quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lição 13, Adoração no Livro do Apocalipse, por Lyndi Schwartz

Para 17-24 de setembro de 2011

As notas do professor desta semana, no nosso guia de estudos, página 167, contêm uma citação da página 52 do livro de Annie Dillard, Teaching a Stone to Talk, (Ensinando a Pedra a Falar): "No geral eu não acho cristãos ... suficientemente sensível às circunstâncias. Alguém tem a mínima idéia do tipo de poder que invocamos tão alegremente? Ou, como eu suspeito, ninguém acredita em nenhuma das palavra que pronuncia? As igrejas são como crianças brincando no chão com seus laboratórios químicos de brinquedo, misturando uma quantidade de explosivos ... É loucura usar na igreja os chapéus de palha ou de veludo que as senhoras usam. Deveríamos usar capacetes. Diáconos deveriam distribuir coletes salva-vidas e foguetes de sinalização e amarrar-nos aos nossos bancos.".
Ao nós adorarmos a Deus, semana após semana, por acaso sentimos o que Isaías sentiu quando viu “o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono (*Isa. 6:1)? Experimentamos reverência, admiração, corações derretidos, e entrega? Ellen White diz que Isaias recebeu uma visão clara do caráter de Deus. O impacto sobre a vida dela foi enorme.
A lição de domingo enfatiza que “Talvez uma das maiores revelações que recebemos da majestade e poder de Deus tenha chegado até nós através da astronomia.” Na véspera de Natal de 1968 os astronautas da Apollo 8 se tornaram os primeiros homens a ver o outro lado da lua. Muitos de nós associamos a sua missão com a famosa fotografia conhecida como Earthrise1. Para marcar a importância do evento e sua ocorrência na véspera de Natal, a tripulação decidiu ler as palavras de abertura do Gênesis: "No princípio criou Deus os céus e a Terra." Estima-se que 1 bilhão de espectadores, a maior audiência única na história da televisão, viu essa transmissão ao vivo. Copérnico, há muito tempo, disse que a terra não ocupava um lugar ideal no universo— o princípio da mediocridade — que o universo não foi projetado com nós em mente. E mais recentemente Carl Sagan disse que "o nosso planeta é um pontinho solitário na grande e envolvente escuridão cósmica." O salmista, por outro lado, diz que “os céus proclamam a glória de Deus” — Seu próprio caráter!
Apocalipse nos diz que Deus é digno de nossa adoração, porque Ele é o Criador. Apocalipse 14: 6 e 7 diz: "E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra; e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz, temei a Deus e dai-Lhe glória: porque é vinda a hora do Seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas."
"E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu e Um assentado no trono ... E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos ... E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro seres viventes(*Alm. = animais,) cheios de olhos, por diante e por detrás. ... E os quatro seres viventes tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos, e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir ... Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas"(Apocalipse 4: 2, 4, 6, 8, 11).
Dois aspectos fascinantes do planeta Terra podem lançar luz sobre se a nossa Terra foi projetada com nós em mente, ou não;
1º)Habitabilidade, e
2º) A posição da Terra no universo.
Acontece que Deus fez todo o universo sintonizado com leis matemáticas. Há vinte fatores que devem ocorrer no mesmo local e horário para permitir a existência de vida complexa, em oposição à simples vida microbiana. Alguns destes fatores incluem: água em estado líquido; a exata correta distância do Sol; uma grande lua cujo empuxo gravitacional estabiliza o eixo da Terra em um quase constante 23½º, o que garante mudanças sazonais de clima temperado; Nossa Terra é o único planeta do nosso sistema solar suficientemente moderado para sustentar organismos vivos complexos; Nós orbitamos um tipo espectral G2, estrela anã de sequência principal2. Esta estrela nos protege de várias maneiras. Júpiter, o sentinela, nos protege de batidas de meteoros.
A probabilidade de que todos os vinte fatores essenciais viessem a ocorrer por acaso é de 10/15 (dez quinze avos), ou 1 em 1000 de um trilhão. Da mesma forma a nossa Terra com os seus observadores conscientes é posicionada em nossa galáxia para a descoberta. A atmosfera do nosso planeta tem muito pouco CO2, tornando sua atmosfera transparente. Além disso apenas uma fina fatia do espectro eletromagnético é útil para plantas, animais e seres humanos. Esta fina fatia é precisamente o tipo de luz que o nosso sol produz em abundância. Ela penetra o escudo de filtragem de nossa atmosfera para atingir a superfície da terra. Este espectro é um trilionésimo de trilionésimo das emissões eletromagnéticas. Ela nos permite ver o cosmos em que os céus proclamam a glória de Deus.
Quando o salmista contemplava o céu, obra das mãos de Deus, a lua e as estrelas, exclamou: "Que é o homem mortal para que Te lembres dele? e do filho do homem, para que o visites?" (*Sal. 8:4). Os 24 anciãos de Apocalipse e os 4 seres viventes adoram a Deus dia e noite, porque Ele é o Artesão Mestre.
Mas a adoração muda em Apocalipse, capítulo 5. Primeiro, há uma nova canção. Segundo, a nova canção é cativante. Vemos não só os 24 anciãos e as 4 criaturas viventes cantando, mas as vozes de muitos anjos são ouvidas; “milhões de milhões, e milhares de milhares, e toda criatura no céu e na terra e debaixo da terra se juntam ao coro. O que ocasionou a mudança? Não é a criação suficientemente boa?
"E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos um Cordeiro como havendo sido morto ... os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro ... e cantavam um cântico novo dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o Teu sangue nos compraste para Deus..." (*vs. 6; 8, 9). Louvado seja Deus! Os céus proclamam a glória de Deus — a glória do Seu amor que Se auto-sacrifica e Se auto-renuncia — um amor que é completamente altruísta. Apocalipse 14: 3 fala de outro cântico novo, que os remidos do Senhor cantam. O capítulo 15 do mesmo livro nos diz que esta canção é o cântico de Moisés, servo do Deus, e o cântico do Cordeiro. É uma nova canção.
O Grande Conflito, pág.651, amarrando tudo isso junto, diz:
“Nesta vida podemos apenas começar a compreender o maravilhoso tema da redenção ... com o máximo esforço de nossa faculdade mental, deixamos de apreender seu completo significado. O comprimento e a largura, a profundidade e a altura do amor que redime não são senão palidamente compreendidos. .... A cruz de Cristo será a ciência e cântico dos remidos por toda a eternidade ... No Cristo glorificado eles contemplarão o Cristo crucificado. Jamais se olvidará que Aquele cujo poder criou e manteve os inumeráveis mundos através dos vastos domínios do espaço, o Amado de Deus, a Majestade do Céu, Aquele a quem querubins e resplendentes serafins se deleitavam em adorar - humilhou-Se para levantar o homem caído; Ele arrostou a culpa e a ignomínia do pecado e a ocultação da face de Seu Pai, até que as misérias de um mundo perdido Lhe quebrantaram o coração e aniquilaram a vida na cruz do Calvário. O fato de o Criador de todos os mundos, o Árbitro de todos os destinos, deixar Sua glória e humilhar-Se por amor do homem, despertará eternamente a admiração e a adoração do Universo.” (Ellen White, O Grande Conflito, página 651).
A adoração em Apocalipse é sobre um Deus que é digno. Oro para que possamos captá-lo. Amen.

