anjo sobe do sol nascente" (do lado do oriente) (*vs. 2), coloca o selo de Deus sobre essas pessoas que recebem seu ministério especial. Eles entregaram seus corações pecadores para "deixar que haja neles a mesma mente que houve também em Cristo Jesus" (Filp. 2:5, KJV). O povo de Deus tem um papel importante a desempenhar porque neles "todas as famílias da terra serão abençoadas" (Gên. 12:3). Deixemos que Deus elimine de nossa vida toda resistência!

Na cruz, somos ensinados a verdade. "Há um poder explosivo na verdade. Jesus disse que quando nós O conhecermos, seremos livres" (isto está na contra capa do livro O Mistério de 1888, do Pr. Donald K. Short).


-Daniel H. Peters


O irmão Daniel Peters e a sua família são membros da igreja de adventista de sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 da Calmada Avenue, Whittier, CA, 90605, EUA.. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia, do Espírito de Profecia, e de toda a literatura da mensagem de 1888. O seu coração foi sensivelmente tocado pela "mui preciosa mensagem" (TM, 91) de 1888, e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada à divulgação desta mensagem que Deus então outorgou à Sua igreja. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner, e tem um site na internet: http://www.1888mpm.org/ onde você pode ler, em inglês, a maioria dos livros de Woggoner.


Nota do tradutor

1) Além desta recomendação, “CREDENCIAIS CELESTES, na coleção de quatro volumes (1821 páginas) Matérias de Ellen G. White sobre 1888, compilação xerocopiada de cartas e artigos de Ellen G. White feita pela Conferência Geral em 1988, encontramos diversas expressões de endosso às pessoas e à mensagem de E. J. Waggoner e A. T. Jones:

Vinte ou mais dessas expressões as consideramos especiais, tais como: "matchless charms of Christ" (Os incomparáveis encantamentos de Cristo); "waves of truth" (ondas de verdade); "God's working" (obra de Deus); "true religion of the Bible" (verdadeira religião da Bíblia); "message of His grace" (mensagem de Sua graça); "the call of the Spirit of God" (o chamado do Espírito de Deus); "every fibre of my heart said amen" (cada fibra do meu coração disse amem); "manifestations of the Holy Spirit" (manifestações do Espírito Santo); "meat in due season" (alimento na época certa); "Christlike spirit" (espírito como o de Cristo); "like a Christian gentleman" (como um cavalheiro cristão); "the voice of the true Shepherd" (a voz do verdadeiro Pastor); "divine credentials, heavenly credentials" (credenciais divinas, credenciais celestes); "large morsels from the Lord's table" (grandes bocados da mesa do Senhor); "lips touched with a live coal" (lábios tocados com uma brasa viva); "feast of fat things" (banquete de coisas gordas); "Heaven-sent refreshing" (refrigério enviado do céu), etc. ...

Estes múltiplos endossos não significam que eles eram “profetas”, nem que eles eram infalíveis. Estes endossos selecionados pelo Pr Roberto J. Wieland se limitam aos anos 1888 a 1897, mas um do início do século XX diz que os sermões de Jones de 1893 até 1897 deveriam ser reimpressos. Estas recomendações são um claro mandato para nós estudarmos a “mui preciosa mensagem” (TM. p. 91), como um primeiro passo em direção à preparação para a Chuva Serôdia. Se esta mensagem era “preciosa,” como Ellen G. White repetidamente declara, certamente merece nossa cuidadosa atenção como o “começo” da própria bênção da Chuva Serôdia

2) Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.

Tenham um bom sábado em comunhão com nosso Pai, Criador e Redentor,

Do irmão em Cristo,

João Soares da Silveira

agapeed2001@yahoo.com.br

___________________________________