- Lyndi Schwartz
A irmã Linda Schwartz, e seu marido Brian, são médicos adventistas do Hospital adventista da cidade de Kettering, no estado americano de Ohio. Ambos são membros ativos da segunda maior igreja adventista daquele estado, localizada no nº 3939 da Rodovia Stonebridge, naquela cidade. Tive o privilégio de assistir a diferentes congressos em que os dois foram oradores ocasionais. De passagem por sua cidade tive a honra de ser hospede deles. Em todas as ocasiões pude testemunhar a consagração deste jovem casal.
Notas do tradutor:
1) “Earthrise” = “O nascer da Terra” vista da órbita lunar antes de descerem à superfície lunar. Este nome, “Earthrise” é o nome dado à fotografia da Terra tirada pelo astronauta William Anders durante a missão da apolo 8 em 1968. Ela é chamada “a fotografia mais influente sobre o meio ambiente jamais tirada. Todas as outras fotos do outro lado da lua, até então, foram tiradas por robôs.
2) Classificação estelar. Em astronomia, classificação estelar é uma classificação de Estrelas baseada na temperatura da fotosfera e suas características espectrais associadas, e refinada a seguir em termos de outras características. As temperaturas estelares podem ser classificadas usando-se a lei do deslocamento de Wien; mas isto cria dificuldades para estrelas distantes. A espectroscopia estelar oferece uma maneira de classificar estrelas de acordo com suas linhas de absorção; linhas de absorção particulares podem ser observadas somente para uma dada temperatura porque somente nessa temperatura os níveis de energia atômica envolvidos estão povoados. Um esquema antigo do século 19 utilizava letras de Aao P, e é a origem das classes espectrais usadas atualmente.
________________________________